Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095 http://hdl.handle.net/11449/134734 |
Resumo: | The aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education. |
id |
UNSP_8f5b29e4b3041ba2cd4106f2e7869710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134734 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituaisScience educationIncluding schoolSemioticsConceptual fields theoryEnsino de ciênciasInclusão escolarSemióticaTeoria dos campos conceituaisThe aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education.O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta educacional com orientações didático-pedagógicas no Ensino de Ciências para indivíduos com deficiência visual. Para isto utilizamos como principal referencial a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, conjuntamente com um enfoque translacional, aplicando resultados empíricos da Neurociência Cognitiva. Dentro disto, relevamos o papel de atividades didáticas direcionadas ao que chamamos de ‘alfabetização científica multisensorial’, com foco na tríade lingüística: leitura, interpretação e representação textual. Esperamos que as diretivas aqui apresentadas constituam-se futuramente em orientações para compor um ‘protocolo semiótico’ para o Ensino de Ciências, destacando as especificidades e singularidades epistemológicas, didáticas e pedagógicas desta área, e relevando tais propriedades na forma de construtos cognitivos próprios para a educação científica e tecnológica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]Camargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T12:58:10Z2016-03-02T12:58:10Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25-50application/pdfhttp://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011.2145-4981http://hdl.handle.net/11449/134734ISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Cienciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:20:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:22.399034Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais |
title |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais |
spellingShingle |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP] Science education Including school Semiotics Conceptual fields theory Ensino de ciências Inclusão escolar Semiótica Teoria dos campos conceituais |
title_short |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais |
title_full |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais |
title_fullStr |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais |
title_full_unstemmed |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais |
title_sort |
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais |
author |
Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP] |
author_facet |
Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP] Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP] Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Science education Including school Semiotics Conceptual fields theory Ensino de ciências Inclusão escolar Semiótica Teoria dos campos conceituais |
topic |
Science education Including school Semiotics Conceptual fields theory Ensino de ciências Inclusão escolar Semiótica Teoria dos campos conceituais |
description |
The aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-03-02T12:58:10Z 2016-03-02T12:58:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095 Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011. 2145-4981 http://hdl.handle.net/11449/134734 ISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf 3417921730250572 |
url |
http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095 http://hdl.handle.net/11449/134734 |
identifier_str_mv |
Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011. 2145-4981 ISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf 3417921730250572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25-50 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129117218930688 |