O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Millan, Bruno Teixeira de Mello [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250850
Resumo: O presente trabalho visa investigar de que maneiras o uso de serviços de streaming de áudio, com foco no Spotify, pode influenciar os hábitos de escuta, o livre arbítrio em relação à seleção de músicas a serem escutadas a formação do gosto musical de adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico a respeito do streaming musical e de seu espaço na indústria fonográfica, além de pesquisas acerca do Spotify, por meio de consulta a artigos, da análise das diferentes seções do site do próprio serviço e, também, da observação, de sua plataforma para computador e celular. Após essa etapa, foram estudadas questões ligadas à construção do gosto musical na adolescência, e às formas pelas quais a música afeta as relações sociais, a autopercepção e a identidade dos jovens. Também foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com adolescentes, de doze a quinze anos de idade e a criação de um grupo focal, que contou com oito integrantes. Por meio dessas dinâmicas, procurou-se obter informações acerca das opiniões dos jovens em relação às plataformas de streaming musical, de seus hábitos de escuta e das maneiras pelas quais utilizam o serviço. Foi realizada, então, a análise desse material com base no levantamento bibliográfico realizado anteriormente e no estudo de referências do campo da Psicologia, da Estética Musical e da Ecologia Acústica, de forma a entender o impacto que o Spotify e outras plataformas de streaming podem ter sobre adolescentes. Após isso, são propostos possíveis usos dessa pesquisa na educação básica, por meio de sugestões de algumas práticas pedagógicas que auxiliem os jovens no desenvolvimento de hábitos, ferramentas e habilidades relacionadas à escuta atenta e crítica e à criatividade, de maneira a promover a construção consciente de seu gosto musical.
id UNSP_8f76a0347f862028d550824648d325a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250850
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O streaming musical na adolescência: um estudo com base no SpotifyEl straming de musica en la adolescencia: un estudio basado en SpotifyMúsica e adolescentesMúsica - Instrução e estudoIndústria musicalTecnologia streaming (Telecomunicação)Internet e adolescentesSpotifyO presente trabalho visa investigar de que maneiras o uso de serviços de streaming de áudio, com foco no Spotify, pode influenciar os hábitos de escuta, o livre arbítrio em relação à seleção de músicas a serem escutadas a formação do gosto musical de adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico a respeito do streaming musical e de seu espaço na indústria fonográfica, além de pesquisas acerca do Spotify, por meio de consulta a artigos, da análise das diferentes seções do site do próprio serviço e, também, da observação, de sua plataforma para computador e celular. Após essa etapa, foram estudadas questões ligadas à construção do gosto musical na adolescência, e às formas pelas quais a música afeta as relações sociais, a autopercepção e a identidade dos jovens. Também foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com adolescentes, de doze a quinze anos de idade e a criação de um grupo focal, que contou com oito integrantes. Por meio dessas dinâmicas, procurou-se obter informações acerca das opiniões dos jovens em relação às plataformas de streaming musical, de seus hábitos de escuta e das maneiras pelas quais utilizam o serviço. Foi realizada, então, a análise desse material com base no levantamento bibliográfico realizado anteriormente e no estudo de referências do campo da Psicologia, da Estética Musical e da Ecologia Acústica, de forma a entender o impacto que o Spotify e outras plataformas de streaming podem ter sobre adolescentes. Após isso, são propostos possíveis usos dessa pesquisa na educação básica, por meio de sugestões de algumas práticas pedagógicas que auxiliem os jovens no desenvolvimento de hábitos, ferramentas e habilidades relacionadas à escuta atenta e crítica e à criatividade, de maneira a promover a construção consciente de seu gosto musical.This paper aims to investigate in which ways the usage of audio streaming services, focused on Spotify, can influence the listening habits, free will in relation to the selection of songs to be listened to and the formation of musical taste in adolescents. For this, a bibliographical study regarding music streaming and its space in the music industry, as well as research on Spotify, was made, by consulting articles, analyzing the different pages of the service’s website and also by observing its mobile and computer platforms. After this step, issues related to the construction of musical taste in adolescence and the ways by which music affects their social relationships, self-perception and identity were studied. Ten individual semi-structured interviews were carried out with voluntaries aged between twelve and fifteen years, and a focus group, consisting of eight members was created. Through these dynamics, we sought to obtain information about the opinions of the adolescents in relation to music streaming platforms, their listening habits and the ways in which they use the service. An analysis of this material was then carried out based on the previously made bibliographical research, and on the study of references in the field of Psychology, Musical Aesthetics and Acoustic Ecology, in order to understand the impact that Spotify and other streaming platforms can have on teenagers. After that, possible uses of this research in basic education are proposed, through suggestions of some pedagogical practices that may help adolescents to develop habits, tools and skills related to attentive and critical listening and creativity, in order to promote the conscious construction of their musical taste.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Millan, Bruno Teixeira de Mello [UNESP]2023-10-04T14:58:35Z2023-10-04T14:58:35Z2023-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMILLAN, Bruno Teixeira de Mello. O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify. 2023. 240 f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/250850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:28:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250850Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-04T06:28:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
El straming de musica en la adolescencia: un estudio basado en Spotify
title O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
spellingShingle O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
Millan, Bruno Teixeira de Mello [UNESP]
Música e adolescentes
Música - Instrução e estudo
Indústria musical
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Internet e adolescentes
Spotify
title_short O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
title_full O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
title_fullStr O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
title_full_unstemmed O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
title_sort O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
author Millan, Bruno Teixeira de Mello [UNESP]
author_facet Millan, Bruno Teixeira de Mello [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Millan, Bruno Teixeira de Mello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música e adolescentes
Música - Instrução e estudo
Indústria musical
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Internet e adolescentes
Spotify
topic Música e adolescentes
Música - Instrução e estudo
Indústria musical
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Internet e adolescentes
Spotify
description O presente trabalho visa investigar de que maneiras o uso de serviços de streaming de áudio, com foco no Spotify, pode influenciar os hábitos de escuta, o livre arbítrio em relação à seleção de músicas a serem escutadas a formação do gosto musical de adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico a respeito do streaming musical e de seu espaço na indústria fonográfica, além de pesquisas acerca do Spotify, por meio de consulta a artigos, da análise das diferentes seções do site do próprio serviço e, também, da observação, de sua plataforma para computador e celular. Após essa etapa, foram estudadas questões ligadas à construção do gosto musical na adolescência, e às formas pelas quais a música afeta as relações sociais, a autopercepção e a identidade dos jovens. Também foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com adolescentes, de doze a quinze anos de idade e a criação de um grupo focal, que contou com oito integrantes. Por meio dessas dinâmicas, procurou-se obter informações acerca das opiniões dos jovens em relação às plataformas de streaming musical, de seus hábitos de escuta e das maneiras pelas quais utilizam o serviço. Foi realizada, então, a análise desse material com base no levantamento bibliográfico realizado anteriormente e no estudo de referências do campo da Psicologia, da Estética Musical e da Ecologia Acústica, de forma a entender o impacto que o Spotify e outras plataformas de streaming podem ter sobre adolescentes. Após isso, são propostos possíveis usos dessa pesquisa na educação básica, por meio de sugestões de algumas práticas pedagógicas que auxiliem os jovens no desenvolvimento de hábitos, ferramentas e habilidades relacionadas à escuta atenta e crítica e à criatividade, de maneira a promover a construção consciente de seu gosto musical.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04T14:58:35Z
2023-10-04T14:58:35Z
2023-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MILLAN, Bruno Teixeira de Mello. O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify. 2023. 240 f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/250850
identifier_str_mv MILLAN, Bruno Teixeira de Mello. O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify. 2023. 240 f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/250850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047252873183232