Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Bianca Salles
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monti, Luísa Leôncio [UNESP], Martins, Vanessa Regina de Oliveira, Morais, Mariana Peres de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204983
Resumo: O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar a vivêncianprática em uma disciplina do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP) que foca na atuação do intérprete educacional . Usou-se para embasamento teórico a filosofia da diferença pautada especificamente em Michel Foucault e pesquisas relacionadas ao campo da surdez. A experiência ocorreu em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, a partir da atividade pertencente a uma disciplina ofertada pelo curso TILSP, na qual os graduandos deveriam desenvolver vídeos baseados em histórias infantis em língua de sinais. A atividade desenvolvida naste relato teve como participantes os alunos graduandos e alunos surdos de uma escola inclusiva com proposta bilíngue das etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I e II. As etapas para desenvolvimento dessa atividade foram: 1) Receber os alunos surdos 2) Assistir aos dois vídeos 3) Dividir tanto os alunos surdos quanto os graduandos em dois grupos para a instrução da atividade e 4) Solicitar aos alunos surdos a recontação da história a partir de orientações dos graduandos realizadas em língua de sinais. Como resultado consideramos a relação dos alunos surdos com os materiais produzidos em Libras, a interação em Libras a percepção das especificidades de uso da língua de sinais pelo público infantil e jovem e a compreensão da importância da Libras na relação de aprendizagem de crianças surdas.
id UNSP_900ae9dbe010be699aa16a3b8ec885ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204983
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptadoEducação bilíngueSurdezMateriais adaptadosContação de históriasLibrasO presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar a vivêncianprática em uma disciplina do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP) que foca na atuação do intérprete educacional . Usou-se para embasamento teórico a filosofia da diferença pautada especificamente em Michel Foucault e pesquisas relacionadas ao campo da surdez. A experiência ocorreu em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, a partir da atividade pertencente a uma disciplina ofertada pelo curso TILSP, na qual os graduandos deveriam desenvolver vídeos baseados em histórias infantis em língua de sinais. A atividade desenvolvida naste relato teve como participantes os alunos graduandos e alunos surdos de uma escola inclusiva com proposta bilíngue das etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I e II. As etapas para desenvolvimento dessa atividade foram: 1) Receber os alunos surdos 2) Assistir aos dois vídeos 3) Dividir tanto os alunos surdos quanto os graduandos em dois grupos para a instrução da atividade e 4) Solicitar aos alunos surdos a recontação da história a partir de orientações dos graduandos realizadas em língua de sinais. Como resultado consideramos a relação dos alunos surdos com os materiais produzidos em Libras, a interação em Libras a percepção das especificidades de uso da língua de sinais pelo público infantil e jovem e a compreensão da importância da Libras na relação de aprendizagem de crianças surdas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Versão final do editorUniversidade Federal de São CarlosUniversidade Estadual PaulistaInstituto Federal de São Paulo88882.432614/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Conceição, Bianca SallesMonti, Luísa Leôncio [UNESP]Martins, Vanessa Regina de OliveiraMorais, Mariana Peres de2021-06-16T17:45:45Z2021-06-16T17:45:45Z2019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788554440145http://hdl.handle.net/11449/20498335199994750850770000-0002-3342-4286porAnais do VII Congresso Brasileiro de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204983Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:11.905353Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
title Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
spellingShingle Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
Conceição, Bianca Salles
Educação bilíngue
Surdez
Materiais adaptados
Contação de histórias
Libras
title_short Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
title_full Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
title_fullStr Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
title_full_unstemmed Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
title_sort Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
author Conceição, Bianca Salles
author_facet Conceição, Bianca Salles
Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Morais, Mariana Peres de
author_role author
author2 Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Morais, Mariana Peres de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Bianca Salles
Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Morais, Mariana Peres de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Surdez
Materiais adaptados
Contação de histórias
Libras
topic Educação bilíngue
Surdez
Materiais adaptados
Contação de histórias
Libras
description O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar a vivêncianprática em uma disciplina do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP) que foca na atuação do intérprete educacional . Usou-se para embasamento teórico a filosofia da diferença pautada especificamente em Michel Foucault e pesquisas relacionadas ao campo da surdez. A experiência ocorreu em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, a partir da atividade pertencente a uma disciplina ofertada pelo curso TILSP, na qual os graduandos deveriam desenvolver vídeos baseados em histórias infantis em língua de sinais. A atividade desenvolvida naste relato teve como participantes os alunos graduandos e alunos surdos de uma escola inclusiva com proposta bilíngue das etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I e II. As etapas para desenvolvimento dessa atividade foram: 1) Receber os alunos surdos 2) Assistir aos dois vídeos 3) Dividir tanto os alunos surdos quanto os graduandos em dois grupos para a instrução da atividade e 4) Solicitar aos alunos surdos a recontação da história a partir de orientações dos graduandos realizadas em língua de sinais. Como resultado consideramos a relação dos alunos surdos com os materiais produzidos em Libras, a interação em Libras a percepção das especificidades de uso da língua de sinais pelo público infantil e jovem e a compreensão da importância da Libras na relação de aprendizagem de crianças surdas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2021-06-16T17:45:45Z
2021-06-16T17:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788554440145
http://hdl.handle.net/11449/204983
3519999475085077
0000-0002-3342-4286
identifier_str_mv 9788554440145
3519999475085077
0000-0002-3342-4286
url http://hdl.handle.net/11449/204983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129446828310529