Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204983 |
Resumo: | O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar a vivêncianprática em uma disciplina do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP) que foca na atuação do intérprete educacional . Usou-se para embasamento teórico a filosofia da diferença pautada especificamente em Michel Foucault e pesquisas relacionadas ao campo da surdez. A experiência ocorreu em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, a partir da atividade pertencente a uma disciplina ofertada pelo curso TILSP, na qual os graduandos deveriam desenvolver vídeos baseados em histórias infantis em língua de sinais. A atividade desenvolvida naste relato teve como participantes os alunos graduandos e alunos surdos de uma escola inclusiva com proposta bilíngue das etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I e II. As etapas para desenvolvimento dessa atividade foram: 1) Receber os alunos surdos 2) Assistir aos dois vídeos 3) Dividir tanto os alunos surdos quanto os graduandos em dois grupos para a instrução da atividade e 4) Solicitar aos alunos surdos a recontação da história a partir de orientações dos graduandos realizadas em língua de sinais. Como resultado consideramos a relação dos alunos surdos com os materiais produzidos em Libras, a interação em Libras a percepção das especificidades de uso da língua de sinais pelo público infantil e jovem e a compreensão da importância da Libras na relação de aprendizagem de crianças surdas. |
id |
UNSP_900ae9dbe010be699aa16a3b8ec885ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/204983 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptadoEducação bilíngueSurdezMateriais adaptadosContação de históriasLibrasO presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar a vivêncianprática em uma disciplina do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP) que foca na atuação do intérprete educacional . Usou-se para embasamento teórico a filosofia da diferença pautada especificamente em Michel Foucault e pesquisas relacionadas ao campo da surdez. A experiência ocorreu em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, a partir da atividade pertencente a uma disciplina ofertada pelo curso TILSP, na qual os graduandos deveriam desenvolver vídeos baseados em histórias infantis em língua de sinais. A atividade desenvolvida naste relato teve como participantes os alunos graduandos e alunos surdos de uma escola inclusiva com proposta bilíngue das etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I e II. As etapas para desenvolvimento dessa atividade foram: 1) Receber os alunos surdos 2) Assistir aos dois vídeos 3) Dividir tanto os alunos surdos quanto os graduandos em dois grupos para a instrução da atividade e 4) Solicitar aos alunos surdos a recontação da história a partir de orientações dos graduandos realizadas em língua de sinais. Como resultado consideramos a relação dos alunos surdos com os materiais produzidos em Libras, a interação em Libras a percepção das especificidades de uso da língua de sinais pelo público infantil e jovem e a compreensão da importância da Libras na relação de aprendizagem de crianças surdas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Versão final do editorUniversidade Federal de São CarlosUniversidade Estadual PaulistaInstituto Federal de São Paulo88882.432614/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Conceição, Bianca SallesMonti, Luísa Leôncio [UNESP]Martins, Vanessa Regina de OliveiraMorais, Mariana Peres de2021-06-16T17:45:45Z2021-06-16T17:45:45Z2019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788554440145http://hdl.handle.net/11449/20498335199994750850770000-0002-3342-4286porAnais do VII Congresso Brasileiro de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204983Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:11.905353Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado |
title |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado |
spellingShingle |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado Conceição, Bianca Salles Educação bilíngue Surdez Materiais adaptados Contação de histórias Libras |
title_short |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado |
title_full |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado |
title_fullStr |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado |
title_full_unstemmed |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado |
title_sort |
Educação bilíngue libras/português na prática: vivência com alunos surdos e material adaptado |
author |
Conceição, Bianca Salles |
author_facet |
Conceição, Bianca Salles Monti, Luísa Leôncio [UNESP] Martins, Vanessa Regina de Oliveira Morais, Mariana Peres de |
author_role |
author |
author2 |
Monti, Luísa Leôncio [UNESP] Martins, Vanessa Regina de Oliveira Morais, Mariana Peres de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Bianca Salles Monti, Luísa Leôncio [UNESP] Martins, Vanessa Regina de Oliveira Morais, Mariana Peres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação bilíngue Surdez Materiais adaptados Contação de histórias Libras |
topic |
Educação bilíngue Surdez Materiais adaptados Contação de histórias Libras |
description |
O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar a vivêncianprática em uma disciplina do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP) que foca na atuação do intérprete educacional . Usou-se para embasamento teórico a filosofia da diferença pautada especificamente em Michel Foucault e pesquisas relacionadas ao campo da surdez. A experiência ocorreu em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, a partir da atividade pertencente a uma disciplina ofertada pelo curso TILSP, na qual os graduandos deveriam desenvolver vídeos baseados em histórias infantis em língua de sinais. A atividade desenvolvida naste relato teve como participantes os alunos graduandos e alunos surdos de uma escola inclusiva com proposta bilíngue das etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I e II. As etapas para desenvolvimento dessa atividade foram: 1) Receber os alunos surdos 2) Assistir aos dois vídeos 3) Dividir tanto os alunos surdos quanto os graduandos em dois grupos para a instrução da atividade e 4) Solicitar aos alunos surdos a recontação da história a partir de orientações dos graduandos realizadas em língua de sinais. Como resultado consideramos a relação dos alunos surdos com os materiais produzidos em Libras, a interação em Libras a percepção das especificidades de uso da língua de sinais pelo público infantil e jovem e a compreensão da importância da Libras na relação de aprendizagem de crianças surdas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2021-06-16T17:45:45Z 2021-06-16T17:45:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788554440145 http://hdl.handle.net/11449/204983 3519999475085077 0000-0002-3342-4286 |
identifier_str_mv |
9788554440145 3519999475085077 0000-0002-3342-4286 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/204983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129446828310529 |