Bassano Vaccarini: uma interpretação da crise e do caminho de um intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202498 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é estudar o papel social da arte na obra do artista plástico italiano Bassano Vaccarini (1914-2002), a partir de seus dois artigos publicados em 1947 e de sua produção escultórica das décadas de 1980 e de 1990. Vaccarini nasceu na Itália, mas imigrou para o Brasil no contexto do segundo pós-guerra e fez parte de atividades que percorreram diversas esferas culturais durante quase setenta anos de atuação: organizou exposições de Arte Moderna, expôs na Galeria Domus e na Bienais de Arte de São Paulo, exerceu a cenografia do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, ao lado de demais cenógrafos e diretores estrangeiros, fundou uma Escola de Artes Plásticas, além de criar um Centro Experimental de Cinema. Essas atividades na cidade e no estado de São Paulo marcaram um período de inovação no teatro e nas artes feitas no Brasil e se consolidaram como importantes iniciativas do período. Simultaneamente, com base nos artigos citados, Vaccarini observou o que chamou de crise das Artes Plásticas, causada por um individualismo exacerbado na Arte Moderna. Dessa forma, propôs um caminho para atravessar tal crise baseado na articulação entre a contribuição dos grandes cânones renascentistas com o reestabelecimento do nexo entre artista e sociedade. Em 1956, imigra para o interior do estado de São Paulo e conduz uma intensa movimentação cultural na região, o que, posteriormente, resulta na realização de um projeto estético na cidade de Altinópolis. Como hipótese norteadora, trabalhou-se com a ideia de que Vaccarini recuperou as funções decorativas da arte, no entanto preocupou-se essencialmente em retratar a dimensão social nos espaços públicos, assim seguindo suas concepções de caminho estabelecidas já em 1947. Dessa maneira, buscou-se analisar as principais condições das Artes Plásticas no país e o diálogo de crise que havia na época entre diversos intelectuais, como Mário de Andrade e Mario Pedrosa, além de selecionar conjuntos escultóricos a fim de analisar essa relação marcada pelo embate entre modernidade e tradição. |
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Bassano Vaccarini: uma interpretação da crise e do caminho de um intelectualBassano Vaccarini: an interpretation of the crisis and the path of an intellectualModernidadeIntelectuaisArte ModernaEsculturaO objetivo deste trabalho é estudar o papel social da arte na obra do artista plástico italiano Bassano Vaccarini (1914-2002), a partir de seus dois artigos publicados em 1947 e de sua produção escultórica das décadas de 1980 e de 1990. Vaccarini nasceu na Itália, mas imigrou para o Brasil no contexto do segundo pós-guerra e fez parte de atividades que percorreram diversas esferas culturais durante quase setenta anos de atuação: organizou exposições de Arte Moderna, expôs na Galeria Domus e na Bienais de Arte de São Paulo, exerceu a cenografia do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, ao lado de demais cenógrafos e diretores estrangeiros, fundou uma Escola de Artes Plásticas, além de criar um Centro Experimental de Cinema. Essas atividades na cidade e no estado de São Paulo marcaram um período de inovação no teatro e nas artes feitas no Brasil e se consolidaram como importantes iniciativas do período. Simultaneamente, com base nos artigos citados, Vaccarini observou o que chamou de crise das Artes Plásticas, causada por um individualismo exacerbado na Arte Moderna. Dessa forma, propôs um caminho para atravessar tal crise baseado na articulação entre a contribuição dos grandes cânones renascentistas com o reestabelecimento do nexo entre artista e sociedade. Em 1956, imigra para o interior do estado de São Paulo e conduz uma intensa movimentação cultural na região, o que, posteriormente, resulta na realização de um projeto estético na cidade de Altinópolis. Como hipótese norteadora, trabalhou-se com a ideia de que Vaccarini recuperou as funções decorativas da arte, no entanto preocupou-se essencialmente em retratar a dimensão social nos espaços públicos, assim seguindo suas concepções de caminho estabelecidas já em 1947. Dessa maneira, buscou-se analisar as principais condições das Artes Plásticas no país e o diálogo de crise que havia na época entre diversos intelectuais, como Mário de Andrade e Mario Pedrosa, além de selecionar conjuntos escultóricos a fim de analisar essa relação marcada pelo embate entre modernidade e tradição.The aim of this work is to study the social role of art in the work of Italian artist Bassano Vaccarini (1914-2002), from his two articles published in 1947 and his sculptural production of the 1980s and 1990s. Vaccarini was born in Italy, but immigrated to Brazil in the context of the second postwar period and was part of activities that spanned various cultural spheres for almost seventy years: he organized exhibitions of Modern Art, exhibited at the Domus Gallery and the São Paulo Art Biennials, He was the set designer of the Brazilian Comedy Theater (TBC) and the Vera Cruz Film Company, along with other foreign set designers and directors, he founded a School of Plastic Arts, and created an Experimental Film Center. These activities in the city and state of São Paulo marked a period of innovation in theater and arts made in Brazil and were consolidated as important initiatives of the period. At the same time, based on the mentioned articles, Vaccarini observed what he called the Fine Arts crisis, caused by an exacerbated individualism in Modern Art. Thus, he proposed a way to overcome such a crisis based on the articulation between the contribution of the Renaissance, reestablishing the nexus between artist and society. In 1956, he immigrated to the interior of the state of São Paulo and conducted an intense cultural movement in the region, which subsequently resulted in the realization of an aesthetic project in the city of Altinópolis. As a guiding hypothesis, we worked with the idea that Vaccarini recovered the decorative functions of art, however he was essentially concerned with portraying the social dimension in public spaces, following, therefore, his conceptions of the path already established in 1947. Consequently,we intended to analyze the main conditions of Fine Arts in the country and the crisis dialogue which existed at the time amongst various intellectuals, such as Mário de Andrade and Mario Pedrosa, and to select sculptural ensembles in order to analyze this relationship marked by the clash between modernity and tradition.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lahuerta, Milton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Giovanna Isis Castro Alves de [UNESP]2021-01-25T16:20:21Z2021-01-25T16:20:21Z2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20249833004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T18:47:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202498Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:08.789686Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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