O novos "Capitães da Areia" e a atualidade do Estado Penal: uma análise sobre os fundamentos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais do Sistema Socioeducativo Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anabella Pavão da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192203
Resumo: A tese de doutorado que ora apresentamos teve o desafio de responder à questão central do seu objeto: a quem se destina a política social de atendimento socioeducativo: ao resgate da dignidade humana sob a construção de novos projetos de vida por adolescentes ou ao capital que regride direitos e criminaliza a pobreza para o seu processo acumulativo? Esta indagação norteou toda a construção desta pesquisa que teve como objetivo – construir conhecimento científico acerca da gestão e execução das medidas socioeducativas no estado de São Paulo e os rebatimentos das contrarreformas neoliberais do Estado Brasileiro no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional. A partir da questão norteadora e do objetivo central da pesquisa, compreendemos, enquanto proposições hipotéticas, que as medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente autor de ato infracional estão submissas às determinações do sistema capitalista. Esta submissão se materializa no histórico processo de atendimento institucional, realizado a priori, pelo Estado e, posteriormente, compartilhado com as Organizações da Sociedade Civil, que responsabiliza exclusivamente o adolescente por todas as suas ações, esvaziando uma reflexão acerca das desigualdades e injustiças sociais que nivelam a violência e aprofundam o abismo socioeconômico que separa ricos e pobres. Além da violência que desenha o Estado penal em face destes jovens, o sistema socioeducativo ao adolescente vivencia a contraditória fase de avanços técnicos, legais e normativos ao mesmo compasso que precariza a qualidade do atendimento pelas medidas de ajuste fiscal aplicadas pelo Estado para amenizar e salvar o capital do seu momento de crise. A pesquisa permitiu inferir que, enquanto o debate da política social preza pela proteção social e bem-estar dos sujeitos, a socioeducação se concentra em medidas de mal-estar e punição para adolescentes que não reconhecem no esforço e no mérito, os caminhos para a ascensão social e econômica. A lógica neoliberal da meritocracia é a batuta que rege a reprodução da vida social e material no capitalismo, defendendo medidas punitivas, vazias de significado àqueles que não seguem os ditames da ordem vigente. Neste sentido, alicerçada em uma perspectiva crítica marxiana, analisamos por meio de pesquisa de bibliográfica, documental e de campo, a relação e os impactos do neoliberalismo na gestão e no trabalho do Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE), com recorte espacial voltado ao estado de São Paulo, situando-o a um panorama nacional. Sob esta análise, construímos categorias teóricas, analíticas e filosóficas que permitiram a sistematização das reflexões propostas. A pesquisa permitiu o alcance dos objetivos estabelecidos e ratifica os pressupostos elaborados durante o seu planejamento, sintetizados nesta tese de doutorado que finalmente vem à público.
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spelling O novos "Capitães da Areia" e a atualidade do Estado Penal: uma análise sobre os fundamentos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais do Sistema Socioeducativo BrasileiroThe new “Captains of the Sand” and the current state of the Penal State: an analysis of the historical, political, economic, social and cultural foundations of the Brazilian Socio-educational systemLos nuevos "Capitanes de la arena" y el estado actual del Estado Penal: un análisis de los fundamentos históricos, políticos, económicos, sociales y culturales del sistema Socioeducativo BrasileñoAdolescênciasAto InfracionalSistema Nacional SocioeducativoEstado PenalNeoliberalismoAdolescencesInfractional ActNational Socio-Educational SystemCriminal StateNeoliberalismAdolescenciasLey de InfracciónSistema Socioeducativo NacionalEstado criminalA tese de doutorado que ora apresentamos teve o desafio de responder à questão central do seu objeto: a quem se destina a política social de atendimento socioeducativo: ao resgate da dignidade humana sob a construção de novos projetos de vida por adolescentes ou ao capital que regride direitos e criminaliza a pobreza para o seu processo acumulativo? Esta indagação norteou toda a construção desta pesquisa que teve como objetivo – construir conhecimento científico acerca da gestão e execução das medidas socioeducativas no estado de São Paulo e os rebatimentos das contrarreformas neoliberais do Estado Brasileiro no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional. A partir da questão norteadora e do objetivo central da pesquisa, compreendemos, enquanto proposições hipotéticas, que as medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente autor de ato infracional estão submissas às determinações do sistema capitalista. Esta submissão se materializa no histórico processo de atendimento institucional, realizado a priori, pelo Estado e, posteriormente, compartilhado com as Organizações da Sociedade Civil, que responsabiliza exclusivamente o adolescente por todas as suas ações, esvaziando uma reflexão acerca das desigualdades e injustiças sociais que nivelam a violência e aprofundam o abismo socioeconômico que separa ricos e pobres. Além da violência que desenha o Estado penal em face destes jovens, o sistema socioeducativo ao adolescente vivencia a contraditória fase de avanços técnicos, legais e normativos ao mesmo compasso que precariza a qualidade do atendimento pelas medidas de ajuste fiscal aplicadas pelo Estado para amenizar e salvar o capital do seu momento de crise. A pesquisa permitiu inferir que, enquanto o debate da política social preza pela proteção social e bem-estar dos sujeitos, a socioeducação se concentra em medidas de mal-estar e punição para adolescentes que não reconhecem no esforço e no mérito, os caminhos para a ascensão social e econômica. A lógica neoliberal da meritocracia é a batuta que rege a reprodução da vida social e material no capitalismo, defendendo medidas punitivas, vazias de significado àqueles que não seguem os ditames da ordem vigente. Neste sentido, alicerçada em uma perspectiva crítica marxiana, analisamos por meio de pesquisa de bibliográfica, documental e de campo, a relação e os impactos do neoliberalismo na gestão e no trabalho do Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE), com recorte espacial voltado ao estado de São Paulo, situando-o a um panorama nacional. Sob esta análise, construímos categorias teóricas, analíticas e filosóficas que permitiram a sistematização das reflexões propostas. A pesquisa permitiu o alcance dos objetivos estabelecidos e ratifica os pressupostos elaborados durante o seu planejamento, sintetizados nesta tese de doutorado que finalmente vem à público.The doctoral thesis we presented here had the challenge of answering the central question of its object: who is the social policy of socio-educational assistance for: the rescue of human dignity under the construction of new life projects by teenagers or the capital that regresses rights and criminalizes poverty for its cumulative process? These questions guided the entire construction of this research that aimed to build scientific knowledge about the management and execution of socio-educational measures in the state of São Paulo and the repercussions of the neoliberal counter-reforms of the Brazilian State in assisting adolescent authors of an infraction. From the guiding question and the central objective of the research, we understand, as hypothetical propositions that the socio-educational measures applied to the adolescent who committed an infraction are subject to the determinations of the capitalist system. This submission is materialized in the historical process of institutional assistance, carried out a priori by the State and, later, shared with Civil Society Organizations that still exclusively hold adolescents responsible for all their actions, emptying a reflection on the inequalities and social injustices that level the violence and deepen the socioeconomic gap that separates rich and poor. In addition to the violence that draws the penal state in the face of these young people, the adolescent's socio-educational system experiences the contradictory phase of technical, legal and normative advances, at the same time that precarious the quality of care through the fiscal adjustment measures applied by the State to mitigate and save the capital of your crisis moment. The research allowed us to infer that, while the social policy debate values the social protection and well-being of the subjects, socio-education focuses on measures of malaise and punishment for adolescents who do not recognize the effort and merit, the paths to social and economic rise. The neoliberal logic of meritocracy is the baton that governs the reproduction of social and material life in capitalism, defending punitive measures, meaningless to those who do not follow the dictates of the current order. In this sense, based on a critical Marxian perspective, we analyzed, through bibliographic, documentary and field research, the relationship and impacts of neoliberalism in the management and work of the National Social and Educational System (SINASE), with a spatial focus on the state of São Paulo, placing it in a national panorama. Under this analysis, we constructed theoretical, analytical and philosophical categories that allowed the systematization of the proposed reflections. The research allowed the achievement of the established objectives and also confirms the assumptions made during its planning, synthesized in this doctoral thesis that finally comes to the public.La tesis doctoral que presentamos aquí tuvo el desafío de responder a la pregunta central de su objeto: quién es la política social de asistencia socioeducativa para: el rescate de la dignidad humana bajo la construcción de nuevos proyectos de vida por parte de adolescentes o la capital que retrocede derechos y criminaliza la pobreza por su proceso acumulativo? Estas preguntas guiaron toda la construcción de esta investigación que tenía como objetivo construir conocimiento científico sobre el manejo y la ejecución de medidas socioeducativas en el estado de São Paulo y las repercusiones de las contrarreformas neoliberales del Estado brasileño para ayudar a los autores adolescentes de una infracción. A partir de la pregunta guía y el objetivo central de la investigación, entendemos, como proposiciones hipotéticas, que las medidas socioeducativas aplicadas al adolescente que cometió una infracción están sujetas a las determinaciones del sistema capitalista. Esta presentación se materializa en el proceso histórico de asistencia institucional, llevado a cabo a priori por el Estado y, más tarde, compartido con organizaciones de la sociedad civil que aún responsabilizan exclusivamente a los adolescentes de todas sus acciones, vaciando una reflexión sobre las desigualdades e injusticias sociales que nivelar la violencia y profundizar la brecha socioeconómica que separa a ricos y pobres. Además de la violencia que atrae al Estado penal frente a estos jóvenes, el sistema socioeducativo del adolescente experimenta la fase contradictoria de los avances técnicos, legales y normativos, al mismo tiempo que precaria la calidad de la atención a través de las medidas de ajuste fiscal aplicadas por el Estado para mitigar y ahorrar. la capital de tu momento de crisis. La investigación permitió inferir que, si bien el debate sobre la política social valora la protección social y el bienestar de los sujetos, la educación social se centra en medidas de malestar y castigo para los adolescentes que no reconocen el esfuerzo y el mérito, los caminos hacia ascenso social y económico. La lógica neoliberal de la meritocracia es la batuta que gobierna la reproducción de la vida social y material en el capitalismo, defendiendo medidas punitivas, sin sentido para quienes no siguen los dictados del orden actual. En este sentido, desde una perspectiva marxista crítica, analizamos, a través de la investigación bibliográfica, documental y de campo, la relación e impactos del neoliberalismo en la gestión y el trabajo del Sistema Socioeducativo Nacional (SINASE), con un enfoque espacial en el estado de São Paulo, colocándolo en un panorama nacional. Bajo este análisis, construimos categorías teóricas, analíticas y filosóficas que permitieron la sistematización de las reflexiones propuestas. La investigación permitió el logro de los objetivos establecidos y también confirma los supuestos realizados durante su planificación, sintetizados en esta tesis doctoral que finalmente llega al público.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lehfeld, Neide Aparecida de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Anabella Pavão da2020-04-16T15:06:24Z2020-04-16T15:06:24Z2020-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19220300093006233004072067P26641451387228007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:37:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:48:21.652122Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description A tese de doutorado que ora apresentamos teve o desafio de responder à questão central do seu objeto: a quem se destina a política social de atendimento socioeducativo: ao resgate da dignidade humana sob a construção de novos projetos de vida por adolescentes ou ao capital que regride direitos e criminaliza a pobreza para o seu processo acumulativo? Esta indagação norteou toda a construção desta pesquisa que teve como objetivo – construir conhecimento científico acerca da gestão e execução das medidas socioeducativas no estado de São Paulo e os rebatimentos das contrarreformas neoliberais do Estado Brasileiro no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional. A partir da questão norteadora e do objetivo central da pesquisa, compreendemos, enquanto proposições hipotéticas, que as medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente autor de ato infracional estão submissas às determinações do sistema capitalista. Esta submissão se materializa no histórico processo de atendimento institucional, realizado a priori, pelo Estado e, posteriormente, compartilhado com as Organizações da Sociedade Civil, que responsabiliza exclusivamente o adolescente por todas as suas ações, esvaziando uma reflexão acerca das desigualdades e injustiças sociais que nivelam a violência e aprofundam o abismo socioeconômico que separa ricos e pobres. Além da violência que desenha o Estado penal em face destes jovens, o sistema socioeducativo ao adolescente vivencia a contraditória fase de avanços técnicos, legais e normativos ao mesmo compasso que precariza a qualidade do atendimento pelas medidas de ajuste fiscal aplicadas pelo Estado para amenizar e salvar o capital do seu momento de crise. A pesquisa permitiu inferir que, enquanto o debate da política social preza pela proteção social e bem-estar dos sujeitos, a socioeducação se concentra em medidas de mal-estar e punição para adolescentes que não reconhecem no esforço e no mérito, os caminhos para a ascensão social e econômica. A lógica neoliberal da meritocracia é a batuta que rege a reprodução da vida social e material no capitalismo, defendendo medidas punitivas, vazias de significado àqueles que não seguem os ditames da ordem vigente. Neste sentido, alicerçada em uma perspectiva crítica marxiana, analisamos por meio de pesquisa de bibliográfica, documental e de campo, a relação e os impactos do neoliberalismo na gestão e no trabalho do Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE), com recorte espacial voltado ao estado de São Paulo, situando-o a um panorama nacional. Sob esta análise, construímos categorias teóricas, analíticas e filosóficas que permitiram a sistematização das reflexões propostas. A pesquisa permitiu o alcance dos objetivos estabelecidos e ratifica os pressupostos elaborados durante o seu planejamento, sintetizados nesta tese de doutorado que finalmente vem à público.
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