Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141581 |
Resumo: | Bondía (2002) propõe pensar a educação a partir do par experiência/sentido. Inspirada nessas ideias, neste texto traço considerações sobre formação continuada de professores para o ensino de arte, a partir do relato sobre o Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica desenvolvido em São Paulo, em 2011/2012 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE), o qual sou líder. Esse Projeto foi criado com o objetivo de desenvolver, registrar, refletir e multiplicar uma proposta de educação continuada para professores da educação básica, com a linguagem da dança integrada as linguagens artísticas (teatro, música e visuais) com questionamentos acerca de que dança se ensina no espaço escolar. Ele foi dividido em três etapas: a primeira, em 2011, quando aconteceu a formação de orientadoras/formadoras; a segunda, no 1º sem. de 2012 na qual essas orientadoras formaram outros professores/cursistas; e a terceira, no 2º sem. de 2012, quando ocorreu o acompanhamento desses professores/cursistas, realizado por membros do GPDEE e pelas orientadoras/formadoras, no desenvolvimento de projetos de trabalho na escola. Com isto a equipe do GPDEE trabalhou com 50 profissionais que se tornaram multiplicadores destes saberes em dança viabilizando a aproximação da dança ao contexto escolar. Destaco a produção do DVD documentário Ações do Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica (2013) e duas pesquisas: O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil, tese de Carolina Romano (CAPES) que propõe matrizes curriculares para o ensino de dança na Educação Infantil; e A arte pelo todo, monografia de Roberto de Mello Junior (PROGRAD) que refletiu o (não) lugar da arte no Ensino Médio. |
id |
UNSP_910d1189d7e5903b021577bead41883e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141581 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básicaFormação continuada de professoresDançaEducação básicaBondía (2002) propõe pensar a educação a partir do par experiência/sentido. Inspirada nessas ideias, neste texto traço considerações sobre formação continuada de professores para o ensino de arte, a partir do relato sobre o Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica desenvolvido em São Paulo, em 2011/2012 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE), o qual sou líder. Esse Projeto foi criado com o objetivo de desenvolver, registrar, refletir e multiplicar uma proposta de educação continuada para professores da educação básica, com a linguagem da dança integrada as linguagens artísticas (teatro, música e visuais) com questionamentos acerca de que dança se ensina no espaço escolar. Ele foi dividido em três etapas: a primeira, em 2011, quando aconteceu a formação de orientadoras/formadoras; a segunda, no 1º sem. de 2012 na qual essas orientadoras formaram outros professores/cursistas; e a terceira, no 2º sem. de 2012, quando ocorreu o acompanhamento desses professores/cursistas, realizado por membros do GPDEE e pelas orientadoras/formadoras, no desenvolvimento de projetos de trabalho na escola. Com isto a equipe do GPDEE trabalhou com 50 profissionais que se tornaram multiplicadores destes saberes em dança viabilizando a aproximação da dança ao contexto escolar. Destaco a produção do DVD documentário Ações do Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica (2013) e duas pesquisas: O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil, tese de Carolina Romano (CAPES) que propõe matrizes curriculares para o ensino de dança na Educação Infantil; e A arte pelo todo, monografia de Roberto de Mello Junior (PROGRAD) que refletiu o (não) lugar da arte no Ensino Médio.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]2016-07-19T12:59:36Z2016-07-19T12:59:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4082-4093application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4082-40932357-7819http://hdl.handle.net/11449/141581ISSN2357-7819-2014-4082-4093.pdf3508130169268695porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-02T18:10:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T18:10:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica |
title |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica |
spellingShingle |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] Formação continuada de professores Dança Educação básica |
title_short |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica |
title_full |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica |
title_fullStr |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica |
title_full_unstemmed |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica |
title_sort |
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica |
author |
Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] |
author_facet |
Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Dança Educação básica |
topic |
Formação continuada de professores Dança Educação básica |
description |
Bondía (2002) propõe pensar a educação a partir do par experiência/sentido. Inspirada nessas ideias, neste texto traço considerações sobre formação continuada de professores para o ensino de arte, a partir do relato sobre o Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica desenvolvido em São Paulo, em 2011/2012 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE), o qual sou líder. Esse Projeto foi criado com o objetivo de desenvolver, registrar, refletir e multiplicar uma proposta de educação continuada para professores da educação básica, com a linguagem da dança integrada as linguagens artísticas (teatro, música e visuais) com questionamentos acerca de que dança se ensina no espaço escolar. Ele foi dividido em três etapas: a primeira, em 2011, quando aconteceu a formação de orientadoras/formadoras; a segunda, no 1º sem. de 2012 na qual essas orientadoras formaram outros professores/cursistas; e a terceira, no 2º sem. de 2012, quando ocorreu o acompanhamento desses professores/cursistas, realizado por membros do GPDEE e pelas orientadoras/formadoras, no desenvolvimento de projetos de trabalho na escola. Com isto a equipe do GPDEE trabalhou com 50 profissionais que se tornaram multiplicadores destes saberes em dança viabilizando a aproximação da dança ao contexto escolar. Destaco a produção do DVD documentário Ações do Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica (2013) e duas pesquisas: O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil, tese de Carolina Romano (CAPES) que propõe matrizes curriculares para o ensino de dança na Educação Infantil; e A arte pelo todo, monografia de Roberto de Mello Junior (PROGRAD) que refletiu o (não) lugar da arte no Ensino Médio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:36Z 2016-07-19T12:59:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4082-4093 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141581 ISSN2357-7819-2014-4082-4093.pdf 3508130169268695 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141581 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4082-4093 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4082-4093.pdf 3508130169268695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4082-4093 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546520857804800 |