Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Robinson Neres de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152952
Resumo: O presente trabalho aborda a contribuição do Desenho Geométrico e seus elementos para a apropriação de conceitos geométricos retomando sua utilização para que essa aprendizagem seja mais dinâmica, significativa e que ocorra a sua apropriação. Para isso, levamos em consideração as seguintes indagações: A ausência do Desenho Geométrico tem contribuído para dificultar a apropriação de conceitos geométricos? O Desenho Geométrico, quando desenvolvido com auxílio de instrumentos, contribui com a prática docente e com a qualidade da aprendizagem em Geometria? O objetivo deste trabalho é identificar a deficiência no ensino decorrente do fim do Desenho Geométrico como instrumento que auxilia o ensino da Geometria, defendendo o seu retorno nas atividades escolares, além de fazer uma retrospectiva do processo de sua desvalorização ao longo das épocas. Também, promover a reflexão sobre as dificuldades encontradas na sua aplicação nos dias atuais através do seu processo histórico, apontar sua contribuição como recurso facilitador do ensino da Geometria e, por fim, produzir uma Sequência Didática, produto educacional, utilizando o Desenho Geométrico, para a retomada de sua função perdida. Para este trabalho, utilizamos da pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a observação qualitativa, tendo como referencial teórico autores Brasil (1998b), Freire (1959), Gravina (1996), Marmo (1974), Nacarato e Passos (2003), Pavanello (1993), Putkoni (1991a), Zuin (2000) entre outros autores pertinentes ao tema. O produto educacional da pesquisa é uma Sequência Didática que foi desenvolvida e aplicada numa sala de 6º ano de uma escola municipal do interior paulista com aproximadamente 25 alunos com idades entre 11 e 13 anos. As atividades foram inspiradas em construções geométricas de Carvalho (2008) e de Rezende e Queiroz (2000) e envolveram o uso dos instrumentos do Desenho Geométrico como o compasso, a régua, os esquadros e o transferidor para melhor compreensão da aprendizagem geométrica. Em posse dos dados coletados, através das observações e registros, foram feitas as discussões dos resultados, apresentando-se satisfatoriamente quanto à utilização do Desenho Geométrico na apropriação dos conceitos geométricos, gerando uma aprendizagem em Geometria mais relevante e consistente perante as atividades de construções geométricas. A Sequência Didática desenvolve conceitos geométricos por meio do recurso do Desenho Geométrico.
id UNSP_9126a01acec32eccd3f63c78c1565cb7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152952
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricosContributions of geometric drawing in the appropriation of geometric conceptsEnsino de matemáticaGeometriaDesenho geométricoApropriação de conceitosSequência didáticaMathematics teachingGeometryGeometric drawingAppropriation of conceptsDidactic sequenceO presente trabalho aborda a contribuição do Desenho Geométrico e seus elementos para a apropriação de conceitos geométricos retomando sua utilização para que essa aprendizagem seja mais dinâmica, significativa e que ocorra a sua apropriação. Para isso, levamos em consideração as seguintes indagações: A ausência do Desenho Geométrico tem contribuído para dificultar a apropriação de conceitos geométricos? O Desenho Geométrico, quando desenvolvido com auxílio de instrumentos, contribui com a prática docente e com a qualidade da aprendizagem em Geometria? O objetivo deste trabalho é identificar a deficiência no ensino decorrente do fim do Desenho Geométrico como instrumento que auxilia o ensino da Geometria, defendendo o seu retorno nas atividades escolares, além de fazer uma retrospectiva do processo de sua desvalorização ao longo das épocas. Também, promover a reflexão sobre as dificuldades encontradas na sua aplicação nos dias atuais através do seu processo histórico, apontar sua contribuição como recurso facilitador do ensino da Geometria e, por fim, produzir uma Sequência Didática, produto educacional, utilizando o Desenho Geométrico, para a retomada de sua função perdida. Para este trabalho, utilizamos da pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a observação qualitativa, tendo como referencial teórico autores Brasil (1998b), Freire (1959), Gravina (1996), Marmo (1974), Nacarato e Passos (2003), Pavanello (1993), Putkoni (1991a), Zuin (2000) entre outros autores pertinentes ao tema. O produto educacional da pesquisa é uma Sequência Didática que foi desenvolvida e aplicada numa sala de 6º ano de uma escola municipal do interior paulista com aproximadamente 25 alunos com idades entre 11 e 13 anos. As atividades foram inspiradas em construções geométricas de Carvalho (2008) e de Rezende e Queiroz (2000) e envolveram o uso dos instrumentos do Desenho Geométrico como o compasso, a régua, os esquadros e o transferidor para melhor compreensão da aprendizagem geométrica. Em posse dos dados coletados, através das observações e registros, foram feitas as discussões dos resultados, apresentando-se satisfatoriamente quanto à utilização do Desenho Geométrico na apropriação dos conceitos geométricos, gerando uma aprendizagem em Geometria mais relevante e consistente perante as atividades de construções geométricas. A Sequência Didática desenvolve conceitos geométricos por meio do recurso do Desenho Geométrico.This research approaches the contribution of the Geometric Drawing and elements for the appropriation of geometric concepts resuming your use for learning become more dynamic, significant and that occurs appropriation. For this, consideration the questions: The absence of Geometric Drawing has contributed to hamper the appropriation of geometric concepts? The Geometric Drawing, when developed with the aid of instruments, contribute with the teaching practice and with the quality of learning in Geometry? The objective of this research is to identify the deficiency in teaching resulting from the end of the Geometric Drawing as an instrument that assists the teaching of Geometry, defending its return in school activities, as well as a retrospective of the process of its devaluation throughout the epochs. Also, to promote reflection on the difficulties found in its application in nowadays through its historical process, to point out its contribution as a facilitator of the teaching of Geometry and, finally, to produce a Didactic Sequence, educational product, using the Geometric Drawing, to the resumption of their lost function. For this research, it was used elements of a bibliographical research, the descriptive type, in a qualitative approach and as an instrument of data collection and qualitative observation, having as academic reference authors: Brazil (1998b), Freire (1959), Gravina (1996), Marmo (1974), Nacarato and Passos (2003), Pavanello (1993), Putkoni (1991a), Zuin (2000) among other authors pertinent to the theme. The educational product of the research is a Didactic Sequence that was developed and applied in a 6th grade in a school in the small city of São Paulo with approximately 25 students aged between 11 and 13 years. The activities were inspired by geometric constructions of Carvalho (2008) and Rezende and Queiroz (2000) and involved the use of instruments Geometric Drawing such as compass, ruler, squares and transferor for a better understanding of geometric learning. With the collected data, through the observations and records, the discussions of the results were made, presenting satisfactorily the use of the Geometric Design in the appropriation of the geometric concepts, generating a learning in Geometry more relevant and consistent before the activities of geometric constructions. The Didactic Sequence develops geometric concepts through the use of the Geometric Drawing.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giardinetto, José Roberto Boettger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Robinson Neres de2018-03-09T17:03:36Z2018-03-09T17:03:36Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15295200089802233004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:15:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152952Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:19:14.181137Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
Contributions of geometric drawing in the appropriation of geometric concepts
title Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
spellingShingle Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
Oliveira, Robinson Neres de
Ensino de matemática
Geometria
Desenho geométrico
Apropriação de conceitos
Sequência didática
Mathematics teaching
Geometry
Geometric drawing
Appropriation of concepts
Didactic sequence
title_short Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
title_full Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
title_fullStr Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
title_full_unstemmed Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
title_sort Contribuições do desenho geométrico na apropriação de conceitos geométricos
author Oliveira, Robinson Neres de
author_facet Oliveira, Robinson Neres de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giardinetto, José Roberto Boettger [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Robinson Neres de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Geometria
Desenho geométrico
Apropriação de conceitos
Sequência didática
Mathematics teaching
Geometry
Geometric drawing
Appropriation of concepts
Didactic sequence
topic Ensino de matemática
Geometria
Desenho geométrico
Apropriação de conceitos
Sequência didática
Mathematics teaching
Geometry
Geometric drawing
Appropriation of concepts
Didactic sequence
description O presente trabalho aborda a contribuição do Desenho Geométrico e seus elementos para a apropriação de conceitos geométricos retomando sua utilização para que essa aprendizagem seja mais dinâmica, significativa e que ocorra a sua apropriação. Para isso, levamos em consideração as seguintes indagações: A ausência do Desenho Geométrico tem contribuído para dificultar a apropriação de conceitos geométricos? O Desenho Geométrico, quando desenvolvido com auxílio de instrumentos, contribui com a prática docente e com a qualidade da aprendizagem em Geometria? O objetivo deste trabalho é identificar a deficiência no ensino decorrente do fim do Desenho Geométrico como instrumento que auxilia o ensino da Geometria, defendendo o seu retorno nas atividades escolares, além de fazer uma retrospectiva do processo de sua desvalorização ao longo das épocas. Também, promover a reflexão sobre as dificuldades encontradas na sua aplicação nos dias atuais através do seu processo histórico, apontar sua contribuição como recurso facilitador do ensino da Geometria e, por fim, produzir uma Sequência Didática, produto educacional, utilizando o Desenho Geométrico, para a retomada de sua função perdida. Para este trabalho, utilizamos da pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a observação qualitativa, tendo como referencial teórico autores Brasil (1998b), Freire (1959), Gravina (1996), Marmo (1974), Nacarato e Passos (2003), Pavanello (1993), Putkoni (1991a), Zuin (2000) entre outros autores pertinentes ao tema. O produto educacional da pesquisa é uma Sequência Didática que foi desenvolvida e aplicada numa sala de 6º ano de uma escola municipal do interior paulista com aproximadamente 25 alunos com idades entre 11 e 13 anos. As atividades foram inspiradas em construções geométricas de Carvalho (2008) e de Rezende e Queiroz (2000) e envolveram o uso dos instrumentos do Desenho Geométrico como o compasso, a régua, os esquadros e o transferidor para melhor compreensão da aprendizagem geométrica. Em posse dos dados coletados, através das observações e registros, foram feitas as discussões dos resultados, apresentando-se satisfatoriamente quanto à utilização do Desenho Geométrico na apropriação dos conceitos geométricos, gerando uma aprendizagem em Geometria mais relevante e consistente perante as atividades de construções geométricas. A Sequência Didática desenvolve conceitos geométricos por meio do recurso do Desenho Geométrico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09T17:03:36Z
2018-03-09T17:03:36Z
2018-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152952
000898022
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/152952
identifier_str_mv 000898022
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129308782231552