As atividades práticas no ensino de ciências: estudo de material didático e perspectivas de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155820 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-28/000889843.pdf |
Resumo: | Este estudo teve como tema a presença de atividades práticas nas aulas de Ciências, particularmente nos anos finais do Ensino Fundamental, e se fundamentou nos pressupostos teóricos das chamadas pesquisas qualitativas ou naturalísticas (LUDKE; ANDRÉ, 1986). O uso de atividades práticas experimentais no Ensino de Ciências é considerado um importante procedimento metodológico, com possibilidade de proporcionar espaços para dúvidas, questionamentos e auxiliar na construção de conhecimentos. Por meio da análise das atividades práticas sugeridas no Caderno do Aluno e do Professor (Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo), disponíveis nas escolas estaduais do Estado de São Paulo. Estudamos os cadernos do 6ª ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, para o Ensino de Ciências, buscamos caracterizar a abordagem dessas atividades e as possíveis contribuições para o Ensino de Ciências. Buscamos, ainda, por meio de entrevistas semiestruturadas, verificar quais as perspectivas de professores da rede pública de ensino quanto ao trabalho educativo com as atividades práticas, no sentido de compreender os limites e as possibilidades no desenvolvimento de tal prática educativa. As análises dos documentos indicaram a prevalência de atividades práticas que classificamos como de verificação e demonstração, aparecendo raramente atividades investigativas. Quantos as perspectivas dos professores entrevistados, ambos enalteceram a importância das atividades práticas para o Ensino de Ciências. Foram apontados diferentes problemas para o desenvolvimento das atividades práticas, como a infraestrutura da escola, a falta de espaços adequados, a falta de equipamentos e as salas com turmas numerosas. Carência na formação docente também é apontada pelos dois professores, dificultando a implementação de atividades práticas |
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