A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Celso Fernando [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/6
http://hdl.handle.net/11449/122366
Resumo: The main objective of this work is to describe conceptions and practices of evaluation observed at a private language school. The theoretical background was gathered from Demo (2002a, 2002b), Luckesi (2001), Romão (2001), Shohamy (2001), Hughes (1994) and Depresbiteris (1989). Regarding the data collected, we made use of questionnaires, interviews, group discussions and diaries. Results show that the topics “fear of test” and “test content” were the most frequent ones. Furthermore, there was a harmonious relationship between teacher and students when tests were applied. We observed a “non-verbal agreement” between them, that is, there was a minimum content to be studied and to be asked on a test. We also noticed that classroom activities had a more complex level than the content actually tested.
id UNSP_91e1fb35fa9cd5e643f0d7383bb6674f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122366
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeiraAssessment practice in a private foreign language schoolavaliaçãolíngua inglesainstituição privadaevaluationEnglish languageprivate schoolThe main objective of this work is to describe conceptions and practices of evaluation observed at a private language school. The theoretical background was gathered from Demo (2002a, 2002b), Luckesi (2001), Romão (2001), Shohamy (2001), Hughes (1994) and Depresbiteris (1989). Regarding the data collected, we made use of questionnaires, interviews, group discussions and diaries. Results show that the topics “fear of test” and “test content” were the most frequent ones. Furthermore, there was a harmonious relationship between teacher and students when tests were applied. We observed a “non-verbal agreement” between them, that is, there was a minimum content to be studied and to be asked on a test. We also noticed that classroom activities had a more complex level than the content actually tested.O presente trabalho tem como objetivo descrever as práticas e concepções de avaliação de uma escola de idiomas. Para isso, recorremos aos trabalhos de Demo (2002a, 2002b), Luckesi (2001), Romão (2001), Shohamy (2001), Hughes (1994) e Depresbiteris (1989). Com relação aos instrumentos de coleta, fizemos uso de questionários, entrevistas, discussões em grupo e diários. Os resultados mostram que os tópicos “medo da prova” e “conteúdo da prova” foram os mais recorrentes. Além disso, observamos a existência de uma relação harmoniosa entre aluno e professor quanto à aplicação de provas. Tal fato pode ser explicado devido ao estabelecimento do “contrato tácito” entre ambos, ou seja, há um conteúdo mínimo a ser estudado pelo estudante e a ser aplicado pelo docente. Cabe salientar que, muitas vezes, a prática de sala de aula contemplava um número maior de atividades didáticas com um nível de complexidade superior ao que fora exigido nas provas aplicadas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Celso Fernando [UNESP]2015-04-27T11:55:39Z2015-04-27T11:55:39Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article15-38application/pdfhttp://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/6Linguagem & Ensino, v. 14, n. 1, p. 15-38, 2011.1415-1928http://hdl.handle.net/11449/122366ISSN1415-1928-2011-14-01-15-38.pdf4376809612317029Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinguagem & Ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-11T06:10:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122366Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:22:25.021356Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
Assessment practice in a private foreign language school
title A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
spellingShingle A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
Rocha, Celso Fernando [UNESP]
avaliação
língua inglesa
instituição privada
evaluation
English language
private school
title_short A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
title_full A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
title_fullStr A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
title_full_unstemmed A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
title_sort A prática avaliativa em uma instituição privada de ensino de língua estrangeira
author Rocha, Celso Fernando [UNESP]
author_facet Rocha, Celso Fernando [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Celso Fernando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
língua inglesa
instituição privada
evaluation
English language
private school
topic avaliação
língua inglesa
instituição privada
evaluation
English language
private school
description The main objective of this work is to describe conceptions and practices of evaluation observed at a private language school. The theoretical background was gathered from Demo (2002a, 2002b), Luckesi (2001), Romão (2001), Shohamy (2001), Hughes (1994) and Depresbiteris (1989). Regarding the data collected, we made use of questionnaires, interviews, group discussions and diaries. Results show that the topics “fear of test” and “test content” were the most frequent ones. Furthermore, there was a harmonious relationship between teacher and students when tests were applied. We observed a “non-verbal agreement” between them, that is, there was a minimum content to be studied and to be asked on a test. We also noticed that classroom activities had a more complex level than the content actually tested.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-04-27T11:55:39Z
2015-04-27T11:55:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/6
Linguagem & Ensino, v. 14, n. 1, p. 15-38, 2011.
1415-1928
http://hdl.handle.net/11449/122366
ISSN1415-1928-2011-14-01-15-38.pdf
4376809612317029
url http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/6
http://hdl.handle.net/11449/122366
identifier_str_mv Linguagem & Ensino, v. 14, n. 1, p. 15-38, 2011.
1415-1928
ISSN1415-1928-2011-14-01-15-38.pdf
4376809612317029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linguagem & Ensino
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15-38
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128799904104448