"Mulheres boazinhas não enriquecem": ethos e estereótipos no discurso de autoajuda para mulheres

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Main Author: Verni, Rafaela de Paula
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/182325
Summary: Neste trabalho, analisamos o ethos do discurso de autoajuda que se dirige a mulheres e que tem como tema o sucesso financeiro e profissional. Para tanto, adotamos o aparato-metodológico da Análise do Discurso de linha Francesa, com ênfase nos trabalhos de Dominique Maingueneau sobre a noção de ethos discursivo. Em seus trabalhos, o autor considera o ethos como a imagem que o enunciador do discurso projeta de si pelo próprio modo como enuncia. De acordo com o autor, a análise do ethos deve basear-se em indícios de diversas ordens presentes na superfície discursiva. Uma vez que o objetivo do trabalho é traçar a imagem do enunciador presente no discurso em questão, o estudo da modalidade é uma opção coerente para a análise do ethos, já que a modalidade é uma das formas de manifestação da subjetividade, ou melhor, é uma das formas por meio das quais o enunciador expressa sua opinião ou uma atitude em relação ao que diz. Para analisar a modalidade, adotamos estudos de base funcionalista, mais exatamente as reflexões de Hengeveld (2004) a respeito da expressão lexical de modalidade, aqui empregadas como aparato teórico-metodológico específico da Linguística para auxiliar no desenvolvimento do estudo proposto. O córpus é constituído por três obras de autoajuda destinadas ao público feminino que tratam de finanças e sucesso profissional. A opção por obras voltadas ao público feminino nos permite não só aprofundar as reflexões sobre o discurso de autoajuda, mas também investigar como esse tipo de discurso contribui para a manutenção e/ou transformação de estereótipos do gênero feminino, o que fazemos a partir dos estudos desenvolvidos sobre os estereótipos no âmbito da Psicologia Social. Os resultados alcançados revelam que o discurso em questão é marcado por um tom direto, objetivo e especialmente autoritário. Assim, podemos dizer que o enunciador desse discurso diferencia-se, de certo modo, do enunciador típico de obras de autoajuda convencional, cujo discurso é marcado por um tom bem mais otimista.
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Uma vez que o objetivo do trabalho é traçar a imagem do enunciador presente no discurso em questão, o estudo da modalidade é uma opção coerente para a análise do ethos, já que a modalidade é uma das formas de manifestação da subjetividade, ou melhor, é uma das formas por meio das quais o enunciador expressa sua opinião ou uma atitude em relação ao que diz. Para analisar a modalidade, adotamos estudos de base funcionalista, mais exatamente as reflexões de Hengeveld (2004) a respeito da expressão lexical de modalidade, aqui empregadas como aparato teórico-metodológico específico da Linguística para auxiliar no desenvolvimento do estudo proposto. O córpus é constituído por três obras de autoajuda destinadas ao público feminino que tratam de finanças e sucesso profissional. A opção por obras voltadas ao público feminino nos permite não só aprofundar as reflexões sobre o discurso de autoajuda, mas também investigar como esse tipo de discurso contribui para a manutenção e/ou transformação de estereótipos do gênero feminino, o que fazemos a partir dos estudos desenvolvidos sobre os estereótipos no âmbito da Psicologia Social. Os resultados alcançados revelam que o discurso em questão é marcado por um tom direto, objetivo e especialmente autoritário. Assim, podemos dizer que o enunciador desse discurso diferencia-se, de certo modo, do enunciador típico de obras de autoajuda convencional, cujo discurso é marcado por um tom bem mais otimista.In this work, we analyze the ethos of self-help discourse addressed to women that thematize financial and professional success. To this end, we adopted the methodological approach of the French Line Speech Analysis, with emphasis on the work of Dominique Maingueneau on the notion of discursive ethos. In his works, the author considers the ethos as the image that the enunciator of the speech attributes to itself by the way it enunciates. According to the author, the ethos analysis should be based on indications of diverse order present on the discursive surface. Since the aim of this work is to draw the image of the enunciator present in the speech in question, the study of the modality becomes a coherent textual indication for the ethos analysis, considering the modality is one of the forms of manifestation of subjectivity, or rather, is one of the ways by which the enunciator expresses its opinion or an attitude towards what it says. To analyze the modality, we adopt functionalist-based studies, more precisely the reflections of Hengeveld (2004) regarding the lexical expression of modality, which is used as a Linguistics’ specific theoretical-methodological approach to assist in the development of the proposed study. The corpus consists of three self-help works addressed to the female audience that focus on financial and professional success. The choice of works addressed to the female audience allows us not only to deepen the reflections on the self-help discourse, but also to investigate how this kind of speech contributes to the maintenance and/or transformation of female gender stereotypes, which is done based on stereotype studies in the context of Social Psychology. The results achieved show that the speech in question is marked by a direct, objective and especially authoritarian tone. Thus, we can say that the enunciator of this speech differs in a certain way from the typical enunciator of conventional self-help works, whose speech is marked by a much more optimistic tone.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.180763/2018-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brunelli, Anna Flora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verni, Rafaela de Paula2019-06-17T18:30:50Z2019-06-17T18:30:50Z2019-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18232500091774333004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:58:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:58:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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