O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202408 |
Resumo: | Esta dissertação buscou um diálogo na interface em Geografia e cinema, com enfoque na linha de ensino de Geografia e suas possibilidades no desenvolvimento de múltiplas linguagens para a compreensão do espaço geográfico. Partindo do conceito de lugar segundo Doreen Massey (2008), foi adotado o município de Ourinhos-SP como estudo de caso, desenvolvendo e aplicando a versão cinematográfica do projeto “Diferentes linguagens no estudo do lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipal Escolar”. A partir de entrevistas com moradores e oficinas escolares de fotografia e cinema, produziu-se dois curtas-metragens com os temas “Localização e Identidade” e “Formação Territorial, Cultura e Memória”, que agregaram em sua estética materiais audiovisuais extraídos de diversas fontes, como gravação live action, fotografias e vídeos produzidos pelos alunos, imagens de satélite e Street View do Google Earth, imagens feitas por drone, vídeos do Youtube, fotos do acervo histórico do município, imagens de televisão, músicas, obras de artistas plásticos locais, trechos de programas de rádios locais, entrevistas em áudio, entre outros. Os resultados e discussões explanados nesse trabalho buscaram uma Geografia composta por múltiplas linguagens, sendo a experiência do cinema um dispositivo para que professores e educandos incorporem em suas práticas imagens, sons, histórias, paisagens, valores, tempos e as diversas subjetividades que compõem o lugar. |
id |
UNSP_91ebf237437752e50b80a4c48ce4f060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/202408 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SPCinema as a research methodology of the place: the cinematographic version of the Municipal School Atlas of Ourinhos-SPCinemaEnsino de geografiaLugarEducação geográficaLinguagensGeography teachingPlaceGeographic educationLanguagesEsta dissertação buscou um diálogo na interface em Geografia e cinema, com enfoque na linha de ensino de Geografia e suas possibilidades no desenvolvimento de múltiplas linguagens para a compreensão do espaço geográfico. Partindo do conceito de lugar segundo Doreen Massey (2008), foi adotado o município de Ourinhos-SP como estudo de caso, desenvolvendo e aplicando a versão cinematográfica do projeto “Diferentes linguagens no estudo do lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipal Escolar”. A partir de entrevistas com moradores e oficinas escolares de fotografia e cinema, produziu-se dois curtas-metragens com os temas “Localização e Identidade” e “Formação Territorial, Cultura e Memória”, que agregaram em sua estética materiais audiovisuais extraídos de diversas fontes, como gravação live action, fotografias e vídeos produzidos pelos alunos, imagens de satélite e Street View do Google Earth, imagens feitas por drone, vídeos do Youtube, fotos do acervo histórico do município, imagens de televisão, músicas, obras de artistas plásticos locais, trechos de programas de rádios locais, entrevistas em áudio, entre outros. Os resultados e discussões explanados nesse trabalho buscaram uma Geografia composta por múltiplas linguagens, sendo a experiência do cinema um dispositivo para que professores e educandos incorporem em suas práticas imagens, sons, histórias, paisagens, valores, tempos e as diversas subjetividades que compõem o lugar.This dissertation has searched a dialogue in the interface of Geography and cinema, with focus in the line of Geography teaching, and its possibilities in the development of multiple languages to the comprehension of the geographical space. With the concept of place as a “starting point”, from the considerations of Doreen Massey (2008), it was adopted the municipality of Ourinhos-SP as a case study, developing and applying the cinematographic version of the project “Different languages in the study of the place: proposals and dialogues to Scholar Municipal Atlas”. Form interviews with residents and scholar workshops of photography and movies, it was produced two short-films with the themes “Localization and Identity” and “Territorial Formation, Culture and Memory”, that added in their aesthetic audiovisual materials extracted from diverse sources, like live action recording, photos and videos made by the students, satellite images and Google Earth’s Street View, images made by drone, YouTube videos, municipality historical collection photos, television images, music, pieces of local plastic artists, parts of city radio programs, audio interviews, among others. The results and discussions exposed in this work searched the comprehension of a Geography composed by multiple languages, being the cinema experience a device to that teachers and students to incorporate in their practices images, sounds, histories, landscapes, values, times and the diverse subjectivities that composes the place.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Rogério2021-01-20T19:57:36Z2021-01-20T19:57:36Z2020-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20240833004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:46:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:42.225331Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP Cinema as a research methodology of the place: the cinematographic version of the Municipal School Atlas of Ourinhos-SP |
title |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP |
spellingShingle |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP Borges, Rogério Cinema Ensino de geografia Lugar Educação geográfica Linguagens Geography teaching Place Geographic education Languages |
title_short |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP |
title_full |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP |
title_fullStr |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP |
title_full_unstemmed |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP |
title_sort |
O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP |
author |
Borges, Rogério |
author_facet |
Borges, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Ensino de geografia Lugar Educação geográfica Linguagens Geography teaching Place Geographic education Languages |
topic |
Cinema Ensino de geografia Lugar Educação geográfica Linguagens Geography teaching Place Geographic education Languages |
description |
Esta dissertação buscou um diálogo na interface em Geografia e cinema, com enfoque na linha de ensino de Geografia e suas possibilidades no desenvolvimento de múltiplas linguagens para a compreensão do espaço geográfico. Partindo do conceito de lugar segundo Doreen Massey (2008), foi adotado o município de Ourinhos-SP como estudo de caso, desenvolvendo e aplicando a versão cinematográfica do projeto “Diferentes linguagens no estudo do lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipal Escolar”. A partir de entrevistas com moradores e oficinas escolares de fotografia e cinema, produziu-se dois curtas-metragens com os temas “Localização e Identidade” e “Formação Territorial, Cultura e Memória”, que agregaram em sua estética materiais audiovisuais extraídos de diversas fontes, como gravação live action, fotografias e vídeos produzidos pelos alunos, imagens de satélite e Street View do Google Earth, imagens feitas por drone, vídeos do Youtube, fotos do acervo histórico do município, imagens de televisão, músicas, obras de artistas plásticos locais, trechos de programas de rádios locais, entrevistas em áudio, entre outros. Os resultados e discussões explanados nesse trabalho buscaram uma Geografia composta por múltiplas linguagens, sendo a experiência do cinema um dispositivo para que professores e educandos incorporem em suas práticas imagens, sons, histórias, paisagens, valores, tempos e as diversas subjetividades que compõem o lugar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22 2021-01-20T19:57:36Z 2021-01-20T19:57:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/202408 33004137004P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/202408 |
identifier_str_mv |
33004137004P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129587460177920 |