O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rogério
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202408
Resumo: Esta dissertação buscou um diálogo na interface em Geografia e cinema, com enfoque na linha de ensino de Geografia e suas possibilidades no desenvolvimento de múltiplas linguagens para a compreensão do espaço geográfico. Partindo do conceito de lugar segundo Doreen Massey (2008), foi adotado o município de Ourinhos-SP como estudo de caso, desenvolvendo e aplicando a versão cinematográfica do projeto “Diferentes linguagens no estudo do lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipal Escolar”. A partir de entrevistas com moradores e oficinas escolares de fotografia e cinema, produziu-se dois curtas-metragens com os temas “Localização e Identidade” e “Formação Territorial, Cultura e Memória”, que agregaram em sua estética materiais audiovisuais extraídos de diversas fontes, como gravação live action, fotografias e vídeos produzidos pelos alunos, imagens de satélite e Street View do Google Earth, imagens feitas por drone, vídeos do Youtube, fotos do acervo histórico do município, imagens de televisão, músicas, obras de artistas plásticos locais, trechos de programas de rádios locais, entrevistas em áudio, entre outros. Os resultados e discussões explanados nesse trabalho buscaram uma Geografia composta por múltiplas linguagens, sendo a experiência do cinema um dispositivo para que professores e educandos incorporem em suas práticas imagens, sons, histórias, paisagens, valores, tempos e as diversas subjetividades que compõem o lugar.
id UNSP_91ebf237437752e50b80a4c48ce4f060
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202408
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SPCinema as a research methodology of the place: the cinematographic version of the Municipal School Atlas of Ourinhos-SPCinemaEnsino de geografiaLugarEducação geográficaLinguagensGeography teachingPlaceGeographic educationLanguagesEsta dissertação buscou um diálogo na interface em Geografia e cinema, com enfoque na linha de ensino de Geografia e suas possibilidades no desenvolvimento de múltiplas linguagens para a compreensão do espaço geográfico. Partindo do conceito de lugar segundo Doreen Massey (2008), foi adotado o município de Ourinhos-SP como estudo de caso, desenvolvendo e aplicando a versão cinematográfica do projeto “Diferentes linguagens no estudo do lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipal Escolar”. A partir de entrevistas com moradores e oficinas escolares de fotografia e cinema, produziu-se dois curtas-metragens com os temas “Localização e Identidade” e “Formação Territorial, Cultura e Memória”, que agregaram em sua estética materiais audiovisuais extraídos de diversas fontes, como gravação live action, fotografias e vídeos produzidos pelos alunos, imagens de satélite e Street View do Google Earth, imagens feitas por drone, vídeos do Youtube, fotos do acervo histórico do município, imagens de televisão, músicas, obras de artistas plásticos locais, trechos de programas de rádios locais, entrevistas em áudio, entre outros. Os resultados e discussões explanados nesse trabalho buscaram uma Geografia composta por múltiplas linguagens, sendo a experiência do cinema um dispositivo para que professores e educandos incorporem em suas práticas imagens, sons, histórias, paisagens, valores, tempos e as diversas subjetividades que compõem o lugar.This dissertation has searched a dialogue in the interface of Geography and cinema, with focus in the line of Geography teaching, and its possibilities in the development of multiple languages to the comprehension of the geographical space. With the concept of place as a “starting point”, from the considerations of Doreen Massey (2008), it was adopted the municipality of Ourinhos-SP as a case study, developing and applying the cinematographic version of the project “Different languages in the study of the place: proposals and dialogues to Scholar Municipal Atlas”. Form interviews with residents and scholar workshops of photography and movies, it was produced two short-films with the themes “Localization and Identity” and “Territorial Formation, Culture and Memory”, that added in their aesthetic audiovisual materials extracted from diverse sources, like live action recording, photos and videos made by the students, satellite images and Google Earth’s Street View, images made by drone, YouTube videos, municipality historical collection photos, television images, music, pieces of local plastic artists, parts of city radio programs, audio interviews, among others. The results and discussions exposed in this work searched the comprehension of a Geography composed by multiple languages, being the cinema experience a device to that teachers and students to incorporate in their practices images, sounds, histories, landscapes, values, times and the diverse subjectivities that composes the place.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Rogério2021-01-20T19:57:36Z2021-01-20T19:57:36Z2020-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20240833004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:46:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:42.225331Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
Cinema as a research methodology of the place: the cinematographic version of the Municipal School Atlas of Ourinhos-SP
title O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
spellingShingle O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
Borges, Rogério
Cinema
Ensino de geografia
Lugar
Educação geográfica
Linguagens
Geography teaching
Place
Geographic education
Languages
title_short O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
title_full O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
title_fullStr O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
title_full_unstemmed O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
title_sort O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
author Borges, Rogério
author_facet Borges, Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Ensino de geografia
Lugar
Educação geográfica
Linguagens
Geography teaching
Place
Geographic education
Languages
topic Cinema
Ensino de geografia
Lugar
Educação geográfica
Linguagens
Geography teaching
Place
Geographic education
Languages
description Esta dissertação buscou um diálogo na interface em Geografia e cinema, com enfoque na linha de ensino de Geografia e suas possibilidades no desenvolvimento de múltiplas linguagens para a compreensão do espaço geográfico. Partindo do conceito de lugar segundo Doreen Massey (2008), foi adotado o município de Ourinhos-SP como estudo de caso, desenvolvendo e aplicando a versão cinematográfica do projeto “Diferentes linguagens no estudo do lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipal Escolar”. A partir de entrevistas com moradores e oficinas escolares de fotografia e cinema, produziu-se dois curtas-metragens com os temas “Localização e Identidade” e “Formação Territorial, Cultura e Memória”, que agregaram em sua estética materiais audiovisuais extraídos de diversas fontes, como gravação live action, fotografias e vídeos produzidos pelos alunos, imagens de satélite e Street View do Google Earth, imagens feitas por drone, vídeos do Youtube, fotos do acervo histórico do município, imagens de televisão, músicas, obras de artistas plásticos locais, trechos de programas de rádios locais, entrevistas em áudio, entre outros. Os resultados e discussões explanados nesse trabalho buscaram uma Geografia composta por múltiplas linguagens, sendo a experiência do cinema um dispositivo para que professores e educandos incorporem em suas práticas imagens, sons, histórias, paisagens, valores, tempos e as diversas subjetividades que compõem o lugar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
2021-01-20T19:57:36Z
2021-01-20T19:57:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202408
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/202408
identifier_str_mv 33004137004P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129587460177920