Um estudo da beleza corporal a partir do imaginário midiático: Barbie e a construção de um estilo de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204951
Resumo: Atualmente, a beleza corporal desejada pela maioria das mulheres é a beleza midiática e esta é uma beleza fabricada com a melhor e mais avançada tecnologia disponível no mercado, inclusive, por programas de edição que melhoram a imagem das atrizes e modelos. Percebe-se que a busca por esse imaginário estético se revela frustrante para a maioria das mulheres, pois elas não conseguem reproduzir em seus corpos a beleza que tanto almejam; além do que, esse desejo motiva a adoção de um comportamento consumista irresponsável, podendo colocar a saúde e a beleza em risco. Diante desse quadro social, essa tese se propõe a compreender como as mídias contribuem na promoção de uma formação estética, na qual as preocupações com a beleza corporal não se limitam a um consumo estético pontual, mas podem se transformar em um estilo de vida feminino pautado pelo consumo, pelo sofrimento e, em grande parte, pela decepção frente aos resultados obtidos. De maneira específica, foi tratado o seguinte problema: como o desejo por um corpo midiático pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um estilo de vida pautado pelo consumo; consumo que faz do corpo uma mercadoria que perde seu valor quando a beleza se esvai. Tendo o corpo magro e jovem como os principais valores desse imaginário midiático de estética corporal, utilizo a boneca Barbie como representante deste imaginário, pois ela possibilita, primeiro, analisar como o anseio por esta beleza midiática pode estar presente em todas as fases da vida da mulher – da infância à velhice; e, segundo, realizar leituras de cada uma dessas fases para compreender como o imaginário midiático de estética corporal se faz presente e assume uma importância vital na construção da rotina das mulheres. Pierre Bourdieu, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Mikhail Bakhtin, Foucault e Zigmunt Bauman são os principais autores utilizados para a realização das leituras e análises nesta pesquisa. Da qual constato que, o corpo passa a ser reconhecido como uma mercadoria de grande valor em nossa sociedade, pois o capital estético midiático é visto como um capital simbólico de alto valor social. Consequentemente, esta tese demonstra que quem não possuir esse capital estético estará sujeito a um sofrimento decorrente da violência em suas várias formas, com destaque para a violência simbólica. Inclusive, a mulher bela também não estará isenta do sofrimento provocado pela adoção do estilo de vida que visa reproduzir a beleza estética midiática. Isto porque, o cultivo desse capital estético implica em muitas renúncias e investimentos que se apresentam na forma de severas dietas, em rigorosos treinamentos, em caros tratamentos estéticos e na atualização constante do guarda-roupa. Neste processo estético, aponto que a cultura e seu respectivo imaginário deixam de ser motivos de orgulho para a humanidade, pois em vez de promoverem a diversidade, elas promovem a exclusão social de quem não segue suas normas e padrões.
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Diante desse quadro social, essa tese se propõe a compreender como as mídias contribuem na promoção de uma formação estética, na qual as preocupações com a beleza corporal não se limitam a um consumo estético pontual, mas podem se transformar em um estilo de vida feminino pautado pelo consumo, pelo sofrimento e, em grande parte, pela decepção frente aos resultados obtidos. De maneira específica, foi tratado o seguinte problema: como o desejo por um corpo midiático pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um estilo de vida pautado pelo consumo; consumo que faz do corpo uma mercadoria que perde seu valor quando a beleza se esvai. Tendo o corpo magro e jovem como os principais valores desse imaginário midiático de estética corporal, utilizo a boneca Barbie como representante deste imaginário, pois ela possibilita, primeiro, analisar como o anseio por esta beleza midiática pode estar presente em todas as fases da vida da mulher – da infância à velhice; e, segundo, realizar leituras de cada uma dessas fases para compreender como o imaginário midiático de estética corporal se faz presente e assume uma importância vital na construção da rotina das mulheres. Pierre Bourdieu, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Mikhail Bakhtin, Foucault e Zigmunt Bauman são os principais autores utilizados para a realização das leituras e análises nesta pesquisa. Da qual constato que, o corpo passa a ser reconhecido como uma mercadoria de grande valor em nossa sociedade, pois o capital estético midiático é visto como um capital simbólico de alto valor social. Consequentemente, esta tese demonstra que quem não possuir esse capital estético estará sujeito a um sofrimento decorrente da violência em suas várias formas, com destaque para a violência simbólica. Inclusive, a mulher bela também não estará isenta do sofrimento provocado pela adoção do estilo de vida que visa reproduzir a beleza estética midiática. Isto porque, o cultivo desse capital estético implica em muitas renúncias e investimentos que se apresentam na forma de severas dietas, em rigorosos treinamentos, em caros tratamentos estéticos e na atualização constante do guarda-roupa. Neste processo estético, aponto que a cultura e seu respectivo imaginário deixam de ser motivos de orgulho para a humanidade, pois em vez de promoverem a diversidade, elas promovem a exclusão social de quem não segue suas normas e padrões.Currently, the body beauty desired by most women is the beauty valued in the media environment, which is built with the best and most advanced technologies available in the consumer market, including visual editing softwares wich improve the image of actresses and models. It is clear that the persecution for this aesthetic imagery proves to be frustrating for most women, as they are unable to reproduce in their bodies the beauty they so long for; furthermore, this desire motivates the adoption of irresponsible consumerist behavior, which may put health and beauty at risk. In view of this social framework, this thesis proposes to understand how the media universe contributes to the promotion of aesthetic principles, in which concerns about body beauty are not limited to punctual aesthetic consumption, but can be transformed into a ruled female lifestyle, for the unrestrained purchase, for the suffering and for the disappointment, for a great part of the community, in face of the obtained results. The following problem was specifically researched: how the desire for a body valued by the mass media can be the starting point for the development of a lifestyle guided by consumption; consumption that makes the body a product that loses its value when beauty disappears. Based on the main values of this body aesthetic media imagery that values thin and young body, I used the Barbie doll as a representative of this imagery, as it allows, firstly, to analyze how the yearning for this beauty constructed by the media can be present in all stages of the woman's life - from childhood to old age; and, additionally, carry out investigations of each of these phases to understand how the mediatic imagery of body aesthetics is present in the construction of the women's routine, showing a vital importance. Pierre Bourdieu, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Mikhail Bakhtin, Foucault and Zigmunt Bauman are the main authors used to carry out the readings and analyzes in this research. In this study, I note that the body starts to be recognized as an item of great value in our society, as the aesthetic media capital is seen as a symbolic capital of high value by the community. Consequently, this thesis demonstrates that whoever does not have this aesthetic capital will be subject to suffering caused by violence in its various forms, with emphasis on the symbolic one. Also, the woman considered beautiful will not be exempt from the suffering caused by the adoption of a lifestyle that aims to reproduce the media's aesthetic beauty. The reason for this is that the cultivation of this aesthetic capital implies many renoucements and investments that are characterized by severe diets, in demanding physical training, in expensive aesthetic treatments and in the constant updating of clothing. In this aesthetic process, I register that cultural behavior and its respective imagery are no longer reasons for greatness for humanity, as instead of promoting diversity, they promote the social exclusion of those who do not follow their norms and standards.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]2021-06-15T12:15:49Z2021-06-15T12:15:49Z2021-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20495133004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:20:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204951Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:29:13.858208Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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