Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Lara Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180523
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve o objetivo de investigar aspectos do Pensamento Computacional (PC) emergentes em um grupo de estudantes de graduação em Matemática ao explorarem a Geometria Fractal com o software GeoGebra. Especificamente, buscou-se analisar como tais aspectos se manifestaram nesse grupo ao construírem alguns fractais no software citado. Esta pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa. Foram realizados experimentos de ensino com três duplas de estudantes de graduação em Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Rio Claro. Tais experimentos de ensino se constituíram de quatro sessões de ensino com cada dupla, que compuseram o cenário de pesquisa do trabalho. Os procedimentos metodológicos de registro utilizados foram: filmagens de todas as sessões de ensino; captação da tela do computador; roteiro impresso das atividades; entrevistas após cada sessão; e escrita de diários de campo. Assim, os dados desta pesquisa se constituíram de: vídeo gravações do ambiente; vídeo gravações da tela do computador; respostas das atividades; e observações dos diários de campo. Os resultados apontam que as diferentes estratégias adotadas para a construção dos fractais no software GeoGebra, possibilitaram a manifestação de diversas habilidades presentes no PC, que convergiram em cinco categorias nesse estudo: pensamento algorítmico; decomposição e generalização; padrões e abstração; representação e automação; e avaliação. Em particular, identificou-se indícios de que as habilidades completam uma a outra e que tais aspectos podem se manifestar em conjunto.
id UNSP_91f7764c189403f59fb78c7622bbfda6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180523
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebraAspects of computational thinking in construction with GeoGebra softwareGraduação em MatemáticaEnsino de MatemáticaExperimento de ensinoEducação MatemáticaGraduation in MathematicsMathematics teachingTeaching experimentMathematical educationEsta dissertação apresenta uma pesquisa que teve o objetivo de investigar aspectos do Pensamento Computacional (PC) emergentes em um grupo de estudantes de graduação em Matemática ao explorarem a Geometria Fractal com o software GeoGebra. Especificamente, buscou-se analisar como tais aspectos se manifestaram nesse grupo ao construírem alguns fractais no software citado. Esta pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa. Foram realizados experimentos de ensino com três duplas de estudantes de graduação em Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Rio Claro. Tais experimentos de ensino se constituíram de quatro sessões de ensino com cada dupla, que compuseram o cenário de pesquisa do trabalho. Os procedimentos metodológicos de registro utilizados foram: filmagens de todas as sessões de ensino; captação da tela do computador; roteiro impresso das atividades; entrevistas após cada sessão; e escrita de diários de campo. Assim, os dados desta pesquisa se constituíram de: vídeo gravações do ambiente; vídeo gravações da tela do computador; respostas das atividades; e observações dos diários de campo. Os resultados apontam que as diferentes estratégias adotadas para a construção dos fractais no software GeoGebra, possibilitaram a manifestação de diversas habilidades presentes no PC, que convergiram em cinco categorias nesse estudo: pensamento algorítmico; decomposição e generalização; padrões e abstração; representação e automação; e avaliação. Em particular, identificou-se indícios de que as habilidades completam uma a outra e que tais aspectos podem se manifestar em conjunto.This dissertation presents a research that aims to investigate emerging aspects of Computational Thinking (PC) in a group of undergraduate students in Mathematics when exploring Fractal Geometry with GeoGebra software. Specifically, we sought to analyze how these aspects manifested themselves in this group by constructing some fractals in the cited software. This research followed a qualitative methodological approach. Teaching experiments were carried out with three pairs of undergraduate students in Mathematics from the São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Rio Claro Campus. These teaching experiments consisted of four teaching sessions with each pair, which made up the research scenario of the work. The methodological procedures for registration used were: filming of all teaching sessions; computer screen capture; printed schedule of activities; interviews after each session; and writing of field diaries. Thus, the data of this research consisted of: video recordings of the environment; video recordings of computer screen; activity responses; and field diary observations. The results point out that the different strategies adopted for the construction of the fractals in the GeoGebra software, allowed the manifestation of several affordances present in the PC, that converged in five categories in this study: algorithmic thinking; decomposition and generalization; patterns and abstraction; representation and automation; and evaluation. In particular, evidence has been identified that one affordances complements the other, and that such aspects can manifest themselves together.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Lara Martins [UNESP]2019-01-22T17:07:56Z2019-01-22T17:07:56Z2019-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18052300091187833004137031P749140703550403980000-0002-5810-2259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:02:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180523Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:12:07.771527Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
Aspects of computational thinking in construction with GeoGebra software
title Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
spellingShingle Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
Barbosa, Lara Martins [UNESP]
Graduação em Matemática
Ensino de Matemática
Experimento de ensino
Educação Matemática
Graduation in Mathematics
Mathematics teaching
Teaching experiment
Mathematical education
title_short Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
title_full Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
title_fullStr Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
title_full_unstemmed Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
title_sort Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra
author Barbosa, Lara Martins [UNESP]
author_facet Barbosa, Lara Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Lara Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação em Matemática
Ensino de Matemática
Experimento de ensino
Educação Matemática
Graduation in Mathematics
Mathematics teaching
Teaching experiment
Mathematical education
topic Graduação em Matemática
Ensino de Matemática
Experimento de ensino
Educação Matemática
Graduation in Mathematics
Mathematics teaching
Teaching experiment
Mathematical education
description Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve o objetivo de investigar aspectos do Pensamento Computacional (PC) emergentes em um grupo de estudantes de graduação em Matemática ao explorarem a Geometria Fractal com o software GeoGebra. Especificamente, buscou-se analisar como tais aspectos se manifestaram nesse grupo ao construírem alguns fractais no software citado. Esta pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa. Foram realizados experimentos de ensino com três duplas de estudantes de graduação em Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Rio Claro. Tais experimentos de ensino se constituíram de quatro sessões de ensino com cada dupla, que compuseram o cenário de pesquisa do trabalho. Os procedimentos metodológicos de registro utilizados foram: filmagens de todas as sessões de ensino; captação da tela do computador; roteiro impresso das atividades; entrevistas após cada sessão; e escrita de diários de campo. Assim, os dados desta pesquisa se constituíram de: vídeo gravações do ambiente; vídeo gravações da tela do computador; respostas das atividades; e observações dos diários de campo. Os resultados apontam que as diferentes estratégias adotadas para a construção dos fractais no software GeoGebra, possibilitaram a manifestação de diversas habilidades presentes no PC, que convergiram em cinco categorias nesse estudo: pensamento algorítmico; decomposição e generalização; padrões e abstração; representação e automação; e avaliação. Em particular, identificou-se indícios de que as habilidades completam uma a outra e que tais aspectos podem se manifestar em conjunto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-22T17:07:56Z
2019-01-22T17:07:56Z
2019-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180523
000911878
33004137031P7
4914070355040398
0000-0002-5810-2259
url http://hdl.handle.net/11449/180523
identifier_str_mv 000911878
33004137031P7
4914070355040398
0000-0002-5810-2259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128331078434816