O trabalho docente e a Nova Gestão Pública nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro (2005 - 2015)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183334 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta e analisa os Planos de Carreira Docente e a legislação concernente à carreira docente dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro entre os anos de 2005 e 2015, no contexto do advento das políticas neoliberais e do desenvolvimento de processo gerencialista, identificando a relação deste processo com a carreira docente. É parte integrante do Projeto de Pesquisa do CNPq “Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2015)” que visa mapear, caracterizar e analisar possíveis tendências em relação à privatização da Educação Básica no Brasil no mesmo período. Deste modo, o presente estudo busca compreender, à luz dos estudos sobre gerencialismo, em que medida os Planos de Carreiras Docente e as legislações dos estados sofrem neste período. Optamos pela abordagem qualitativa como norteadora metodológica, compondo o corpus de análise a discussão bibliográfica e análise documental. |
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O trabalho docente e a Nova Gestão Pública nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro (2005 - 2015)Teaching work and New Public Management in the states of Minas Gerais and Rio de Janeiro (2005 - 2015)PrivatizaçãoGerencialismoCarreira docentePrivatizationManagerialismTeaching careerA presente pesquisa apresenta e analisa os Planos de Carreira Docente e a legislação concernente à carreira docente dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro entre os anos de 2005 e 2015, no contexto do advento das políticas neoliberais e do desenvolvimento de processo gerencialista, identificando a relação deste processo com a carreira docente. É parte integrante do Projeto de Pesquisa do CNPq “Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2015)” que visa mapear, caracterizar e analisar possíveis tendências em relação à privatização da Educação Básica no Brasil no mesmo período. Deste modo, o presente estudo busca compreender, à luz dos estudos sobre gerencialismo, em que medida os Planos de Carreiras Docente e as legislações dos estados sofrem neste período. Optamos pela abordagem qualitativa como norteadora metodológica, compondo o corpus de análise a discussão bibliográfica e análise documental.This research presents and analyzes the Teaching Career Plans and the legislation concerning the teaching career of the states of Minas Gerais and Rio de Janeiro between 2005 and 2015, in the context of the advent of neoliberal policies and the development of a managerial process, identifying the relationship of this process with the teaching career. It is an integral part of the CNPq Research Project "Mapping Strategies for the Privatization of Basic Education in Brazil (2005-2015)" which aims to map, characterize and analyze possible trends regarding the privatization of Basic Education in Brazil in the same period. Thus, the present study seeks to understand, in the light of the studies on managerialism, to what extent the Teacher Career Plans and state legislations suffer in this period. We chose the qualitative approach as methodological guide, composing the corpus of analysis to bibliographical discussion and documentary analysis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Nathália Arcenio de2019-08-27T19:37:47Z2019-08-27T19:37:47Z2018-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18333400092439033004137064P268830755646002770000-0003-1486-7396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:08:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183334Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:45.651289Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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