Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009 http://hdl.handle.net/11449/26480 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência. |
id |
UNSP_92685e70ffa9e1d03b700a45b32a8141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26480 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docênciaPre service education of Biology teachers: the computer-mediated collaborative methodology and learning for teachingMetodologia colaborativaComputadorFormação inicialDocênciaCollaborative methodologyComputerPre-service educationTeachingEste artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.This article presents the results of the implantation and application of a computer-mediated collaborative methodology applied to Biology students at Practicum Internship course at the Universidade Estadual de Maringá (UEM). Based on qualitative approach, data was collected through questionnaires, documents, in locus observations and analysis of ideas. The conceptions and participants reflections was processed according to three groups of formative elements to teaching constructing a professional identity, construction of shared knowledge and mediation. It follows that student-teachers (ST) had significant attitudinal changes regarding the teaching-learning process and concerning the teacher role, as they embrace the importance of appreciate the collaborative methodology and the use of computers as a pedagogical resource in Biology teaching-learning, contemplating this items on their own experience, they were able to constructed knowledge for teaching.Universidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de BiologiaUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual de Maringá (UEM)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gianotto, Dulcinéia Ester PaganiDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article631-648application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648010.1590/S1516-73132010000300009S1516-73132010000300009S1516-73132010000300009.pdf23749743139537720000-0002-0192-3988SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:09:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:27:04.814317Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência Pre service education of Biology teachers: the computer-mediated collaborative methodology and learning for teaching |
title |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani Metodologia colaborativa Computador Formação inicial Docência Collaborative methodology Computer Pre-service education Teaching |
title_short |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência |
title_full |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência |
title_sort |
Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência |
author |
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
author_facet |
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia colaborativa Computador Formação inicial Docência Collaborative methodology Computer Pre-service education Teaching |
topic |
Metodologia colaborativa Computador Formação inicial Docência Collaborative methodology Computer Pre-service education Teaching |
description |
Este artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T15:07:22Z 2014-05-20T15:07:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26480 10.1590/S1516-73132010000300009 S1516-73132010000300009 S1516-73132010000300009.pdf 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009 http://hdl.handle.net/11449/26480 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010. 1516-7313 10.1590/S1516-73132010000300009 S1516-73132010000300009 S1516-73132010000300009.pdf 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
631-648 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128654098563072 |