Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009
http://hdl.handle.net/11449/26480
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.
id UNSP_92685e70ffa9e1d03b700a45b32a8141
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26480
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docênciaPre service education of Biology teachers: the computer-mediated collaborative methodology and learning for teachingMetodologia colaborativaComputadorFormação inicialDocênciaCollaborative methodologyComputerPre-service educationTeachingEste artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.This article presents the results of the implantation and application of a computer-mediated collaborative methodology applied to Biology students at Practicum Internship course at the Universidade Estadual de Maringá (UEM). Based on qualitative approach, data was collected through questionnaires, documents, in locus observations and analysis of ideas. The conceptions and participants reflections was processed according to three groups of formative elements to teaching constructing a professional identity, construction of shared knowledge and mediation. It follows that student-teachers (ST) had significant attitudinal changes regarding the teaching-learning process and concerning the teacher role, as they embrace the importance of appreciate the collaborative methodology and the use of computers as a pedagogical resource in Biology teaching-learning, contemplating this items on their own experience, they were able to constructed knowledge for teaching.Universidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de BiologiaUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual de Maringá (UEM)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gianotto, Dulcinéia Ester PaganiDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article631-648application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648010.1590/S1516-73132010000300009S1516-73132010000300009S1516-73132010000300009.pdf23749743139537720000-0002-0192-3988SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:09:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:27:04.814317Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
Pre service education of Biology teachers: the computer-mediated collaborative methodology and learning for teaching
title Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
spellingShingle Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Metodologia colaborativa
Computador
Formação inicial
Docência
Collaborative methodology
Computer
Pre-service education
Teaching
title_short Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
title_full Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
title_fullStr Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
title_sort Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência
author Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author_facet Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia colaborativa
Computador
Formação inicial
Docência
Collaborative methodology
Computer
Pre-service education
Teaching
topic Metodologia colaborativa
Computador
Formação inicial
Docência
Collaborative methodology
Computer
Pre-service education
Teaching
description Este artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T15:07:22Z
2014-05-20T15:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26480
10.1590/S1516-73132010000300009
S1516-73132010000300009
S1516-73132010000300009.pdf
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300009
http://hdl.handle.net/11449/26480
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 631-648, 2010.
1516-7313
10.1590/S1516-73132010000300009
S1516-73132010000300009
S1516-73132010000300009.pdf
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 631-648
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128654098563072