Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102002
Resumo: Este estudo analisa um processo de formação inicial de professores, pautado numa metodologia colaborativa para uso do computador como recurso pedagógico, a partir da descrição e interpretação de uma experiência didática, realizada em 2006, na disciplina Prática de Ensino de Ciências e Biologia II, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com um grupo de 16 (dezesseis) Alunos-Professores (AP). A experiência fundamenta-se nas diretrizes teóricas da Aprendizagem Colaborativa (AC) e apóia-se na perspectiva de que uma mudança na prática pedagógica, mediante a adoção de atitudes colaborativas, participação ativa e construção conjunta do conhecimento, associadas ao uso da tecnologia computacional pode provocar uma mudança de comportamento dos AP, influenciando, significativamente, a melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de formação inicial de professores de Biologia. Para tanto, foi adotada a metodologia qualitativa, visto que esta abordagem supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o objeto de estudo, possibilitando-lhe captar e compreender os significados das percepções e experiências dos sujeitos da pesquisa. A coleta de dados, constituída basicamente de textos e falas transcritas de questionários e documentos, deu-se mediante o desenvolvimento de diversas ações pedagógicas. Essas ações proporcionaram aos AP, além da fundamentação teórica necessária, oportunidades de estabelecer um diálogo com a realidade, quando da observação e análise de aulas de Biologia, com o uso das ferramentas computacionais sob a perspectiva colaborativa, numa escola campo de estágio. A análise e discussão dos resultados evidência que ao serem estimulados a emergirem num processo crítico-reflexivo conjunto, sobre o que faziam, como faziam e porque faziam, os AP parecem ter construído, particularmente...
id UNSP_98dcd5718d6cac84599b280cf28b1550
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102002
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadoresBiologiaProfessores - FormaçãoComputadoresBiologia - Formação de professoresEducação - Prática colaborativaBiology - TeachingBiology - Teacher educationEste estudo analisa um processo de formação inicial de professores, pautado numa metodologia colaborativa para uso do computador como recurso pedagógico, a partir da descrição e interpretação de uma experiência didática, realizada em 2006, na disciplina Prática de Ensino de Ciências e Biologia II, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com um grupo de 16 (dezesseis) Alunos-Professores (AP). A experiência fundamenta-se nas diretrizes teóricas da Aprendizagem Colaborativa (AC) e apóia-se na perspectiva de que uma mudança na prática pedagógica, mediante a adoção de atitudes colaborativas, participação ativa e construção conjunta do conhecimento, associadas ao uso da tecnologia computacional pode provocar uma mudança de comportamento dos AP, influenciando, significativamente, a melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de formação inicial de professores de Biologia. Para tanto, foi adotada a metodologia qualitativa, visto que esta abordagem supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o objeto de estudo, possibilitando-lhe captar e compreender os significados das percepções e experiências dos sujeitos da pesquisa. A coleta de dados, constituída basicamente de textos e falas transcritas de questionários e documentos, deu-se mediante o desenvolvimento de diversas ações pedagógicas. Essas ações proporcionaram aos AP, além da fundamentação teórica necessária, oportunidades de estabelecer um diálogo com a realidade, quando da observação e análise de aulas de Biologia, com o uso das ferramentas computacionais sob a perspectiva colaborativa, numa escola campo de estágio. A análise e discussão dos resultados evidência que ao serem estimulados a emergirem num processo crítico-reflexivo conjunto, sobre o que faziam, como faziam e porque faziam, os AP parecem ter construído, particularmente...The present study analyses the process of pre-service teacher education based on a collaborative methodology for the use of the computer as a pedagogical resource, through the description and interpretation of a didactical experience occurred in 2006 in the II Science and Biology Education Practice subject of Maringa State University (UEM), with a 16 student teachers (AP) group. The experience is based on the theoretical directives of collaborative practice (AC) and leans on the perspective that a conceptual change in the pedagogical practice, through the adoption of collaborative practices, active participation and group knowledge construction, associated with the use of computer technologies may cause a change in the behavior of the student teachers, influencing significantly the quality of teaching e learning in biology teachers pre service education. A qualitative methodology was adopted considering that this approach supposes the direct and prolonged contact of the researcher with his object of study, making possible the caption and comprehension of the perceptions and experiences of the subjects of research. The data collection, constituted basically of texts and transcriptions of questionnaires and documents, was organized through the development of several pedagogical actions. Such actions proportionate to the student teachers, besides the necessary theory explanation, opportunities of establishing a dialogue with the reality when observating and analyzing biology classes with the use of computer sources under a collaborative practice, in a school-based internship program. The analysis and discussion of the results shows up that when the student teachers are stimulated to emerge, all together, in a critical-reflexive pedagogical process about what they were doing, how they were doing... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis245 f. : il. + anexosapplication/pdfGIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores. 2008. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102002000563734gianotto_dep_dr_bauru.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:07:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:10.449859Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
title Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
spellingShingle Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani [UNESP]
Biologia
Professores - Formação
Computadores
Biologia - Formação de professores
Educação - Prática colaborativa
Biology - Teaching
Biology - Teacher education
title_short Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
title_full Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
title_fullStr Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
title_sort Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores
author Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani [UNESP]
author_facet Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Professores - Formação
Computadores
Biologia - Formação de professores
Educação - Prática colaborativa
Biology - Teaching
Biology - Teacher education
topic Biologia
Professores - Formação
Computadores
Biologia - Formação de professores
Educação - Prática colaborativa
Biology - Teaching
Biology - Teacher education
description Este estudo analisa um processo de formação inicial de professores, pautado numa metodologia colaborativa para uso do computador como recurso pedagógico, a partir da descrição e interpretação de uma experiência didática, realizada em 2006, na disciplina Prática de Ensino de Ciências e Biologia II, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com um grupo de 16 (dezesseis) Alunos-Professores (AP). A experiência fundamenta-se nas diretrizes teóricas da Aprendizagem Colaborativa (AC) e apóia-se na perspectiva de que uma mudança na prática pedagógica, mediante a adoção de atitudes colaborativas, participação ativa e construção conjunta do conhecimento, associadas ao uso da tecnologia computacional pode provocar uma mudança de comportamento dos AP, influenciando, significativamente, a melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de formação inicial de professores de Biologia. Para tanto, foi adotada a metodologia qualitativa, visto que esta abordagem supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o objeto de estudo, possibilitando-lhe captar e compreender os significados das percepções e experiências dos sujeitos da pesquisa. A coleta de dados, constituída basicamente de textos e falas transcritas de questionários e documentos, deu-se mediante o desenvolvimento de diversas ações pedagógicas. Essas ações proporcionaram aos AP, além da fundamentação teórica necessária, oportunidades de estabelecer um diálogo com a realidade, quando da observação e análise de aulas de Biologia, com o uso das ferramentas computacionais sob a perspectiva colaborativa, numa escola campo de estágio. A análise e discussão dos resultados evidência que ao serem estimulados a emergirem num processo crítico-reflexivo conjunto, sobre o que faziam, como faziam e porque faziam, os AP parecem ter construído, particularmente...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-06
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores. 2008. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102002
000563734
gianotto_dep_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores. 2008. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000563734
gianotto_dep_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/102002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 245 f. : il. + anexos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128688173088768