Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141775
Resumo: A escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados.
id UNSP_92dd94ce858b3bc1f794362806d82f87
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolarA escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2016-07-19T13:00:24Z2016-07-19T13:00:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6114-6124application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-61242357-7819http://hdl.handle.net/11449/141775ISSN2357-7819-2014-6114-6124.pdf4339807008555214porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:13.194180Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
title Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
spellingShingle Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
title_short Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
title_full Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
title_fullStr Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
title_full_unstemmed Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
title_sort Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
author Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
author_facet Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author_role author
author2 Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
description A escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:24Z
2016-07-19T13:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-6124
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141775
ISSN2357-7819-2014-6114-6124.pdf
4339807008555214
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141775
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-6124
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6114-6124.pdf
4339807008555214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6114-6124
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129577422159872