Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141775 |
Resumo: | A escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados. |
id |
UNSP_92dd94ce858b3bc1f794362806d82f87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141775 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolarA escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2016-07-19T13:00:24Z2016-07-19T13:00:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6114-6124application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-61242357-7819http://hdl.handle.net/11449/141775ISSN2357-7819-2014-6114-6124.pdf4339807008555214porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:13.194180Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar |
title |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar |
spellingShingle |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP] |
title_short |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar |
title_full |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar |
title_fullStr |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar |
title_sort |
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar |
author |
Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP] |
author_facet |
Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
description |
A escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:24Z 2016-07-19T13:00:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-6124 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141775 ISSN2357-7819-2014-6114-6124.pdf 4339807008555214 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141775 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-6124 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6114-6124.pdf 4339807008555214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6114-6124 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129577422159872 |