As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141743 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP. O trabalho busca apresentar as representações sociais de diretores sobre o que pensam ser o seu papel e as maiores dificuldades que enfrentam no desempenho de sua ação no cotidiano escolar, tendo por base a Teoria das representações sociais. O artigo analisa os dados coletados junto a 35 diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente - SP, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, usando também a técnica de associação livre de palavras. Para categorização e análise das questões de associações livres de palavras usamos o software EVOC, e a técnica de análise de conteúdos para as questões abertas. Como resultados parciais, verificamos, primeiramente, que os diretores de escola se sentem sobrecarregados no desempenho de sua função. Quanto às concepções sobre seu papel, elas transitam entre a ideia de liderança democrática e participativa, de um lado e, de outro, a percepção do diretor como um administrador, o que sugere uma visão mais técnica e burocrática, acrescidas, ainda, pelo conceito, fortemente apontado, do diretor como mediador de conflitos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no exercício de sua função, destacam-se a ausência dos pais e da família, o despreparo e a má formação dos docentes, bem como a predominância do trabalho de natureza burocrática, ao qual devem dar encaminhamento. |
id |
UNSP_ad8e7765fe5a14c6de57f0bbf8c45680 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141743 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola públicaEste artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP. O trabalho busca apresentar as representações sociais de diretores sobre o que pensam ser o seu papel e as maiores dificuldades que enfrentam no desempenho de sua ação no cotidiano escolar, tendo por base a Teoria das representações sociais. O artigo analisa os dados coletados junto a 35 diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente - SP, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, usando também a técnica de associação livre de palavras. Para categorização e análise das questões de associações livres de palavras usamos o software EVOC, e a técnica de análise de conteúdos para as questões abertas. Como resultados parciais, verificamos, primeiramente, que os diretores de escola se sentem sobrecarregados no desempenho de sua função. Quanto às concepções sobre seu papel, elas transitam entre a ideia de liderança democrática e participativa, de um lado e, de outro, a percepção do diretor como um administrador, o que sugere uma visão mais técnica e burocrática, acrescidas, ainda, pelo conceito, fortemente apontado, do diretor como mediador de conflitos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no exercício de sua função, destacam-se a ausência dos pais e da família, o despreparo e a má formação dos docentes, bem como a predominância do trabalho de natureza burocrática, ao qual devem dar encaminhamento.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]2016-07-19T13:00:15Z2016-07-19T13:00:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5136-5148application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5136-51482357-7819http://hdl.handle.net/11449/141743ISSN2357-7819-2014-5136-5148.pdf43398070085552148157283633787279porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:43.419706Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública |
title |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública |
spellingShingle |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
title_short |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública |
title_full |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública |
title_fullStr |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública |
title_full_unstemmed |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública |
title_sort |
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública |
author |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author_facet |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP] Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP] Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP] Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP] Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP] Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP] Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP] |
description |
Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP. O trabalho busca apresentar as representações sociais de diretores sobre o que pensam ser o seu papel e as maiores dificuldades que enfrentam no desempenho de sua ação no cotidiano escolar, tendo por base a Teoria das representações sociais. O artigo analisa os dados coletados junto a 35 diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente - SP, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, usando também a técnica de associação livre de palavras. Para categorização e análise das questões de associações livres de palavras usamos o software EVOC, e a técnica de análise de conteúdos para as questões abertas. Como resultados parciais, verificamos, primeiramente, que os diretores de escola se sentem sobrecarregados no desempenho de sua função. Quanto às concepções sobre seu papel, elas transitam entre a ideia de liderança democrática e participativa, de um lado e, de outro, a percepção do diretor como um administrador, o que sugere uma visão mais técnica e burocrática, acrescidas, ainda, pelo conceito, fortemente apontado, do diretor como mediador de conflitos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no exercício de sua função, destacam-se a ausência dos pais e da família, o despreparo e a má formação dos docentes, bem como a predominância do trabalho de natureza burocrática, ao qual devem dar encaminhamento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:15Z 2016-07-19T13:00:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5136-5148 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141743 ISSN2357-7819-2014-5136-5148.pdf 4339807008555214 8157283633787279 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141743 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5136-5148 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5136-5148.pdf 4339807008555214 8157283633787279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5136-5148 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128569592774656 |