As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP], Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP], Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141743
Resumo: Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP. O trabalho busca apresentar as representações sociais de diretores sobre o que pensam ser o seu papel e as maiores dificuldades que enfrentam no desempenho de sua ação no cotidiano escolar, tendo por base a Teoria das representações sociais. O artigo analisa os dados coletados junto a 35 diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente - SP, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, usando também a técnica de associação livre de palavras. Para categorização e análise das questões de associações livres de palavras usamos o software EVOC, e a técnica de análise de conteúdos para as questões abertas. Como resultados parciais, verificamos, primeiramente, que os diretores de escola se sentem sobrecarregados no desempenho de sua função. Quanto às concepções sobre seu papel, elas transitam entre a ideia de liderança democrática e participativa, de um lado e, de outro, a percepção do diretor como um administrador, o que sugere uma visão mais técnica e burocrática, acrescidas, ainda, pelo conceito, fortemente apontado, do diretor como mediador de conflitos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no exercício de sua função, destacam-se a ausência dos pais e da família, o despreparo e a má formação dos docentes, bem como a predominância do trabalho de natureza burocrática, ao qual devem dar encaminhamento.
id UNSP_ad8e7765fe5a14c6de57f0bbf8c45680
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141743
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola públicaEste artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP. O trabalho busca apresentar as representações sociais de diretores sobre o que pensam ser o seu papel e as maiores dificuldades que enfrentam no desempenho de sua ação no cotidiano escolar, tendo por base a Teoria das representações sociais. O artigo analisa os dados coletados junto a 35 diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente - SP, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, usando também a técnica de associação livre de palavras. Para categorização e análise das questões de associações livres de palavras usamos o software EVOC, e a técnica de análise de conteúdos para as questões abertas. Como resultados parciais, verificamos, primeiramente, que os diretores de escola se sentem sobrecarregados no desempenho de sua função. Quanto às concepções sobre seu papel, elas transitam entre a ideia de liderança democrática e participativa, de um lado e, de outro, a percepção do diretor como um administrador, o que sugere uma visão mais técnica e burocrática, acrescidas, ainda, pelo conceito, fortemente apontado, do diretor como mediador de conflitos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no exercício de sua função, destacam-se a ausência dos pais e da família, o despreparo e a má formação dos docentes, bem como a predominância do trabalho de natureza burocrática, ao qual devem dar encaminhamento.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]2016-07-19T13:00:15Z2016-07-19T13:00:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5136-5148application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5136-51482357-7819http://hdl.handle.net/11449/141743ISSN2357-7819-2014-5136-5148.pdf43398070085552148157283633787279porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:43.419706Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
title As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
spellingShingle As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
title_short As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
title_full As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
title_fullStr As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
title_full_unstemmed As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
title_sort As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
author Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author_facet Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
author_role author
author2 Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
description Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP. O trabalho busca apresentar as representações sociais de diretores sobre o que pensam ser o seu papel e as maiores dificuldades que enfrentam no desempenho de sua ação no cotidiano escolar, tendo por base a Teoria das representações sociais. O artigo analisa os dados coletados junto a 35 diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente - SP, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, usando também a técnica de associação livre de palavras. Para categorização e análise das questões de associações livres de palavras usamos o software EVOC, e a técnica de análise de conteúdos para as questões abertas. Como resultados parciais, verificamos, primeiramente, que os diretores de escola se sentem sobrecarregados no desempenho de sua função. Quanto às concepções sobre seu papel, elas transitam entre a ideia de liderança democrática e participativa, de um lado e, de outro, a percepção do diretor como um administrador, o que sugere uma visão mais técnica e burocrática, acrescidas, ainda, pelo conceito, fortemente apontado, do diretor como mediador de conflitos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no exercício de sua função, destacam-se a ausência dos pais e da família, o despreparo e a má formação dos docentes, bem como a predominância do trabalho de natureza burocrática, ao qual devem dar encaminhamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:15Z
2016-07-19T13:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5136-5148
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141743
ISSN2357-7819-2014-5136-5148.pdf
4339807008555214
8157283633787279
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141743
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5136-5148
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5136-5148.pdf
4339807008555214
8157283633787279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5136-5148
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128569592774656