Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Ana Paula Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214930
Resumo: A presente pesquisa teve como tema central investigar como tornar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências mais dinâmico e atrativo para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de Barra Bonita – SP. A problemática da pesquisa deu-se a partir da seguinte reflexão: Atualmente há uma grande quantidade de recursos didáticos e técnicas de ensino disponíveis para que o professor possa utilizar em suas aulas, então por que a maioria dos professores de Ciências, da educação básica, ainda utiliza com frequência práticas de ensino tradicionais? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os recursos didáticos e as técnicas de ensino que os alunos do 6º ano preferem que os professores de Ciências utilizem em suas aulas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Os objetivos específicos foram pesquisar os recursos didáticos disponíveis na escola que podem ser utilizados nas aulas de Ciências; propor técnicas de ensino diversificadas que podem ser utilizadas com os recursos encontrados; investigar o que os alunos mudariam nas aulas ministradas pelos professores; elaborar um recurso didático que facilite a aprendizagem dos estudantes, podendo resultar em avanços na aprendizagem em alguns conteúdos de Ciências. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como técnica de pesquisa a observação participante. A coleta de dados foi feita por intermédio da entrevista semiestruturada, aos quais contavam com questões abertas, e os alunos foram estimulados a relatar as suas experiências e opinar sobre recursos didáticos e técnicas de ensino que eles mais gostaram de utilizar nas aulas de Ciências e o que mudariam nas práticas pedagógicas dos professores. O produto educacional vinculado a essa pesquisa trata-se de um gibi intitulado “Quadriculando a Ciência: Prática e sua turma” o qual aborda conteúdos de Ciências como: partes do olho, visão, problemas de visão, lentes corretivas, entre outras, utilizando a História em Quadrinho, conta também com as instruções para a montagem de um experimento e com algumas atividades lúdicas e interativas para contextualizar os conteúdos abordados nesse produto que tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos didáticos que ele traz em suas páginas.
id UNSP_934c6f6bc1191cc9df12bef0cd5ca14c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214930
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.Resignifying Science teaching: possibilities about diversified pedagogical practicesEnsino FundamentalRecurso didáticoHistória em quadrinhosElementary schoolDidactic resourceTeaching techniqueComic booksA presente pesquisa teve como tema central investigar como tornar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências mais dinâmico e atrativo para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de Barra Bonita – SP. A problemática da pesquisa deu-se a partir da seguinte reflexão: Atualmente há uma grande quantidade de recursos didáticos e técnicas de ensino disponíveis para que o professor possa utilizar em suas aulas, então por que a maioria dos professores de Ciências, da educação básica, ainda utiliza com frequência práticas de ensino tradicionais? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os recursos didáticos e as técnicas de ensino que os alunos do 6º ano preferem que os professores de Ciências utilizem em suas aulas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Os objetivos específicos foram pesquisar os recursos didáticos disponíveis na escola que podem ser utilizados nas aulas de Ciências; propor técnicas de ensino diversificadas que podem ser utilizadas com os recursos encontrados; investigar o que os alunos mudariam nas aulas ministradas pelos professores; elaborar um recurso didático que facilite a aprendizagem dos estudantes, podendo resultar em avanços na aprendizagem em alguns conteúdos de Ciências. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como técnica de pesquisa a observação participante. A coleta de dados foi feita por intermédio da entrevista semiestruturada, aos quais contavam com questões abertas, e os alunos foram estimulados a relatar as suas experiências e opinar sobre recursos didáticos e técnicas de ensino que eles mais gostaram de utilizar nas aulas de Ciências e o que mudariam nas práticas pedagógicas dos professores. O produto educacional vinculado a essa pesquisa trata-se de um gibi intitulado “Quadriculando a Ciência: Prática e sua turma” o qual aborda conteúdos de Ciências como: partes do olho, visão, problemas de visão, lentes corretivas, entre outras, utilizando a História em Quadrinho, conta também com as instruções para a montagem de um experimento e com algumas atividades lúdicas e interativas para contextualizar os conteúdos abordados nesse produto que tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos didáticos que ele traz em suas páginas.The main theme of this research was to investigate how to make the science teaching-learning process more dynamic and attractive for students in the final years of elementary school in a public school located in the municipality of Barra Bonita - SP. The problem of the research was based on the following reflection: Currently there are a large amount of teaching resources and teaching techniques available for teachers to use in their classes, so why do most science teachers, from basic education, still frequently use traditional teaching practices? The general objective of the research was to investigate the teaching resources and teaching techniques that 6th graders prefer that science teachers use in their classes to make the teaching-learning process more attractive. The specific objectives were to research the teaching resources available in the school that can be used in science classes; propose diversified teaching techniques that can be used with the resources found; investigate what students would change in the classes taught by teachers; develop a didactic resource that facilitates students' learning, which may result in advances in learning in some science content. The methodology was based on a qualitative approach using participant observation as a research technique. Data collection was done through the semi-structured interview, which had open questions, and students were encouraged to report their experiences and give their opinion on teaching resources and teaching techniques that they most liked to use in science classes and what would change in teachers' pedagogical practices. The educational product linked to this research is a comic book entitled "Quadrupling Science: Practice and its class" which addresses science contents such as: parts of the eye, vision, vision problems, corrective lenses, among others, using the Comic Book History, also has the instructions for the assembly of an experiment and with some playful and interactive activities to contextualize the contents addressed in this product that aims to facilitate the understanding of the didactics contents that he brings in his pages.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caluzi, João José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marinho, Ana Paula Nascimento2021-10-29T11:50:00Z2021-10-29T11:50:00Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21493033004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:08:30.986156Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
Resignifying Science teaching: possibilities about diversified pedagogical practices
title Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
spellingShingle Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
Marinho, Ana Paula Nascimento
Ensino Fundamental
Recurso didático
História em quadrinhos
Elementary school
Didactic resource
Teaching technique
Comic books
title_short Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
title_full Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
title_fullStr Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
title_full_unstemmed Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
title_sort Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
author Marinho, Ana Paula Nascimento
author_facet Marinho, Ana Paula Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caluzi, João José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Ana Paula Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Recurso didático
História em quadrinhos
Elementary school
Didactic resource
Teaching technique
Comic books
topic Ensino Fundamental
Recurso didático
História em quadrinhos
Elementary school
Didactic resource
Teaching technique
Comic books
description A presente pesquisa teve como tema central investigar como tornar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências mais dinâmico e atrativo para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de Barra Bonita – SP. A problemática da pesquisa deu-se a partir da seguinte reflexão: Atualmente há uma grande quantidade de recursos didáticos e técnicas de ensino disponíveis para que o professor possa utilizar em suas aulas, então por que a maioria dos professores de Ciências, da educação básica, ainda utiliza com frequência práticas de ensino tradicionais? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os recursos didáticos e as técnicas de ensino que os alunos do 6º ano preferem que os professores de Ciências utilizem em suas aulas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Os objetivos específicos foram pesquisar os recursos didáticos disponíveis na escola que podem ser utilizados nas aulas de Ciências; propor técnicas de ensino diversificadas que podem ser utilizadas com os recursos encontrados; investigar o que os alunos mudariam nas aulas ministradas pelos professores; elaborar um recurso didático que facilite a aprendizagem dos estudantes, podendo resultar em avanços na aprendizagem em alguns conteúdos de Ciências. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como técnica de pesquisa a observação participante. A coleta de dados foi feita por intermédio da entrevista semiestruturada, aos quais contavam com questões abertas, e os alunos foram estimulados a relatar as suas experiências e opinar sobre recursos didáticos e técnicas de ensino que eles mais gostaram de utilizar nas aulas de Ciências e o que mudariam nas práticas pedagógicas dos professores. O produto educacional vinculado a essa pesquisa trata-se de um gibi intitulado “Quadriculando a Ciência: Prática e sua turma” o qual aborda conteúdos de Ciências como: partes do olho, visão, problemas de visão, lentes corretivas, entre outras, utilizando a História em Quadrinho, conta também com as instruções para a montagem de um experimento e com algumas atividades lúdicas e interativas para contextualizar os conteúdos abordados nesse produto que tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos didáticos que ele traz em suas páginas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29T11:50:00Z
2021-10-29T11:50:00Z
2021-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214930
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/214930
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129290461511680