Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214930 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como tema central investigar como tornar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências mais dinâmico e atrativo para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de Barra Bonita – SP. A problemática da pesquisa deu-se a partir da seguinte reflexão: Atualmente há uma grande quantidade de recursos didáticos e técnicas de ensino disponíveis para que o professor possa utilizar em suas aulas, então por que a maioria dos professores de Ciências, da educação básica, ainda utiliza com frequência práticas de ensino tradicionais? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os recursos didáticos e as técnicas de ensino que os alunos do 6º ano preferem que os professores de Ciências utilizem em suas aulas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Os objetivos específicos foram pesquisar os recursos didáticos disponíveis na escola que podem ser utilizados nas aulas de Ciências; propor técnicas de ensino diversificadas que podem ser utilizadas com os recursos encontrados; investigar o que os alunos mudariam nas aulas ministradas pelos professores; elaborar um recurso didático que facilite a aprendizagem dos estudantes, podendo resultar em avanços na aprendizagem em alguns conteúdos de Ciências. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como técnica de pesquisa a observação participante. A coleta de dados foi feita por intermédio da entrevista semiestruturada, aos quais contavam com questões abertas, e os alunos foram estimulados a relatar as suas experiências e opinar sobre recursos didáticos e técnicas de ensino que eles mais gostaram de utilizar nas aulas de Ciências e o que mudariam nas práticas pedagógicas dos professores. O produto educacional vinculado a essa pesquisa trata-se de um gibi intitulado “Quadriculando a Ciência: Prática e sua turma” o qual aborda conteúdos de Ciências como: partes do olho, visão, problemas de visão, lentes corretivas, entre outras, utilizando a História em Quadrinho, conta também com as instruções para a montagem de um experimento e com algumas atividades lúdicas e interativas para contextualizar os conteúdos abordados nesse produto que tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos didáticos que ele traz em suas páginas. |
id |
UNSP_934c6f6bc1191cc9df12bef0cd5ca14c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214930 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.Resignifying Science teaching: possibilities about diversified pedagogical practicesEnsino FundamentalRecurso didáticoHistória em quadrinhosElementary schoolDidactic resourceTeaching techniqueComic booksA presente pesquisa teve como tema central investigar como tornar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências mais dinâmico e atrativo para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de Barra Bonita – SP. A problemática da pesquisa deu-se a partir da seguinte reflexão: Atualmente há uma grande quantidade de recursos didáticos e técnicas de ensino disponíveis para que o professor possa utilizar em suas aulas, então por que a maioria dos professores de Ciências, da educação básica, ainda utiliza com frequência práticas de ensino tradicionais? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os recursos didáticos e as técnicas de ensino que os alunos do 6º ano preferem que os professores de Ciências utilizem em suas aulas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Os objetivos específicos foram pesquisar os recursos didáticos disponíveis na escola que podem ser utilizados nas aulas de Ciências; propor técnicas de ensino diversificadas que podem ser utilizadas com os recursos encontrados; investigar o que os alunos mudariam nas aulas ministradas pelos professores; elaborar um recurso didático que facilite a aprendizagem dos estudantes, podendo resultar em avanços na aprendizagem em alguns conteúdos de Ciências. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como técnica de pesquisa a observação participante. A coleta de dados foi feita por intermédio da entrevista semiestruturada, aos quais contavam com questões abertas, e os alunos foram estimulados a relatar as suas experiências e opinar sobre recursos didáticos e técnicas de ensino que eles mais gostaram de utilizar nas aulas de Ciências e o que mudariam nas práticas pedagógicas dos professores. O produto educacional vinculado a essa pesquisa trata-se de um gibi intitulado “Quadriculando a Ciência: Prática e sua turma” o qual aborda conteúdos de Ciências como: partes do olho, visão, problemas de visão, lentes corretivas, entre outras, utilizando a História em Quadrinho, conta também com as instruções para a montagem de um experimento e com algumas atividades lúdicas e interativas para contextualizar os conteúdos abordados nesse produto que tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos didáticos que ele traz em suas páginas.The main theme of this research was to investigate how to make the science teaching-learning process more dynamic and attractive for students in the final years of elementary school in a public school located in the municipality of Barra Bonita - SP. The problem of the research was based on the following reflection: Currently there are a large amount of teaching resources and teaching techniques available for teachers to use in their classes, so why do most science teachers, from basic education, still frequently use traditional teaching practices? The general objective of the research was to investigate the teaching resources and teaching techniques that 6th graders prefer that science teachers use in their classes to make the teaching-learning process more attractive. The specific objectives were to research the teaching resources available in the school that can be used in science classes; propose diversified teaching techniques that can be used with the resources found; investigate what students would change in the classes taught by teachers; develop a didactic resource that facilitates students' learning, which may result in advances in learning in some science content. The methodology was based on a qualitative approach using participant observation as a research technique. Data collection was done through the semi-structured interview, which had open questions, and students were encouraged to report their experiences and give their opinion on teaching resources and teaching techniques that they most liked to use in science classes and what would change in teachers' pedagogical practices. The educational product linked to this research is a comic book entitled "Quadrupling Science: Practice and its class" which addresses science contents such as: parts of the eye, vision, vision problems, corrective lenses, among others, using the Comic Book History, also has the instructions for the assembly of an experiment and with some playful and interactive activities to contextualize the contents addressed in this product that aims to facilitate the understanding of the didactics contents that he brings in his pages.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caluzi, João José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marinho, Ana Paula Nascimento2021-10-29T11:50:00Z2021-10-29T11:50:00Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21493033004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:08:30.986156Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. Resignifying Science teaching: possibilities about diversified pedagogical practices |
title |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. |
spellingShingle |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. Marinho, Ana Paula Nascimento Ensino Fundamental Recurso didático História em quadrinhos Elementary school Didactic resource Teaching technique Comic books |
title_short |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. |
title_full |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. |
title_fullStr |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. |
title_full_unstemmed |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. |
title_sort |
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas. |
author |
Marinho, Ana Paula Nascimento |
author_facet |
Marinho, Ana Paula Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caluzi, João José [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Ana Paula Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Recurso didático História em quadrinhos Elementary school Didactic resource Teaching technique Comic books |
topic |
Ensino Fundamental Recurso didático História em quadrinhos Elementary school Didactic resource Teaching technique Comic books |
description |
A presente pesquisa teve como tema central investigar como tornar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências mais dinâmico e atrativo para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no município de Barra Bonita – SP. A problemática da pesquisa deu-se a partir da seguinte reflexão: Atualmente há uma grande quantidade de recursos didáticos e técnicas de ensino disponíveis para que o professor possa utilizar em suas aulas, então por que a maioria dos professores de Ciências, da educação básica, ainda utiliza com frequência práticas de ensino tradicionais? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os recursos didáticos e as técnicas de ensino que os alunos do 6º ano preferem que os professores de Ciências utilizem em suas aulas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Os objetivos específicos foram pesquisar os recursos didáticos disponíveis na escola que podem ser utilizados nas aulas de Ciências; propor técnicas de ensino diversificadas que podem ser utilizadas com os recursos encontrados; investigar o que os alunos mudariam nas aulas ministradas pelos professores; elaborar um recurso didático que facilite a aprendizagem dos estudantes, podendo resultar em avanços na aprendizagem em alguns conteúdos de Ciências. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa utilizando como técnica de pesquisa a observação participante. A coleta de dados foi feita por intermédio da entrevista semiestruturada, aos quais contavam com questões abertas, e os alunos foram estimulados a relatar as suas experiências e opinar sobre recursos didáticos e técnicas de ensino que eles mais gostaram de utilizar nas aulas de Ciências e o que mudariam nas práticas pedagógicas dos professores. O produto educacional vinculado a essa pesquisa trata-se de um gibi intitulado “Quadriculando a Ciência: Prática e sua turma” o qual aborda conteúdos de Ciências como: partes do olho, visão, problemas de visão, lentes corretivas, entre outras, utilizando a História em Quadrinho, conta também com as instruções para a montagem de um experimento e com algumas atividades lúdicas e interativas para contextualizar os conteúdos abordados nesse produto que tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos didáticos que ele traz em suas páginas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-29T11:50:00Z 2021-10-29T11:50:00Z 2021-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214930 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214930 |
identifier_str_mv |
33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129290461511680 |