A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Borges da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96408
Resumo: O contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem é bastante complexo e permeado por práticas que se fundamentam na história da profissão e pela constante necessidade de atualização em função dos avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado e do contexto social em que as práticas de saúde emergem. O objetivo deste estudo é: Compreender o significado do subprocesso educar/ensinar em enfermagem para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado no município de Bauru, Estado de São Paulo no ano de 2011. A abordagem utilizada foi qualitativa, na vertente da fenomenologia, buscando a essência da realidade vivenciada por treze profissionais da equipe de enfermagem, sendo sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem de uma instituição hospitalar privada que por meio de entrevistas áudio gravadas revelaram o significado do processo educativo no cotidiano de seu trabalho. Os temas desvelados foram: O Significado de Educação no trabalho, A Atualização Profissional, A Educação no trabalho e os Custos, A Educação no Cotidiano de Trabalho, O Papel do Enfermeiro na Educação no trabalho e A Educação no trabalho e Trabalho em Equipe. Os trabalhadores de enfermagem participantes deste estudo referem à necessidade e a importância de se manterem atualizados na profissão garantindo assim uma assistência de qualidade e livre de iatrogenias. Ressaltam a importância do investimento na educação da equipe, sendo ela dentro ou fora da instituição hospitalar. Acreditamos que a educação no contexto do trabalho é um caminho fundamental para, além do conhecimento técnico e científico necessário para a realização de protocolos e procedimentos, a percepção de forma crítica, competente...
id UNSP_9364c34f210d93e459426a729eb61e57
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96408
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São PauloEnfermagemEducação permanenteEquipe de enfermagem - HospitaisPesquisa qualitativaNursingTeam nursingO contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem é bastante complexo e permeado por práticas que se fundamentam na história da profissão e pela constante necessidade de atualização em função dos avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado e do contexto social em que as práticas de saúde emergem. O objetivo deste estudo é: Compreender o significado do subprocesso educar/ensinar em enfermagem para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado no município de Bauru, Estado de São Paulo no ano de 2011. A abordagem utilizada foi qualitativa, na vertente da fenomenologia, buscando a essência da realidade vivenciada por treze profissionais da equipe de enfermagem, sendo sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem de uma instituição hospitalar privada que por meio de entrevistas áudio gravadas revelaram o significado do processo educativo no cotidiano de seu trabalho. Os temas desvelados foram: O Significado de Educação no trabalho, A Atualização Profissional, A Educação no trabalho e os Custos, A Educação no Cotidiano de Trabalho, O Papel do Enfermeiro na Educação no trabalho e A Educação no trabalho e Trabalho em Equipe. Os trabalhadores de enfermagem participantes deste estudo referem à necessidade e a importância de se manterem atualizados na profissão garantindo assim uma assistência de qualidade e livre de iatrogenias. Ressaltam a importância do investimento na educação da equipe, sendo ela dentro ou fora da instituição hospitalar. Acreditamos que a educação no contexto do trabalho é um caminho fundamental para, além do conhecimento técnico e científico necessário para a realização de protocolos e procedimentos, a percepção de forma crítica, competente...The work context of nursing is quite complex and influenced by practices that are grounded in the history of the profession and the constant need of updating in the light of scientific and technological advances of the globalized world and the social context in which health practices emerge. The objective of this study is to: Understand the subprocess to educate / teach nursing for the nursing staff of a private hospital within the State of Sao Paulo. The study was conducted in the city of Bauru, São Paulo State in 2011. The approach used was qualitative, on phenomenology, seeking the essence of the reality experienced by thirteen professional nursing staff, seven nurses, four nursing technicians and two nursing assistants in a private hospital that through audio taped interviews revealed the significance of the educational process in their daily work. The themes were unveiled: The Meaning of Work in Education, Training Update, at work and Education Costs, Education in the Everyday Work, The Role of the Nurse Education Education at work and at work and teamwork. The nursing staff participating in this study relate to the need and importance of keeping up to date in the profession ensuring quality care and iatrogenic free. They emphasized the importance of investment in education of the team, she is inside or outside the hospital. We believe that education in the context of the work is a fundamental way, beyond the technical and scientific knowledge necessary for the performance of protocols and procedures, awareness of a critical, competent and autonomous in discussions with those involved. We note that the concepts of continuing education are increasingly present in our everyday hospital, even though the team still does not differentiate between the terms presented and refer the same similarity is important to understand... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spiri, Wilza Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Simone Borges da [UNESP]2014-06-11T19:28:19Z2014-06-11T19:28:19Z2012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f.application/pdfSILVA, Simone Borges da. A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96408000708181silva_sb_me_botfm.pdf33004064081P07945918805559032Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
title A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
spellingShingle A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
Silva, Simone Borges da [UNESP]
Enfermagem
Educação permanente
Equipe de enfermagem - Hospitais
Pesquisa qualitativa
Nursing
Team nursing
title_short A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
title_full A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
title_fullStr A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
title_sort A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
author Silva, Simone Borges da [UNESP]
author_facet Silva, Simone Borges da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spiri, Wilza Carla [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Borges da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação permanente
Equipe de enfermagem - Hospitais
Pesquisa qualitativa
Nursing
Team nursing
topic Enfermagem
Educação permanente
Equipe de enfermagem - Hospitais
Pesquisa qualitativa
Nursing
Team nursing
description O contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem é bastante complexo e permeado por práticas que se fundamentam na história da profissão e pela constante necessidade de atualização em função dos avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado e do contexto social em que as práticas de saúde emergem. O objetivo deste estudo é: Compreender o significado do subprocesso educar/ensinar em enfermagem para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado no município de Bauru, Estado de São Paulo no ano de 2011. A abordagem utilizada foi qualitativa, na vertente da fenomenologia, buscando a essência da realidade vivenciada por treze profissionais da equipe de enfermagem, sendo sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem de uma instituição hospitalar privada que por meio de entrevistas áudio gravadas revelaram o significado do processo educativo no cotidiano de seu trabalho. Os temas desvelados foram: O Significado de Educação no trabalho, A Atualização Profissional, A Educação no trabalho e os Custos, A Educação no Cotidiano de Trabalho, O Papel do Enfermeiro na Educação no trabalho e A Educação no trabalho e Trabalho em Equipe. Os trabalhadores de enfermagem participantes deste estudo referem à necessidade e a importância de se manterem atualizados na profissão garantindo assim uma assistência de qualidade e livre de iatrogenias. Ressaltam a importância do investimento na educação da equipe, sendo ela dentro ou fora da instituição hospitalar. Acreditamos que a educação no contexto do trabalho é um caminho fundamental para, além do conhecimento técnico e científico necessário para a realização de protocolos e procedimentos, a percepção de forma crítica, competente...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-29
2014-06-11T19:28:19Z
2014-06-11T19:28:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Simone Borges da. A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/96408
000708181
silva_sb_me_botfm.pdf
33004064081P0
7945918805559032
identifier_str_mv SILVA, Simone Borges da. A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.
000708181
silva_sb_me_botfm.pdf
33004064081P0
7945918805559032
url http://hdl.handle.net/11449/96408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047027010961408