A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96408 |
Resumo: | O contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem é bastante complexo e permeado por práticas que se fundamentam na história da profissão e pela constante necessidade de atualização em função dos avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado e do contexto social em que as práticas de saúde emergem. O objetivo deste estudo é: Compreender o significado do subprocesso educar/ensinar em enfermagem para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado no município de Bauru, Estado de São Paulo no ano de 2011. A abordagem utilizada foi qualitativa, na vertente da fenomenologia, buscando a essência da realidade vivenciada por treze profissionais da equipe de enfermagem, sendo sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem de uma instituição hospitalar privada que por meio de entrevistas áudio gravadas revelaram o significado do processo educativo no cotidiano de seu trabalho. Os temas desvelados foram: O Significado de Educação no trabalho, A Atualização Profissional, A Educação no trabalho e os Custos, A Educação no Cotidiano de Trabalho, O Papel do Enfermeiro na Educação no trabalho e A Educação no trabalho e Trabalho em Equipe. Os trabalhadores de enfermagem participantes deste estudo referem à necessidade e a importância de se manterem atualizados na profissão garantindo assim uma assistência de qualidade e livre de iatrogenias. Ressaltam a importância do investimento na educação da equipe, sendo ela dentro ou fora da instituição hospitalar. Acreditamos que a educação no contexto do trabalho é um caminho fundamental para, além do conhecimento técnico e científico necessário para a realização de protocolos e procedimentos, a percepção de forma crítica, competente... |
id |
UNSP_9364c34f210d93e459426a729eb61e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96408 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São PauloEnfermagemEducação permanenteEquipe de enfermagem - HospitaisPesquisa qualitativaNursingTeam nursingO contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem é bastante complexo e permeado por práticas que se fundamentam na história da profissão e pela constante necessidade de atualização em função dos avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado e do contexto social em que as práticas de saúde emergem. O objetivo deste estudo é: Compreender o significado do subprocesso educar/ensinar em enfermagem para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado no município de Bauru, Estado de São Paulo no ano de 2011. A abordagem utilizada foi qualitativa, na vertente da fenomenologia, buscando a essência da realidade vivenciada por treze profissionais da equipe de enfermagem, sendo sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem de uma instituição hospitalar privada que por meio de entrevistas áudio gravadas revelaram o significado do processo educativo no cotidiano de seu trabalho. Os temas desvelados foram: O Significado de Educação no trabalho, A Atualização Profissional, A Educação no trabalho e os Custos, A Educação no Cotidiano de Trabalho, O Papel do Enfermeiro na Educação no trabalho e A Educação no trabalho e Trabalho em Equipe. Os trabalhadores de enfermagem participantes deste estudo referem à necessidade e a importância de se manterem atualizados na profissão garantindo assim uma assistência de qualidade e livre de iatrogenias. Ressaltam a importância do investimento na educação da equipe, sendo ela dentro ou fora da instituição hospitalar. Acreditamos que a educação no contexto do trabalho é um caminho fundamental para, além do conhecimento técnico e científico necessário para a realização de protocolos e procedimentos, a percepção de forma crítica, competente...The work context of nursing is quite complex and influenced by practices that are grounded in the history of the profession and the constant need of updating in the light of scientific and technological advances of the globalized world and the social context in which health practices emerge. The objective of this study is to: Understand the subprocess to educate / teach nursing for the nursing staff of a private hospital within the State of Sao Paulo. The study was conducted in the city of Bauru, São Paulo State in 2011. The approach used was qualitative, on phenomenology, seeking the essence of the reality experienced by thirteen professional nursing staff, seven nurses, four nursing technicians and two nursing assistants in a private hospital that through audio taped interviews revealed the significance of the educational process in their daily work. The themes were unveiled: The Meaning of Work in Education, Training Update, at work and Education Costs, Education in the Everyday Work, The Role of the Nurse Education Education at work and at work and teamwork. The nursing staff participating in this study relate to the need and importance of keeping up to date in the profession ensuring quality care and iatrogenic free. They emphasized the importance of investment in education of the team, she is inside or outside the hospital. We believe that education in the context of the work is a fundamental way, beyond the technical and scientific knowledge necessary for the performance of protocols and procedures, awareness of a critical, competent and autonomous in discussions with those involved. We note that the concepts of continuing education are increasingly present in our everyday hospital, even though the team still does not differentiate between the terms presented and refer the same similarity is important to understand... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spiri, Wilza Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Simone Borges da [UNESP]2014-06-11T19:28:19Z2014-06-11T19:28:19Z2012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f.application/pdfSILVA, Simone Borges da. A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96408000708181silva_sb_me_botfm.pdf33004064081P07945918805559032Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo |
title |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo Silva, Simone Borges da [UNESP] Enfermagem Educação permanente Equipe de enfermagem - Hospitais Pesquisa qualitativa Nursing Team nursing |
title_short |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo |
title_full |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo |
title_sort |
A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo |
author |
Silva, Simone Borges da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Simone Borges da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Spiri, Wilza Carla [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Simone Borges da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação permanente Equipe de enfermagem - Hospitais Pesquisa qualitativa Nursing Team nursing |
topic |
Enfermagem Educação permanente Equipe de enfermagem - Hospitais Pesquisa qualitativa Nursing Team nursing |
description |
O contexto de trabalho dos profissionais de enfermagem é bastante complexo e permeado por práticas que se fundamentam na história da profissão e pela constante necessidade de atualização em função dos avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado e do contexto social em que as práticas de saúde emergem. O objetivo deste estudo é: Compreender o significado do subprocesso educar/ensinar em enfermagem para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado no município de Bauru, Estado de São Paulo no ano de 2011. A abordagem utilizada foi qualitativa, na vertente da fenomenologia, buscando a essência da realidade vivenciada por treze profissionais da equipe de enfermagem, sendo sete enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem de uma instituição hospitalar privada que por meio de entrevistas áudio gravadas revelaram o significado do processo educativo no cotidiano de seu trabalho. Os temas desvelados foram: O Significado de Educação no trabalho, A Atualização Profissional, A Educação no trabalho e os Custos, A Educação no Cotidiano de Trabalho, O Papel do Enfermeiro na Educação no trabalho e A Educação no trabalho e Trabalho em Equipe. Os trabalhadores de enfermagem participantes deste estudo referem à necessidade e a importância de se manterem atualizados na profissão garantindo assim uma assistência de qualidade e livre de iatrogenias. Ressaltam a importância do investimento na educação da equipe, sendo ela dentro ou fora da instituição hospitalar. Acreditamos que a educação no contexto do trabalho é um caminho fundamental para, além do conhecimento técnico e científico necessário para a realização de protocolos e procedimentos, a percepção de forma crítica, competente... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-29 2014-06-11T19:28:19Z 2014-06-11T19:28:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Simone Borges da. A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012. http://hdl.handle.net/11449/96408 000708181 silva_sb_me_botfm.pdf 33004064081P0 7945918805559032 |
identifier_str_mv |
SILVA, Simone Borges da. A compreensão de educação no trabalho para a equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada no interior do Estado de São Paulo. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012. 000708181 silva_sb_me_botfm.pdf 33004064081P0 7945918805559032 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650033917100032 |