Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Araceli Simão Gimenes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243399
Resumo: O presente estudo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), refletiu sobre a formação de leitores no Ensino Fundamental I, mais especificamente, nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se o Método Criativo e o Método Recepcional, preconizados por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), como propostas metodológicas. Esses métodos supõem uma relação do homem com o mundo, em que o alvo é a fruição estética associada à capacidade de criação artística. A atitude criativa se pauta por duas características; intuição e subjetividade, a primeira é a capacidade de aprender o mundo e a segunda é o predomínio do sujeito sobre o objeto. Para leitura e recepção, foram utilizadas obras dotadas de valor estético de literatura africana, afro-brasileira e de temática africana de potencial recepção infantil, que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE; do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD; e a Sala de Leitura da EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, situada no município de Bauru, no Estado de São Paulo. Partiu-se do pressuposto de que a leitura dessas obras tinha potencialidades para promover a ampliação do horizonte de expectativa dos alunos participantes, bem como formá-los como leitor estético (ECO, 2003). Construiu-se a hipótese de que sua recepção, por assegurar o contato com a diversidade e a literariedade, poderia ampliar o repertório cultural dos alunos, seu imaginário e, em especial, promover uma educação antirracista.
id UNSP_936bc9fff885878b4ba0f45d94e66a68
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243399
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracistaChildren´s literature and reader formation: in search of an antiracistsubjectivityLiteratura infantojuvenil africanaLeitura (Ensino fundamental)Leitura Estudo e ensinoMétodo CriativoMétodo RecepcionalChildren´s literatureReading ( Elementary School)Reading Study and teachingCreative MethodReception MethodO presente estudo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), refletiu sobre a formação de leitores no Ensino Fundamental I, mais especificamente, nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se o Método Criativo e o Método Recepcional, preconizados por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), como propostas metodológicas. Esses métodos supõem uma relação do homem com o mundo, em que o alvo é a fruição estética associada à capacidade de criação artística. A atitude criativa se pauta por duas características; intuição e subjetividade, a primeira é a capacidade de aprender o mundo e a segunda é o predomínio do sujeito sobre o objeto. Para leitura e recepção, foram utilizadas obras dotadas de valor estético de literatura africana, afro-brasileira e de temática africana de potencial recepção infantil, que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE; do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD; e a Sala de Leitura da EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, situada no município de Bauru, no Estado de São Paulo. Partiu-se do pressuposto de que a leitura dessas obras tinha potencialidades para promover a ampliação do horizonte de expectativa dos alunos participantes, bem como formá-los como leitor estético (ECO, 2003). Construiu-se a hipótese de que sua recepção, por assegurar o contato com a diversidade e a literariedade, poderia ampliar o repertório cultural dos alunos, seu imaginário e, em especial, promover uma educação antirracista.This paper, through the theoretical contribution of the Reception theories (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), aims to reflect on the critical formation of young readers in Basic Education, more specifically those who take Elementary classes. The Creative and Reception Methods by Vera Teixeira Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993) are used as methodological procedures. These methods presuppose the relationship between men and the world, in order to build aesthetic enjoyment and the capacity for artistic creation. Creativity is guided by two characteristics: intuition and subjectivity. Intuition is the ability to comprehend the world. Subjectivity is the predominance of the subject over the object. For reading and reception, we selected literary works endowed with the aesthetic value that are part of African and Afro-Brazilian literature and are about African themes. These books have the potential for the reception since they are part of the collections of the National Library at School Program – PNBE, the National Literary Textbook Program – PNLD, and are in the libraries of the school EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, located in Bauru, in São Paulo State. We argue that the reading of these literary works has the potential for promoting and broadening the students' horizons of expectations. They can contribute to the aesthetic formation of young readers (ECO, 2003). Our hypothesis is that their reception, by ensuring direct contact with diversity and literacy, could expand the students' cultural repertoire, and their imagination and promote an anti-racist education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)(CAPES)- Código de Encaminhamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Russo, Araceli Simão Gimenes2023-05-12T17:10:00Z2023-05-12T17:10:00Z2023-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24339923001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:19.366128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
Children´s literature and reader formation: in search of an antiracistsubjectivity
title Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
spellingShingle Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
Russo, Araceli Simão Gimenes
Literatura infantojuvenil africana
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura Estudo e ensino
Método Criativo
Método Recepcional
Children´s literature
Reading ( Elementary School)
Reading Study and teaching
Creative Method
Reception Method
title_short Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
title_full Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
title_fullStr Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
title_full_unstemmed Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
title_sort Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
author Russo, Araceli Simão Gimenes
author_facet Russo, Araceli Simão Gimenes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Araceli Simão Gimenes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil africana
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura Estudo e ensino
Método Criativo
Método Recepcional
Children´s literature
Reading ( Elementary School)
Reading Study and teaching
Creative Method
Reception Method
topic Literatura infantojuvenil africana
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura Estudo e ensino
Método Criativo
Método Recepcional
Children´s literature
Reading ( Elementary School)
Reading Study and teaching
Creative Method
Reception Method
description O presente estudo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), refletiu sobre a formação de leitores no Ensino Fundamental I, mais especificamente, nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se o Método Criativo e o Método Recepcional, preconizados por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), como propostas metodológicas. Esses métodos supõem uma relação do homem com o mundo, em que o alvo é a fruição estética associada à capacidade de criação artística. A atitude criativa se pauta por duas características; intuição e subjetividade, a primeira é a capacidade de aprender o mundo e a segunda é o predomínio do sujeito sobre o objeto. Para leitura e recepção, foram utilizadas obras dotadas de valor estético de literatura africana, afro-brasileira e de temática africana de potencial recepção infantil, que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE; do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD; e a Sala de Leitura da EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, situada no município de Bauru, no Estado de São Paulo. Partiu-se do pressuposto de que a leitura dessas obras tinha potencialidades para promover a ampliação do horizonte de expectativa dos alunos participantes, bem como formá-los como leitor estético (ECO, 2003). Construiu-se a hipótese de que sua recepção, por assegurar o contato com a diversidade e a literariedade, poderia ampliar o repertório cultural dos alunos, seu imaginário e, em especial, promover uma educação antirracista.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12T17:10:00Z
2023-05-12T17:10:00Z
2023-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243399
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/243399
identifier_str_mv 23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128731604058112