Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243399 |
Resumo: | O presente estudo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), refletiu sobre a formação de leitores no Ensino Fundamental I, mais especificamente, nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se o Método Criativo e o Método Recepcional, preconizados por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), como propostas metodológicas. Esses métodos supõem uma relação do homem com o mundo, em que o alvo é a fruição estética associada à capacidade de criação artística. A atitude criativa se pauta por duas características; intuição e subjetividade, a primeira é a capacidade de aprender o mundo e a segunda é o predomínio do sujeito sobre o objeto. Para leitura e recepção, foram utilizadas obras dotadas de valor estético de literatura africana, afro-brasileira e de temática africana de potencial recepção infantil, que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE; do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD; e a Sala de Leitura da EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, situada no município de Bauru, no Estado de São Paulo. Partiu-se do pressuposto de que a leitura dessas obras tinha potencialidades para promover a ampliação do horizonte de expectativa dos alunos participantes, bem como formá-los como leitor estético (ECO, 2003). Construiu-se a hipótese de que sua recepção, por assegurar o contato com a diversidade e a literariedade, poderia ampliar o repertório cultural dos alunos, seu imaginário e, em especial, promover uma educação antirracista. |
id |
UNSP_936bc9fff885878b4ba0f45d94e66a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/243399 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracistaChildren´s literature and reader formation: in search of an antiracistsubjectivityLiteratura infantojuvenil africanaLeitura (Ensino fundamental)Leitura Estudo e ensinoMétodo CriativoMétodo RecepcionalChildren´s literatureReading ( Elementary School)Reading Study and teachingCreative MethodReception MethodO presente estudo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), refletiu sobre a formação de leitores no Ensino Fundamental I, mais especificamente, nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se o Método Criativo e o Método Recepcional, preconizados por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), como propostas metodológicas. Esses métodos supõem uma relação do homem com o mundo, em que o alvo é a fruição estética associada à capacidade de criação artística. A atitude criativa se pauta por duas características; intuição e subjetividade, a primeira é a capacidade de aprender o mundo e a segunda é o predomínio do sujeito sobre o objeto. Para leitura e recepção, foram utilizadas obras dotadas de valor estético de literatura africana, afro-brasileira e de temática africana de potencial recepção infantil, que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE; do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD; e a Sala de Leitura da EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, situada no município de Bauru, no Estado de São Paulo. Partiu-se do pressuposto de que a leitura dessas obras tinha potencialidades para promover a ampliação do horizonte de expectativa dos alunos participantes, bem como formá-los como leitor estético (ECO, 2003). Construiu-se a hipótese de que sua recepção, por assegurar o contato com a diversidade e a literariedade, poderia ampliar o repertório cultural dos alunos, seu imaginário e, em especial, promover uma educação antirracista.This paper, through the theoretical contribution of the Reception theories (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), aims to reflect on the critical formation of young readers in Basic Education, more specifically those who take Elementary classes. The Creative and Reception Methods by Vera Teixeira Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993) are used as methodological procedures. These methods presuppose the relationship between men and the world, in order to build aesthetic enjoyment and the capacity for artistic creation. Creativity is guided by two characteristics: intuition and subjectivity. Intuition is the ability to comprehend the world. Subjectivity is the predominance of the subject over the object. For reading and reception, we selected literary works endowed with the aesthetic value that are part of African and Afro-Brazilian literature and are about African themes. These books have the potential for the reception since they are part of the collections of the National Library at School Program – PNBE, the National Literary Textbook Program – PNLD, and are in the libraries of the school EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, located in Bauru, in São Paulo State. We argue that the reading of these literary works has the potential for promoting and broadening the students' horizons of expectations. They can contribute to the aesthetic formation of young readers (ECO, 2003). Our hypothesis is that their reception, by ensuring direct contact with diversity and literacy, could expand the students' cultural repertoire, and their imagination and promote an anti-racist education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)(CAPES)- Código de Encaminhamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Russo, Araceli Simão Gimenes2023-05-12T17:10:00Z2023-05-12T17:10:00Z2023-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24339923001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:19.366128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista Children´s literature and reader formation: in search of an antiracistsubjectivity |
title |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista |
spellingShingle |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista Russo, Araceli Simão Gimenes Literatura infantojuvenil africana Leitura (Ensino fundamental) Leitura Estudo e ensino Método Criativo Método Recepcional Children´s literature Reading ( Elementary School) Reading Study and teaching Creative Method Reception Method |
title_short |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista |
title_full |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista |
title_fullStr |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista |
title_sort |
Literatura infantil e formação do leitor: em busca de uma subjetividade antirracista |
author |
Russo, Araceli Simão Gimenes |
author_facet |
Russo, Araceli Simão Gimenes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Russo, Araceli Simão Gimenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantojuvenil africana Leitura (Ensino fundamental) Leitura Estudo e ensino Método Criativo Método Recepcional Children´s literature Reading ( Elementary School) Reading Study and teaching Creative Method Reception Method |
topic |
Literatura infantojuvenil africana Leitura (Ensino fundamental) Leitura Estudo e ensino Método Criativo Método Recepcional Children´s literature Reading ( Elementary School) Reading Study and teaching Creative Method Reception Method |
description |
O presente estudo, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), refletiu sobre a formação de leitores no Ensino Fundamental I, mais especificamente, nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se o Método Criativo e o Método Recepcional, preconizados por Vera Teixeira Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), como propostas metodológicas. Esses métodos supõem uma relação do homem com o mundo, em que o alvo é a fruição estética associada à capacidade de criação artística. A atitude criativa se pauta por duas características; intuição e subjetividade, a primeira é a capacidade de aprender o mundo e a segunda é o predomínio do sujeito sobre o objeto. Para leitura e recepção, foram utilizadas obras dotadas de valor estético de literatura africana, afro-brasileira e de temática africana de potencial recepção infantil, que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE; do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD; e a Sala de Leitura da EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, situada no município de Bauru, no Estado de São Paulo. Partiu-se do pressuposto de que a leitura dessas obras tinha potencialidades para promover a ampliação do horizonte de expectativa dos alunos participantes, bem como formá-los como leitor estético (ECO, 2003). Construiu-se a hipótese de que sua recepção, por assegurar o contato com a diversidade e a literariedade, poderia ampliar o repertório cultural dos alunos, seu imaginário e, em especial, promover uma educação antirracista. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-12T17:10:00Z 2023-05-12T17:10:00Z 2023-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/243399 23001011069P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/243399 |
identifier_str_mv |
23001011069P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128731604058112 |