Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Élida Passone Perretti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182014
Resumo: O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da competência leitora, pautado no gênero conto, no uso de estratégias de leitura necessárias para a efetivação da compreensão do texto e na recepção de um texto literário. Busca também realizar atividades de leitura capazes de despertar o hábito de ler, aumentar o repertório dos alunos, torná-los leitores autônomos, desenvolver a habilidade de compreensão e interação com o texto, além de compreender o gênero conto. Além disso, objetiva fazer um percurso histórico do gênero, observando sua característica e forma, bem como a recepção e os efeitos de sentidos causados nos leitores. O corpus desta pesquisa é composto pelo texto “O Príncipe Rã ou Henrique de Ferro”, dos Irmãos Grimm, conto popular compilado no século XIX; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, conto moderno do século XX, objetivando perceber suas semelhanças e diferenças e, a partir disso, compreender melhor o gênero, além de incentivar e aguçar os alunos a lerem. Para tanto, foi feito um estudo dos pressupostos teóricos sobre leitura, pautado nas teorias de Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010) e Angela Kleiman (2011); sobre letramento literário com os estudos de Rildo Cosson (2014/ 2016) e Magda Soares (2004); o gênero conto, por meio dos estudos de Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), entre outros autores; e sobre a Estética da Recepção e Efeito Estético difundida na década de 60, com as pesquisas de Hans R. Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996), com aplicação do Método Recepcional de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), objetivando observar como os textos literários capturam seus leitores e os permitem ampliar suas fronteiras.
id UNSP_e639f73b702cc1f3f7b70f1eaf017773
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182014
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aulaDevelopment of reading strategies: the tale in the classroom.LeituraLetramento literárioEstratégias de leituraContoMétodo RecepcionalReadingLiterary literacyReading strategiesTaleReception MethodO presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da competência leitora, pautado no gênero conto, no uso de estratégias de leitura necessárias para a efetivação da compreensão do texto e na recepção de um texto literário. Busca também realizar atividades de leitura capazes de despertar o hábito de ler, aumentar o repertório dos alunos, torná-los leitores autônomos, desenvolver a habilidade de compreensão e interação com o texto, além de compreender o gênero conto. Além disso, objetiva fazer um percurso histórico do gênero, observando sua característica e forma, bem como a recepção e os efeitos de sentidos causados nos leitores. O corpus desta pesquisa é composto pelo texto “O Príncipe Rã ou Henrique de Ferro”, dos Irmãos Grimm, conto popular compilado no século XIX; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, conto moderno do século XX, objetivando perceber suas semelhanças e diferenças e, a partir disso, compreender melhor o gênero, além de incentivar e aguçar os alunos a lerem. Para tanto, foi feito um estudo dos pressupostos teóricos sobre leitura, pautado nas teorias de Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010) e Angela Kleiman (2011); sobre letramento literário com os estudos de Rildo Cosson (2014/ 2016) e Magda Soares (2004); o gênero conto, por meio dos estudos de Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), entre outros autores; e sobre a Estética da Recepção e Efeito Estético difundida na década de 60, com as pesquisas de Hans R. Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996), com aplicação do Método Recepcional de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), objetivando observar como os textos literários capturam seus leitores e os permitem ampliar suas fronteiras.The current project aims to reflect on the reading skill, focused on the genre tale as well as on the use of reading strategies that are necessary for the effectiveness of the text comprehension and the reception of a literary text. It also aims to develop reading activities that are capable of bringing out the habit of reading, expanding the repertoire of the students, making them independent readers, developing the ability of comprehension and interaction with the text, besides understanding the genre tale. Moreover, it works toward tracing historically the genre, observing its characteristic and form, along with the reception and the effects caused on the senses of the readers. The corpus of this research is composed of the text “The Frog Prince or Iron Heinrich”, by the brothers Grimm, popular tale compiled on the 19th century; also “Clandestine Happiness”, by Clarice Lispector, modern tale of the 20th century, aiming to perceive their differences and resemblances and, from that, better understand the genre, in order to encourage and motivate students to read. To do so, a study on the theoretical assumptions about reading was made, based on the theories of Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto and Renata Junqueira de Souza (2010) and Angela Kleiman (2011); regarding literary literacy the basis was on the studies of Rildo Cosson (2014/2016) along with Magda Soares (2004); the genre tale, through the studies of Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), among other authors; and regarding the esthetic of the reception and esthetic effect widespread on the 60’s, through the researches of Hans R. Jauss (1994) and Wolfgang Iser (1996), applying the Reception Method of Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira de Aguiar (1988), aiming to observe how the literary texts catch their readers and enable them to expand their boundaries.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant’anna, Marco Antônio DominguesSantos, Fabiano Rodrigo da SilvaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Élida Passone Perretti2019-05-13T19:26:33Z2019-05-13T19:26:33Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18201400091640223001011069P588418408301712670000-0002-4438-4187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:24:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-16T06:24:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
Development of reading strategies: the tale in the classroom.
title Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
spellingShingle Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
Pereira, Élida Passone Perretti
Leitura
Letramento literário
Estratégias de leitura
Conto
Método Recepcional
Reading
Literary literacy
Reading strategies
Tale
Reception Method
title_short Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
title_full Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
title_fullStr Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
title_full_unstemmed Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
title_sort Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
author Pereira, Élida Passone Perretti
author_facet Pereira, Élida Passone Perretti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sant’anna, Marco Antônio Domingues
Santos, Fabiano Rodrigo da Silva
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Élida Passone Perretti
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento literário
Estratégias de leitura
Conto
Método Recepcional
Reading
Literary literacy
Reading strategies
Tale
Reception Method
topic Leitura
Letramento literário
Estratégias de leitura
Conto
Método Recepcional
Reading
Literary literacy
Reading strategies
Tale
Reception Method
description O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da competência leitora, pautado no gênero conto, no uso de estratégias de leitura necessárias para a efetivação da compreensão do texto e na recepção de um texto literário. Busca também realizar atividades de leitura capazes de despertar o hábito de ler, aumentar o repertório dos alunos, torná-los leitores autônomos, desenvolver a habilidade de compreensão e interação com o texto, além de compreender o gênero conto. Além disso, objetiva fazer um percurso histórico do gênero, observando sua característica e forma, bem como a recepção e os efeitos de sentidos causados nos leitores. O corpus desta pesquisa é composto pelo texto “O Príncipe Rã ou Henrique de Ferro”, dos Irmãos Grimm, conto popular compilado no século XIX; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, conto moderno do século XX, objetivando perceber suas semelhanças e diferenças e, a partir disso, compreender melhor o gênero, além de incentivar e aguçar os alunos a lerem. Para tanto, foi feito um estudo dos pressupostos teóricos sobre leitura, pautado nas teorias de Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010) e Angela Kleiman (2011); sobre letramento literário com os estudos de Rildo Cosson (2014/ 2016) e Magda Soares (2004); o gênero conto, por meio dos estudos de Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), entre outros autores; e sobre a Estética da Recepção e Efeito Estético difundida na década de 60, com as pesquisas de Hans R. Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996), com aplicação do Método Recepcional de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), objetivando observar como os textos literários capturam seus leitores e os permitem ampliar suas fronteiras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13T19:26:33Z
2019-05-13T19:26:33Z
2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182014
000916402
23001011069P5
8841840830171267
0000-0002-4438-4187
url http://hdl.handle.net/11449/182014
identifier_str_mv 000916402
23001011069P5
8841840830171267
0000-0002-4438-4187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965630572527616