Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182014 |
Resumo: | O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da competência leitora, pautado no gênero conto, no uso de estratégias de leitura necessárias para a efetivação da compreensão do texto e na recepção de um texto literário. Busca também realizar atividades de leitura capazes de despertar o hábito de ler, aumentar o repertório dos alunos, torná-los leitores autônomos, desenvolver a habilidade de compreensão e interação com o texto, além de compreender o gênero conto. Além disso, objetiva fazer um percurso histórico do gênero, observando sua característica e forma, bem como a recepção e os efeitos de sentidos causados nos leitores. O corpus desta pesquisa é composto pelo texto “O Príncipe Rã ou Henrique de Ferro”, dos Irmãos Grimm, conto popular compilado no século XIX; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, conto moderno do século XX, objetivando perceber suas semelhanças e diferenças e, a partir disso, compreender melhor o gênero, além de incentivar e aguçar os alunos a lerem. Para tanto, foi feito um estudo dos pressupostos teóricos sobre leitura, pautado nas teorias de Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010) e Angela Kleiman (2011); sobre letramento literário com os estudos de Rildo Cosson (2014/ 2016) e Magda Soares (2004); o gênero conto, por meio dos estudos de Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), entre outros autores; e sobre a Estética da Recepção e Efeito Estético difundida na década de 60, com as pesquisas de Hans R. Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996), com aplicação do Método Recepcional de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), objetivando observar como os textos literários capturam seus leitores e os permitem ampliar suas fronteiras. |
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Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aulaDevelopment of reading strategies: the tale in the classroom.LeituraLetramento literárioEstratégias de leituraContoMétodo RecepcionalReadingLiterary literacyReading strategiesTaleReception MethodO presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da competência leitora, pautado no gênero conto, no uso de estratégias de leitura necessárias para a efetivação da compreensão do texto e na recepção de um texto literário. Busca também realizar atividades de leitura capazes de despertar o hábito de ler, aumentar o repertório dos alunos, torná-los leitores autônomos, desenvolver a habilidade de compreensão e interação com o texto, além de compreender o gênero conto. Além disso, objetiva fazer um percurso histórico do gênero, observando sua característica e forma, bem como a recepção e os efeitos de sentidos causados nos leitores. O corpus desta pesquisa é composto pelo texto “O Príncipe Rã ou Henrique de Ferro”, dos Irmãos Grimm, conto popular compilado no século XIX; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, conto moderno do século XX, objetivando perceber suas semelhanças e diferenças e, a partir disso, compreender melhor o gênero, além de incentivar e aguçar os alunos a lerem. Para tanto, foi feito um estudo dos pressupostos teóricos sobre leitura, pautado nas teorias de Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010) e Angela Kleiman (2011); sobre letramento literário com os estudos de Rildo Cosson (2014/ 2016) e Magda Soares (2004); o gênero conto, por meio dos estudos de Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), entre outros autores; e sobre a Estética da Recepção e Efeito Estético difundida na década de 60, com as pesquisas de Hans R. Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996), com aplicação do Método Recepcional de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), objetivando observar como os textos literários capturam seus leitores e os permitem ampliar suas fronteiras.The current project aims to reflect on the reading skill, focused on the genre tale as well as on the use of reading strategies that are necessary for the effectiveness of the text comprehension and the reception of a literary text. It also aims to develop reading activities that are capable of bringing out the habit of reading, expanding the repertoire of the students, making them independent readers, developing the ability of comprehension and interaction with the text, besides understanding the genre tale. Moreover, it works toward tracing historically the genre, observing its characteristic and form, along with the reception and the effects caused on the senses of the readers. The corpus of this research is composed of the text “The Frog Prince or Iron Heinrich”, by the brothers Grimm, popular tale compiled on the 19th century; also “Clandestine Happiness”, by Clarice Lispector, modern tale of the 20th century, aiming to perceive their differences and resemblances and, from that, better understand the genre, in order to encourage and motivate students to read. To do so, a study on the theoretical assumptions about reading was made, based on the theories of Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto and Renata Junqueira de Souza (2010) and Angela Kleiman (2011); regarding literary literacy the basis was on the studies of Rildo Cosson (2014/2016) along with Magda Soares (2004); the genre tale, through the studies of Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), among other authors; and regarding the esthetic of the reception and esthetic effect widespread on the 60’s, through the researches of Hans R. Jauss (1994) and Wolfgang Iser (1996), applying the Reception Method of Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira de Aguiar (1988), aiming to observe how the literary texts catch their readers and enable them to expand their boundaries.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant’anna, Marco Antônio DominguesSantos, Fabiano Rodrigo da SilvaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Élida Passone Perretti2019-05-13T19:26:33Z2019-05-13T19:26:33Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18201400091640223001011069P588418408301712670000-0002-4438-4187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:05:57.708579Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da competência leitora, pautado no gênero conto, no uso de estratégias de leitura necessárias para a efetivação da compreensão do texto e na recepção de um texto literário. Busca também realizar atividades de leitura capazes de despertar o hábito de ler, aumentar o repertório dos alunos, torná-los leitores autônomos, desenvolver a habilidade de compreensão e interação com o texto, além de compreender o gênero conto. Além disso, objetiva fazer um percurso histórico do gênero, observando sua característica e forma, bem como a recepção e os efeitos de sentidos causados nos leitores. O corpus desta pesquisa é composto pelo texto “O Príncipe Rã ou Henrique de Ferro”, dos Irmãos Grimm, conto popular compilado no século XIX; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, conto moderno do século XX, objetivando perceber suas semelhanças e diferenças e, a partir disso, compreender melhor o gênero, além de incentivar e aguçar os alunos a lerem. Para tanto, foi feito um estudo dos pressupostos teóricos sobre leitura, pautado nas teorias de Isabel Solé (2012), Cyntia Graziella G. S. Girotto e Renata Junqueira de Souza (2010) e Angela Kleiman (2011); sobre letramento literário com os estudos de Rildo Cosson (2014/ 2016) e Magda Soares (2004); o gênero conto, por meio dos estudos de Nádia B. Gotlib (2006), Vladimir Propp (1928), Nelly Novaes Coelho (1991), entre outros autores; e sobre a Estética da Recepção e Efeito Estético difundida na década de 60, com as pesquisas de Hans R. Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996), com aplicação do Método Recepcional de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), objetivando observar como os textos literários capturam seus leitores e os permitem ampliar suas fronteiras. |
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