Programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura: elaboração e estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira César, Alexandra Beatriz Portes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242899
Resumo: Intervenções multissensoriais se mostraram eficazes para a ancoragem de informações verbais por meio de representações mentais, onde a aprendizagem se faz de forma estruturada, sequencial e cumulativa. Este estudo foi pautado na hipótese de que um Programa coletivo de Intervenção Precoce Multissensorial, utilizado com escolares com dificuldades de leitura em fase inicial de alfabetização, possa maximizar as oportunidades educacionais para todos os escolares como forma de prevenção, e auxiliar na identificação de escolares de risco para problemas de leitura futuros, como alterações de fluência e compreensão de leitura. Este estudo teve por objetivos elaborar um programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares do 2° ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de leitura e verificar sua aplicabilidade por meio de um estudo piloto. O estudo foi desenvolvido em 2 fases, sendo a Fase 1 a elaboração do programa de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura e checklist para monitoramento, e a Fase 2 a aplicabilidade do Programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura em um estudo piloto. Na Fase 1 foi realizado levantamento bibliográfico para elaboração do programa coletivo de intervenção precoce multissensorial em escolares em fase inicial de alfabetização. Após a seleção das atividades do programa, todos os estímulos foram selecionados de acordo com a complexidade de palavras dos anos iniciais de alfabetização descritos na Base Nacional Comum Curricular. Também foi elaborado um Checklist para monitoramento do progresso dos escolares durante as sessões de intervenção elaboradas. Na fase 2 deste estudo foi realizada a aplicabilidade do programa elaborado na fase 1, em um estudo piloto com10 escolares do 2º ano do Ensino Fundamental I, de escolas públicas do município de Marília, sendo 8 (80%) do sexo masculino e 2 (20%) do sexo feminino, com idade de 7 anos a 7 anos e 11 meses; formando 2 grupos: Grupo I (GI): Composto por 5 escolares com dificuldades de leitura que foram submetidos à intervenção precoce multissensorial; e Grupo II (GII): Composto por 5 escolares com dificuldades de leitura que não foram submetidos à intervenção precoce multissensorial. Todos os escolares foram submetidos na pré e pós-testagem à aplicação das provas do Protocolo de avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização. A análise estatística foi realizada por meio do Método JT para verificar se houve mudança positiva ou negativa e significância clínica evidenciando assim a eficácia educacional do programa elaborado na Fase 1 deste estudo. O Programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura foi constituído por meio da elaboração de 20 sessões coletivas, composto pelas habilidades de domínio do princípio alfabético; Identificação e Produção de Aliteração; Identificação e Produção de Rima; Leitura oral, em coro e compartilhada; Decodificação e Reconhecimento Automático; Manipulação Silábica; e Manipulação Fonêmica. A partir do estudo piloto, foi demonstrado pelo uso do Método JT que o programa de intervenção precoce multissensorial, mostrou-se eficaz para sujeitos com dificuldades de leitura, havendo melhora dos sujeitos na pós-testagem nas provas de habilidades metafonológicas como rima, aliteração e segmentação silábica; escrita do nome; reconhecimento do alfabeto em sequência; reconhecimento do alfabeto em ordem aleatória; leitura de palavras; leitura de não-palavras; ditado de palavras; ditado de pseudopalavras; e ditado de figuras.
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spelling Programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura: elaboração e estudo pilotoCollective multisensorial early intervention program for students with reading difficulties: elaboration and pilot studyLeituraMultissensorialEstudos de intervençãoEducaçãoIntervenção educacional precoceReadingMultisensory interventionIntervention studiesEducationEarly educational interventionLecturaMultisensorialEstudios de intervenciónEducaciónIntervención educativa tempranaIntervenções multissensoriais se mostraram eficazes para a ancoragem de informações verbais por meio de representações mentais, onde a aprendizagem se faz de forma estruturada, sequencial e cumulativa. Este estudo foi pautado na hipótese de que um Programa coletivo de Intervenção Precoce Multissensorial, utilizado com escolares com dificuldades de leitura em fase inicial de alfabetização, possa maximizar as oportunidades educacionais para todos os escolares como forma de prevenção, e auxiliar na identificação de escolares de risco para problemas de leitura futuros, como alterações de fluência e compreensão de leitura. Este estudo teve por objetivos elaborar um programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares do 2° ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de leitura e verificar sua aplicabilidade por meio de um estudo piloto. O estudo foi desenvolvido em 2 fases, sendo a Fase 1 a elaboração do programa de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura e checklist para monitoramento, e a Fase 2 a aplicabilidade do Programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura em um estudo piloto. Na Fase 1 foi realizado levantamento bibliográfico para elaboração do programa coletivo de intervenção precoce multissensorial em escolares em fase inicial de alfabetização. Após a seleção das atividades do programa, todos os estímulos foram selecionados de acordo com a complexidade de palavras dos anos iniciais de alfabetização descritos na Base Nacional Comum Curricular. Também foi elaborado um Checklist para monitoramento do progresso dos escolares durante as sessões de intervenção elaboradas. Na fase 2 deste estudo foi realizada a aplicabilidade do programa elaborado na fase 1, em um estudo piloto com10 escolares do 2º ano do Ensino Fundamental I, de escolas públicas do município de Marília, sendo 8 (80%) do sexo masculino e 2 (20%) do sexo feminino, com idade de 7 anos a 7 anos e 11 meses; formando 2 grupos: Grupo I (GI): Composto por 5 escolares com dificuldades de leitura que foram submetidos à intervenção precoce multissensorial; e Grupo II (GII): Composto por 5 escolares com dificuldades de leitura que não foram submetidos à intervenção precoce multissensorial. Todos os escolares foram submetidos na pré e pós-testagem à aplicação das provas do Protocolo de avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização. A análise estatística foi realizada por meio do Método JT para verificar se houve mudança positiva ou negativa e significância clínica evidenciando assim a eficácia educacional do programa elaborado na Fase 1 deste estudo. O Programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura foi constituído por meio da elaboração de 20 sessões coletivas, composto pelas habilidades de domínio do princípio alfabético; Identificação e Produção de Aliteração; Identificação e Produção de Rima; Leitura oral, em coro e compartilhada; Decodificação e Reconhecimento Automático; Manipulação Silábica; e Manipulação Fonêmica. A partir do estudo piloto, foi demonstrado pelo uso do Método JT que o programa de intervenção precoce multissensorial, mostrou-se eficaz para sujeitos com dificuldades de leitura, havendo melhora dos sujeitos na pós-testagem nas provas de habilidades metafonológicas como rima, aliteração e segmentação silábica; escrita do nome; reconhecimento do alfabeto em sequência; reconhecimento do alfabeto em ordem aleatória; leitura de palavras; leitura de não-palavras; ditado de palavras; ditado de pseudopalavras; e ditado de figuras.Multisensory interventions proved to be effective for anchoring verbal information through mental representations, where learning takes place in a structured, sequential and cumulative way. This study was based on the hypothesis that a collective Multisensory Early Intervention Program, used with students with reading difficulties in the initial literacy phase, can maximize educational opportunities for all students as a form of prevention, and help to identify students of risk for future reading problems, such as changes in fluency and reading comprehension. This study aimed to develop a collective multisensory early intervention program for students in the 2nd year of Elementary School with reading difficulties and to verify its applicability through a pilot study. The study was carried out in 2 phases, Phase 1 being the elaboration of the multisensory early intervention program for students with reading difficulties and checklist for monitoring, and Phase 2 the applicability of the collective multisensory early intervention program for students with reading difficulties in a pilot study. In Phase 1, a bibliographical survey was carried out for the elaboration of the collective program of multisensory early intervention in students in the initial phase of literacy. After selecting the program's activities, all stimuli were selected according to the complexity of words from the initial years of literacy described in the National Curricular Common Base. A Checklist was also prepared for monitoring the progress of students during the intervention sessions designed. In phase 2 of this study, the applicability of the program developed in phase 1 was carried out, in a pilot study with 10 students from the 2nd year of Elementary School I, from public schools in the municipality of Marília, 8 (80%) of whom were male and 2 (20%) female, aged 7 years to 7 years and 11 months; forming 2 groups: Group I (GI): Consisting of 5 students with reading difficulties who underwent multisensory early intervention; and Group II (GII): Composed of 5 students with reading difficulties who were not submitted to early multisensory intervention. All students were submitted in the pre- and post-testing to the application of the tests of the Protocol of evaluation of the cognitive-linguistic abilities for students in the initial phase of literacy. Statistical analysis was performed using the JT Method to verify whether there was a positive or negative change and clinical significance, thus evidencing the educational effectiveness of the program developed in Phase 1 of this study. The multisensory early intervention collective program for students with reading difficulties was constituted through the elaboration of 20 collective sessions, composed of the skills of domain of the alphabetical principle; Identification and Production of Alliteration; Rhyme Identification and Production; Oral reading, in chorus and shared; Automatic Decoding and Recognition; Syllabic Manipulation; and Phonemic Manipulation. From the pilot study, it was demonstrated by the use of the JT Method that the multisensory early intervention program proved to be effective for subjects with reading difficulties, with improvement of the subjects in the post-test in the tests of metaphonological skills such as rhyme, alliteration and syllabic segmentation; name writing; sequential alphabet recognition; alphabet recognition in random order; word reading; non-word reading; word dictation; pseudoword dictation; and figure dictation.Las intervenciones multisensoriales demostraron ser efectivas para anclar la información verbal a través de representaciones mentales, donde el aprendizaje se da de forma estructurada, secuencial y acumulativa. Este estudio se basó en la hipótesis de que un Programa de Intervención Temprana Multisensorial colectivo, utilizado con estudiantes con dificultades de lectura en la fase inicial de alfabetización, puede maximizar las oportunidades educativas para todos los estudiantes como una forma de prevención y ayudar a identificar a los estudiantes de riesgo para la lectura futura. problemas, tales como cambios en la fluidez y comprensión de lectura. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar un programa colectivo de intervención temprana multisensorial para estudiantes del 2º año de la Enseñanza Básica I con dificultades de lectura y verificar su aplicabilidad a través de un estudio piloto. El estudio se llevó a cabo en 2 fases, siendo la Fase 1 la elaboración del programa de intervención temprana multisensorial para alumnos con dificultades lectoras y checklist para el seguimiento, y la Fase 2 la aplicabilidad del programa colectivo de intervención temprana multisensorial para alumnos con dificultades lectoras en una prueba piloto. estudiar. En la Fase 1 se realizó un levantamiento bibliográfico para la elaboración del programa colectivo de intervención temprana multisensorial en estudiantes en la fase inicial de lectoescritura. Después de seleccionar las actividades del programa, todos los estímulos fueron seleccionados de acuerdo con la complejidad de las palabras de los primeros años de lectoescritura descritos en la Base Común Curricular Nacional. También se elaboró una Lista de Verificación para monitorear el progreso de los estudiantes durante las sesiones de intervención diseñadas. En la fase 2 de este estudio, se realizó la aplicabilidad del programa desarrollado en la fase 1, en un estudio piloto con 10 alumnos del 2º año de la Enseñanza Básica I, de escuelas públicas del municipio de Marília, 8 (80%) de los cuales eran varones y 2 (20%) mujeres, de 7 años a 7 años y 11 meses; formando 2 grupos: Grupo I (GI): Formado por 5 alumnos con dificultades lectoras que se sometieron a intervención temprana multisensorial; y Grupo II (GII): Compuesto por 5 alumnos con dificultades lectoras que no fueron sometidos a intervención multisensorial temprana. Todos los estudiantes se sometieron en el pre y post test a la aplicación de las pruebas del Protocolo de evaluación de las habilidades cognitivo-lingüísticas para estudiantes en la fase inicial de lectoescritura. Se realizó análisis estadístico mediante el Método JT para verificar si hubo cambio positivo o negativo y significancia clínica, evidenciando así la efectividad educativa del programa desarrollado en la Fase 1 de este estudio. El programa colectivo de intervención temprana multisensorial para alumnos con dificultades lectoras se constituyó a través de la elaboración de 20 sesiones colectivas, compuestas por las habilidades de dominio del principio alfabético; Identificación y Producción de Aliteración; Identificación y producción de rimas; Lectura oral, a coro y compartida; Decodificación y reconocimiento automáticos; manipulación silábica; y manipulación fonémica. A partir del estudio piloto se demostró mediante el uso del Método JT que el programa de intervención temprana multisensorial demostró ser efectivo para sujetos con dificultades lectoras, con mejoría de los sujetos en el post-test en las pruebas de habilidades metafonológicas como la rima , aliteración y segmentación silábica; escritura de nombres; reconocimiento alfabético secuencial; reconocimiento del alfabeto en orden aleatorio; lectura de palabras; lectura sin palabras; dictado de palabras; dictado de pseudopalabras; y dictado de figuras.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.339507/2019-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cerqueira César, Alexandra Beatriz Portes de2023-04-10T13:01:55Z2023-04-10T13:01:55Z2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCERQUEIRA CÉSAR, Alexandra Beatriz Portes de. Programa coletivo de intervenção precoce multissensorial para escolares com dificuldades de leitura: elaboração e estudo piloto. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24289933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242899Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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