A hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96693 |
Resumo: | A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços relativos, que são decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz ao aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no início do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnicocientífico- informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios, sendo que as ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. A Hidrovia Tietê-Paraná e os portos interiores de Pederneiras-SP, Anhembi-SP e Santa Maria da Serra-SP representam a utilização da intermodalidade visando a otimização do transporte de mercadorias, a integração de diferentes territórios e a intensificação das interações espaciais e econômicas. |
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A hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São PauloGeografiaHidroviasLogísticaCargasIntermodalidadeInfra-estruturasHidrovia - Tietê-ParanáTietê-Paraná WaterwayLoadsIntermodalitySubstructureLogisticA mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços relativos, que são decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz ao aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no início do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnicocientífico- informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios, sendo que as ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. A Hidrovia Tietê-Paraná e os portos interiores de Pederneiras-SP, Anhembi-SP e Santa Maria da Serra-SP representam a utilização da intermodalidade visando a otimização do transporte de mercadorias, a integração de diferentes territórios e a intensificação das interações espaciais e econômicas.The mundialization of capital is characterized by the existence of relative spaces resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The actions, articulations and investments on private capital are factors that enable the existence of these contradictions. The Tietê-Paraná Waterway and the inside ports of Pederneiras-SP, Anhembi-SP e Santa Maria da Serra-SP represents the use of the intermodality aiming the improvement on merchandises transportation, the integration of different territories and intensification of spatial and economical interactions.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Márcio Rogério [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Felipe Júnior, Nelson Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:28:25Z2014-06-11T19:28:25Z2008-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis288 f. : il. + mapasapplication/pdfFELIPE JÚNIOR, Nelson Fernandes. A hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São Paulo. 2008. 288 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/96693000572289felipejunior_nf_me_prud.pdf33004129042P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:35:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:44:06.436105Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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