A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/875 |
Resumo: | A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, resultantes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, tem-se que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes territórios. A acumulação de capitais no início do século XXI se baseia em processos de reordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando no desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. Os fixos (infraestruturas) são imprescindíveis para a circulação material e imaterial e para a formação de redes, conectando espaços produtores e centros consumidores. Diante desse contexto, a Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade contribuem com o transporte de mercadorias de baixo valor agregado (grãos e farelos) e intensificam as interações espaciais e o desenvolvimento regional. |
id |
UFS-2_8e61d6ce8caa5e7d96997f1415c83197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/875 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Felipe Junior, Nelson FernandesSilveira, Márcio Rogério2014-02-04T00:17:16Z2014-02-04T00:17:16Z2008FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 12., 2009, Montevidéu. Anais... Montevidéu, 2009.https://ri.ufs.br/handle/riufs/875A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, resultantes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, tem-se que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes territórios. A acumulação de capitais no início do século XXI se baseia em processos de reordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando no desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. Os fixos (infraestruturas) são imprescindíveis para a circulação material e imaterial e para a formação de redes, conectando espaços produtores e centros consumidores. Diante desse contexto, a Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade contribuem com o transporte de mercadorias de baixo valor agregado (grãos e farelos) e intensificam as interações espaciais e o desenvolvimento regional.Transporte fluvialIntermodalidadeHidrovia Tietê-ParanáInfra-estruturaLogísticaA Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILHidroviaIntermodal.pdf.jpgHidroviaIntermodal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/4/HidroviaIntermodal.pdf.jpg18a0e2ed3f422b9a4a2d09c3fd80ec26MD54ORIGINALHidroviaIntermodal.pdfHidroviaIntermodal.pdfapplication/pdf391636https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/1/HidroviaIntermodal.pdf7efe04f985a2acbbac6fa9b030cfeed0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTHidroviaIntermodal.pdf.txtHidroviaIntermodal.pdf.txtExtracted texttext/plain53527https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/3/HidroviaIntermodal.pdf.txt723c7434d558f1ddc2f4527d89c1b8a3MD53riufs/8752014-02-04 02:00:17.556oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-02-04T05:00:17Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo |
title |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo |
spellingShingle |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo Felipe Junior, Nelson Fernandes Transporte fluvial Intermodalidade Hidrovia Tietê-Paraná Infra-estrutura Logística |
title_short |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo |
title_full |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo |
title_fullStr |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo |
title_sort |
A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo |
author |
Felipe Junior, Nelson Fernandes |
author_facet |
Felipe Junior, Nelson Fernandes Silveira, Márcio Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Márcio Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe Junior, Nelson Fernandes Silveira, Márcio Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte fluvial Intermodalidade Hidrovia Tietê-Paraná Infra-estrutura Logística |
topic |
Transporte fluvial Intermodalidade Hidrovia Tietê-Paraná Infra-estrutura Logística |
description |
A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, resultantes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, tem-se que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes territórios. A acumulação de capitais no início do século XXI se baseia em processos de reordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando no desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. Os fixos (infraestruturas) são imprescindíveis para a circulação material e imaterial e para a formação de redes, conectando espaços produtores e centros consumidores. Diante desse contexto, a Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade contribuem com o transporte de mercadorias de baixo valor agregado (grãos e farelos) e intensificam as interações espaciais e o desenvolvimento regional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-04T00:17:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-04T00:17:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 12., 2009, Montevidéu. Anais... Montevidéu, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/875 |
identifier_str_mv |
FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 12., 2009, Montevidéu. Anais... Montevidéu, 2009. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/4/HidroviaIntermodal.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/1/HidroviaIntermodal.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/875/3/HidroviaIntermodal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18a0e2ed3f422b9a4a2d09c3fd80ec26 7efe04f985a2acbbac6fa9b030cfeed0 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 723c7434d558f1ddc2f4527d89c1b8a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110848568655872 |