O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kátia Diniz Coutinho [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92359
Resumo: A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa: ―Práticas e Processos Formativos em Educação‖, tem como objetivo geral investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, no contexto educacional e parte do pressuposto de que o jogo é uma atividade existente no âmbito do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, da rede de ensino Federal de Juiz de Fora/MG. Fator este que gera questionamentos sobre os limites e as possibilidades do emprego dessa atividade como recurso pedagógico. A pesquisa estabelece como objetivos específicos: investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, por uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental que atua com 14 alunos; levantar as opiniões das professoras e dos alunos sobre o emprego de ―jogo‖ no contexto escolar; e em quais aspectos os jogos são importantes para a formação dos educandos. A pesquisa é de natureza qualitativa, cuja abordagem é o estudo de caso, considerando que a investigação se debruça sobre uma realidade específica e peculiar. Para tanto, a investigação contempla análise bibliográfica, procedimentos de observação e entrevista semiestruturada com a professora da turma e com a professora mentora do projeto; com 09 alunos emprega o grupo focal para coleta de dados. A importância desta pesquisa está voltada para a compreensão de processos que se passam no interior do colégio, no ―Módulo de Jogos Educativos‖, é revelada pela significação dos processos vivenciados e a produção do conhecimento poderá também subsidiar práticas educativas e servir de referência para outras realidades. Por fim, destacamos que os resultados da investigação apontam que o emprego do jogo como recurso pedagógico, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de...
id UNSP_93e97df9854a4d71ba55ead28adfc291
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92359
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de casoEducaçãoEscolas - Exercicios e jogosEducational resourcesA presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa: ―Práticas e Processos Formativos em Educação‖, tem como objetivo geral investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, no contexto educacional e parte do pressuposto de que o jogo é uma atividade existente no âmbito do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, da rede de ensino Federal de Juiz de Fora/MG. Fator este que gera questionamentos sobre os limites e as possibilidades do emprego dessa atividade como recurso pedagógico. A pesquisa estabelece como objetivos específicos: investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, por uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental que atua com 14 alunos; levantar as opiniões das professoras e dos alunos sobre o emprego de ―jogo‖ no contexto escolar; e em quais aspectos os jogos são importantes para a formação dos educandos. A pesquisa é de natureza qualitativa, cuja abordagem é o estudo de caso, considerando que a investigação se debruça sobre uma realidade específica e peculiar. Para tanto, a investigação contempla análise bibliográfica, procedimentos de observação e entrevista semiestruturada com a professora da turma e com a professora mentora do projeto; com 09 alunos emprega o grupo focal para coleta de dados. A importância desta pesquisa está voltada para a compreensão de processos que se passam no interior do colégio, no ―Módulo de Jogos Educativos‖, é revelada pela significação dos processos vivenciados e a produção do conhecimento poderá também subsidiar práticas educativas e servir de referência para outras realidades. Por fim, destacamos que os resultados da investigação apontam que o emprego do jogo como recurso pedagógico, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de...This research, linked to the Research Line: ―Formative Processes and Practices in Education‖, aims to investigate and analyze the general use of ―game‖ in the educational environment and assumes that the game is an existing activity within Elementary School at John XXIII Application School, from the federal school system of Juiz de Fora/MG. Factor that generates questions about the limits and possibilities of employing this activity as an educational resource. The research establishes specific objectives: To investigate and analyze the use of ―game‖ by a teacher in the 4th year of elementary school that works with 14 students; get the opinions of teachers and students about the use of game in the school context, and in which aspects are games important for the formation of students. The research is qualitative in nature, whose approach is the case study, considering that research focuses on a specific and peculiar reality. To this end, the investigation covers literature review, observation procedures and semi-structured interview with the classroom teacher and the teacher, mentor of the project; with 09 students uses focus groups to collect data. The importance of this research is focused on understanding the processes that take place within the college, in the ―Module Educational Games‖, is revealed by the significance of the processes experienced and knowledge production may also subsidize educational practices and serve as reference for other realities. Finally, we emphasize that the research results indicate that the use of gaming as an educational resource at this stage of basic education, can contribute significantly in the learning process and the integral development of students, enriching... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Kátia Diniz Coutinho [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2011-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 f. : il.application/pdfSANTOS, Kátia Diniz Coutinho. O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso. 2011. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92359000682497santos_kdc_me_prud.pdf33004129044P67758444123838079Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:59:12.814445Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
title O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
spellingShingle O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
Santos, Kátia Diniz Coutinho [UNESP]
Educação
Escolas - Exercicios e jogos
Educational resources
title_short O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
title_full O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
title_fullStr O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
title_full_unstemmed O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
title_sort O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso
author Santos, Kátia Diniz Coutinho [UNESP]
author_facet Santos, Kátia Diniz Coutinho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, José Milton de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kátia Diniz Coutinho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas - Exercicios e jogos
Educational resources
topic Educação
Escolas - Exercicios e jogos
Educational resources
description A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa: ―Práticas e Processos Formativos em Educação‖, tem como objetivo geral investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, no contexto educacional e parte do pressuposto de que o jogo é uma atividade existente no âmbito do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, da rede de ensino Federal de Juiz de Fora/MG. Fator este que gera questionamentos sobre os limites e as possibilidades do emprego dessa atividade como recurso pedagógico. A pesquisa estabelece como objetivos específicos: investigar e analisar o emprego do ―jogo‖, por uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental que atua com 14 alunos; levantar as opiniões das professoras e dos alunos sobre o emprego de ―jogo‖ no contexto escolar; e em quais aspectos os jogos são importantes para a formação dos educandos. A pesquisa é de natureza qualitativa, cuja abordagem é o estudo de caso, considerando que a investigação se debruça sobre uma realidade específica e peculiar. Para tanto, a investigação contempla análise bibliográfica, procedimentos de observação e entrevista semiestruturada com a professora da turma e com a professora mentora do projeto; com 09 alunos emprega o grupo focal para coleta de dados. A importância desta pesquisa está voltada para a compreensão de processos que se passam no interior do colégio, no ―Módulo de Jogos Educativos‖, é revelada pela significação dos processos vivenciados e a produção do conhecimento poderá também subsidiar práticas educativas e servir de referência para outras realidades. Por fim, destacamos que os resultados da investigação apontam que o emprego do jogo como recurso pedagógico, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-24
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Kátia Diniz Coutinho. O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso. 2011. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92359
000682497
santos_kdc_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
identifier_str_mv SANTOS, Kátia Diniz Coutinho. O módulo de jogos no Colégio de Aplicação João XXIII: um estudo de caso. 2011. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000682497
santos_kdc_me_prud.pdf
33004129044P6
7758444123838079
url http://hdl.handle.net/11449/92359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129570119876608