A arquitetura moderna em Bauru: um projeto de Zenon Lotufo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salcedo, Rosío Fernández Baca [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Dadazio, Carla Prado [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Cultura/Cultu06.htm
http://hdl.handle.net/11449/148499
Resumo: Introdução: O presente trabalho aborda a análise comparativa do projeto original e do edifício construído do Paço Municipal de Bauru, que foi idealizado em 1953 pelo arquiteto – engenheiro Zenon Lotufo. Seu projeto modernista, possui influências de Le Corbusier e Oscar Niemeyer, e influenciou a forma de projetar dos raros arquitetos atuantes na cidade nos anos de 1950. O edifício do Paço é considerado um dos primeiros projetos modernistas e foi selecionado para este trabalho devido sua importância histórica e cultural para comunidade, uma vez que ele foi citado pelos próprios moradores de Bauru. Objetivos: recuperar e preservar este importante patrimônio histórico e arquitetônico através da documentação do projeto que será encaminhada ao tombamento aos Conselhos CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Município de Bauru) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Métodos: revisamos a bibliografia pertinente a arquitetura moderna e a preservação de edifícios históricos, realizamos o levantamento fotográfico, levantamos o projeto original e o projeto construído, o atual estado de conservação e as atividades realizadas no edifício. Essas informações e os desenhos elaborados no programa Autocad subsidiaram a análise comparativa do projeto original e do edifício construído do Paço Municipal, assim como a análise de uso pós – ocupação. Resultados: o projeto original possuía um amplo programa e abrigava dois prédios principais: o Paço Municipal e a Câmara. Os dois volumes formavam um conjunto contrastante: o primeiro com formato longo, estreito e prismático, acentuava o desenho livre, com arcos e abóbadas na cobertura do plenário justaposto a lajes desenho amebóide que cobriam as circulações e salas, a planta térrea era marcada pela presença dos pilotis. Deste, alterou-se a planta térrea que na construção foi fechada com esquadrias metálicas, e o pavimento superior que seria o terraço foi construído o gabinete do prefeito. O segundo edifício possuía forma plástica, jamais foi construído, em seu lugar foi elaborado um jardim oriental em homenagem a vasta colônia japonesa da cidade, sendo conhecido como Praça das Cerejeiras.
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