Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yagi, Hugo Yukio [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121770
Resumo: O meio urbano cresce rapidamente a cada dia tomando o lugar das árvores, da vegetação e dos animais silvestres. Esse crescimento, associado ao desenvolvimento de novas tecnologias que visam facilitar o cotidiano das pessoas, muda as práticas habituais, afastando a população citadina das atividades físicas e da natureza. Nesse contexto as atividades realizadas em meio natural vem conquistando um interesse cada vez maior de pessoas, que as procuram por diversas razões. Baseado nessa curiosidade procurou-se investigar os agentes incentivadores à permanência nas práticas do rapel, do cascading e do canyoning. O estudo teve uma natureza qualitativa e constou de pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa exploratória, a qual utilizou como instrumento para coleta de dados questionários mistos, aplicados a uma amostra intencional composta por 10 praticantes de cada uma dessas modalidades citadas. Os dados foram analisados descritivamente, pela Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que o ambiente natural associado a estas práticas, bem como, a perspectiva de fuga do cotidiano e a possibilidade de ampliação das relações interpessoais, representam algumas das importantes influências para a permanência nas atividades físicas de aventura na natureza.
id UNSP_942e155b5be2960c9bb1d6eaa7fafa1e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121770
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na naturezaRecreaçãoAderenciasRapelCascadingCanyoningO meio urbano cresce rapidamente a cada dia tomando o lugar das árvores, da vegetação e dos animais silvestres. Esse crescimento, associado ao desenvolvimento de novas tecnologias que visam facilitar o cotidiano das pessoas, muda as práticas habituais, afastando a população citadina das atividades físicas e da natureza. Nesse contexto as atividades realizadas em meio natural vem conquistando um interesse cada vez maior de pessoas, que as procuram por diversas razões. Baseado nessa curiosidade procurou-se investigar os agentes incentivadores à permanência nas práticas do rapel, do cascading e do canyoning. O estudo teve uma natureza qualitativa e constou de pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa exploratória, a qual utilizou como instrumento para coleta de dados questionários mistos, aplicados a uma amostra intencional composta por 10 praticantes de cada uma dessas modalidades citadas. Os dados foram analisados descritivamente, pela Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que o ambiente natural associado a estas práticas, bem como, a perspectiva de fuga do cotidiano e a possibilidade de ampliação das relações interpessoais, representam algumas das importantes influências para a permanência nas atividades físicas de aventura na natureza.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartz, Gisele Maria [UNESP]Carnicelli Filho, Sandro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yagi, Hugo Yukio [UNESP]2015-03-23T15:29:45Z2015-03-23T15:29:45Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfYAGI, Hugo Yukio. Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza. 2009. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/121770000607519yagi_hy_tcc_rcla.pdf9893065420927189Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:17:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121770Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-06T06:17:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
title Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
spellingShingle Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
Yagi, Hugo Yukio [UNESP]
Recreação
Aderencias
Rapel
Cascading
Canyoning
title_short Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
title_full Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
title_fullStr Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
title_full_unstemmed Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
title_sort Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza
author Yagi, Hugo Yukio [UNESP]
author_facet Yagi, Hugo Yukio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
Carnicelli Filho, Sandro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Yagi, Hugo Yukio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Recreação
Aderencias
Rapel
Cascading
Canyoning
topic Recreação
Aderencias
Rapel
Cascading
Canyoning
description O meio urbano cresce rapidamente a cada dia tomando o lugar das árvores, da vegetação e dos animais silvestres. Esse crescimento, associado ao desenvolvimento de novas tecnologias que visam facilitar o cotidiano das pessoas, muda as práticas habituais, afastando a população citadina das atividades físicas e da natureza. Nesse contexto as atividades realizadas em meio natural vem conquistando um interesse cada vez maior de pessoas, que as procuram por diversas razões. Baseado nessa curiosidade procurou-se investigar os agentes incentivadores à permanência nas práticas do rapel, do cascading e do canyoning. O estudo teve uma natureza qualitativa e constou de pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa exploratória, a qual utilizou como instrumento para coleta de dados questionários mistos, aplicados a uma amostra intencional composta por 10 praticantes de cada uma dessas modalidades citadas. Os dados foram analisados descritivamente, pela Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que o ambiente natural associado a estas práticas, bem como, a perspectiva de fuga do cotidiano e a possibilidade de ampliação das relações interpessoais, representam algumas das importantes influências para a permanência nas atividades físicas de aventura na natureza.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:29:45Z
2015-03-23T15:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YAGI, Hugo Yukio. Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza. 2009. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/121770
000607519
yagi_hy_tcc_rcla.pdf
9893065420927189
identifier_str_mv YAGI, Hugo Yukio. Motivos de permanências nas vivências em atividades físicas de aventura na natureza. 2009. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000607519
yagi_hy_tcc_rcla.pdf
9893065420927189
url http://hdl.handle.net/11449/121770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649913064521728