Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Thaís Batista de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-8.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115230
Resumo: Este artigo pretende, à luz da teoria de Vygotsky e seus colaboradores, desvelar as contribuições dos Jogos de Faz-de-conta para aquisição da linguagem escrita pelas crianças. O trabalho apresentado é decorrência dos estudos realizados para elaboração da monografia de conclusão de curso, e tem como objetivos: perceber se os jogos de faz-de-conta estão presentes na rotina das crianças pesquisadas; fazer um levantamento bibliográfico sobre o assunto, para entender o que diferentes autores pensam a respeito e discutir à luz da perspectiva histó- rico-cultural o valor que os jogos de faz-de-conta têm na aquisição da escrita pelas crianças. Cumpre salientar que os resultados apresentados são provenientes apenas dos estudos teóricos realizados, visto que fazem parte de um projeto de pesquisa ainda em andamento.
id UNSP_942ea96918e6caf2620cbeb82f668df7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115230
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infânciaJogos de Faz de ContaAprendizagem da Escritateoria histórico-culturalEste artigo pretende, à luz da teoria de Vygotsky e seus colaboradores, desvelar as contribuições dos Jogos de Faz-de-conta para aquisição da linguagem escrita pelas crianças. O trabalho apresentado é decorrência dos estudos realizados para elaboração da monografia de conclusão de curso, e tem como objetivos: perceber se os jogos de faz-de-conta estão presentes na rotina das crianças pesquisadas; fazer um levantamento bibliográfico sobre o assunto, para entender o que diferentes autores pensam a respeito e discutir à luz da perspectiva histó- rico-cultural o valor que os jogos de faz-de-conta têm na aquisição da escrita pelas crianças. Cumpre salientar que os resultados apresentados são provenientes apenas dos estudos teóricos realizados, visto que fazem parte de um projeto de pesquisa ainda em andamento.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Thaís Batista deLima, Elieuza Aparecida de [UNESP]2015-02-24T13:57:53Z2015-02-24T13:57:53Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article11-15application/pdfhttp://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-8.pdfInterfaces, n. 2, p. 11-15, 2010.2176-5227http://hdl.handle.net/11449/115230ISSN21765227-2010-02-11-15.pdf5702962982414366Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterfacesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:12:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-24T06:12:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
title Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
spellingShingle Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
Melo, Thaís Batista de
Jogos de Faz de Conta
Aprendizagem da Escrita
teoria histórico-cultural
title_short Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
title_full Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
title_fullStr Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
title_full_unstemmed Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
title_sort Jogos de faz-de-conta: contribuições para a aquisição da linguagem escrita na infância
author Melo, Thaís Batista de
author_facet Melo, Thaís Batista de
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author_role author
author2 Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Thaís Batista de
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de Faz de Conta
Aprendizagem da Escrita
teoria histórico-cultural
topic Jogos de Faz de Conta
Aprendizagem da Escrita
teoria histórico-cultural
description Este artigo pretende, à luz da teoria de Vygotsky e seus colaboradores, desvelar as contribuições dos Jogos de Faz-de-conta para aquisição da linguagem escrita pelas crianças. O trabalho apresentado é decorrência dos estudos realizados para elaboração da monografia de conclusão de curso, e tem como objetivos: perceber se os jogos de faz-de-conta estão presentes na rotina das crianças pesquisadas; fazer um levantamento bibliográfico sobre o assunto, para entender o que diferentes autores pensam a respeito e discutir à luz da perspectiva histó- rico-cultural o valor que os jogos de faz-de-conta têm na aquisição da escrita pelas crianças. Cumpre salientar que os resultados apresentados são provenientes apenas dos estudos teóricos realizados, visto que fazem parte de um projeto de pesquisa ainda em andamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:53Z
2015-02-24T13:57:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-8.pdf
Interfaces, n. 2, p. 11-15, 2010.
2176-5227
http://hdl.handle.net/11449/115230
ISSN21765227-2010-02-11-15.pdf
5702962982414366
url http://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-8.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115230
identifier_str_mv Interfaces, n. 2, p. 11-15, 2010.
2176-5227
ISSN21765227-2010-02-11-15.pdf
5702962982414366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interfaces
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11-15
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961638764118016