Contribuições do PIBID para metodologias no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, Maria Eugênia Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202245
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desde que foi implantado, em 2007, tem apresentado implicações para a formação inicial de professores, buscando oportunizar aos licenciandos compreender e reelaborar referenciais teóricos e práticos sobre o processo de ensino e de aprendizagem a partir da participação em atividades na escola, tendo oportunidade de vivenciar experiências didáticas junto aos docentes e na universidade também. A partir deste contexto e das relações estabelecidas entre licenciandos e docentes, por meio das ações desenvolvidas no subprojeto no âmbito do PIBID do Curso de Licenciatura em Matemática no espaço da escola, esta pesquisa teve como objetivo central analisar as contribuições do PIBID para a profissionalização docente, na formação contínua dos professores de Matemática e na implementação e no desenvolvimento de metodologias de ensino diferenciadas. A fim de alcançar os objetivos desta pesquisa, foram desenvolvidas ações metodológicas à luz de uma abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os professores supervisores e colaboradores da escola parceira e com os professores coordenadores do PIBID da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente/SP. O referencial teórico que embasou o delineamento deste estudo organizou-se a partir de um levantamento prévio em torno das concepções metodológicas em Matemática, dos saberes e da prática docente; de um estudo sobre as leis que embasam as diretrizes na Educação Básica e as metodologias de ensino propostas pelos documentos oficiais: Constituição Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Estado de São Paulo (2010) e Resoluções. Os resultados da pesquisa mostram que o PIBID, como política de formação de futuros professores, ampliou o seu espaço formativo, neste caso, a escola, aproximando-a da universidade. Essa aproximação escola-universidade envolveu os professores da Educação Básica, realizando reflexões em torno da prática e ressignificando seus saberes e suas experiências da profissão. As análises dos resultados permitem concluir que houve contribuições do PIBID para a implementação de metodologias diferenciadas por professores supervisores e/ou colaboradores no ensino da Matemática a partir das atividades e dos projetos desenvolvidos no âmbito do PIBID, confirmando-o como um processo formativo para licenciandos e para professores.
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A partir deste contexto e das relações estabelecidas entre licenciandos e docentes, por meio das ações desenvolvidas no subprojeto no âmbito do PIBID do Curso de Licenciatura em Matemática no espaço da escola, esta pesquisa teve como objetivo central analisar as contribuições do PIBID para a profissionalização docente, na formação contínua dos professores de Matemática e na implementação e no desenvolvimento de metodologias de ensino diferenciadas. A fim de alcançar os objetivos desta pesquisa, foram desenvolvidas ações metodológicas à luz de uma abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os professores supervisores e colaboradores da escola parceira e com os professores coordenadores do PIBID da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente/SP. O referencial teórico que embasou o delineamento deste estudo organizou-se a partir de um levantamento prévio em torno das concepções metodológicas em Matemática, dos saberes e da prática docente; de um estudo sobre as leis que embasam as diretrizes na Educação Básica e as metodologias de ensino propostas pelos documentos oficiais: Constituição Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Estado de São Paulo (2010) e Resoluções. Os resultados da pesquisa mostram que o PIBID, como política de formação de futuros professores, ampliou o seu espaço formativo, neste caso, a escola, aproximando-a da universidade. Essa aproximação escola-universidade envolveu os professores da Educação Básica, realizando reflexões em torno da prática e ressignificando seus saberes e suas experiências da profissão. As análises dos resultados permitem concluir que houve contribuições do PIBID para a implementação de metodologias diferenciadas por professores supervisores e/ou colaboradores no ensino da Matemática a partir das atividades e dos projetos desenvolvidos no âmbito do PIBID, confirmando-o como um processo formativo para licenciandos e para professores.The Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), since it was implemented in 2007, has had implications for the initial training of teachers, seeking to provide opportunities for undergraduate students to understand and re-elaborate theoretical and practical references on the process of teaching and learning from participating in activities at school, having the opportunity to have educational experiences with their teachers and at the University as well. Based on this context and the relationships established between undergraduate students and teachers, through the actions developed in the subproject within the PIBID of the Mathematics Degree Course in the school space, this research had as main aims to analyze the contributions of PIBID for the professionalization of teachers, in the continuous training of Mathematics teachers and in the implementation and development of differentiated teaching methodologies. In order to achieve the research objectives, methodological actions were developed in the light of a qualitative and exploratory approach. The data were collected through semi-structured interviews, carried out with the supervising teachers and collaborators of the partner school and with the coordinating professors of PIBID at Faculdade de Ciências e Tecnologia/ Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente/SP. The theoretical framework that supported the design of study was organized from a previous survey around the methodological concepts in Mathematics, knowledge and teaching practice; of a study on the laws that support the guidelines in Basic Education and the teaching methodologies proposed by the official documents: Brazilian Constitution, Law of Guidelines and Bases, National Curriculum Parameters, National Curricular Common Base (BNCC), the São Paulo State Curriculum (2010) and Resolutions. The survey results show that PIBID, as a policy for training future teachers, has expanded its formative space, in this case the school, bringing it closer to the university. This schooluniversity approach involved Basic Education teachers, reflecting on practice and giving new meaning to their knowledge and their experience in the profession. The analysis of the results allows us to conclude that there were contributions from PIBID for the implementation of different methodologies by supervising teachers and / or collaborators in the teaching of Mathematics based on the activities and projects developed within the scope of PIBID, confirming it as a training process for undergraduate students. and teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Raquel Gomes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serrano, Maria Eugênia Lopes [UNESP]2021-01-05T14:28:37Z2021-01-05T14:28:37Z2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20224533004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202245Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:33:52.123778Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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