Leitura literária no currículo do ensino fundamental do estado de São Paulo: princípios teóricos e materialização didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157344 |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa sobre o Currículo do Estado de São Paulo – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o Caderno do Professor – Língua Portuguesa/Linguagem e o Caderno do Aluno – Língua Portuguesa/Linguagem, no que se refere aos princípios teóricos sobre leitura literária e a sua materialização didática para o 9º ano do ensino fundamental. Conduzimos o trabalho sob o paradigma da pesquisa qualitativa, sendo a análise documental o delineamento adotado para a sua realização; os documentos são investigados de acordo com os princípios da análise de conteúdo. Partimos de teorias específicas do currículo como as discutidas por Tomaz Tadeu da Silva, por exemplo; e no que tange à leitura literária, fundamentamo-nos em autores que debatem a leitura literária, o ensino de literatura e a crítica literária, como Antonio Candido, Tzvetan Todorov, Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Maria Thereza Fraga Rocco. Ao considerar o 9º ano do ensino fundamental, propomo-nos a responder basicamente duas perguntas. O que propõe o currículo de Língua Portuguesa da rede estadual paulista em termos de leitura literária? Como essa proposta se materializa didaticamente no Caderno do Aluno e metodologicamente no Caderno do Professor de Língua Portuguesa? Diante dessas indagações, os objetivos gerais deste trabalho são: analisar o referido documento curricular de Língua Portuguesa, identificando e interpretando o que se propõe em relação à leitura literária; analisar as publicações destinadas ao aluno e ao professor, apontando como a leitura literária se materializa nesses materiais. Os objetivos específicos são fazer um levantamento dos textos literários que integram as Situações de Aprendizagem propostas pelo Caderno do Aluno; analisar a forma como os textos literários são pedagogicamente trabalhados nessa publicação; refletir sobre as orientações didático-metodológicas, presentes no Caderno do Professor, e referentes à abordagem do texto literário em sala de aula; apontar possíveis espaços nas Situações de Aprendizagem, nos quais a leitura literária possa ser contemplada; apresentar sugestões de encaminhamentos para o trabalho com textos literários. |
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Leitura literária no currículo do ensino fundamental do estado de São Paulo: princípios teóricos e materialização didáticaLiterary reading in elementary school curriculum of São Paulo State: theory and didactic materialization.Portuguese language. Study and teaching. Elementary School. Curriculums. Literature - study and teaching.Língua portuguesa.Estudo e ensino.Ensino fundamental.Currículos.Literatura – Estudo e ensino.Portuguese language.Study and teaching.Elementary School.Curriculums.Literature - Study and teaching.Esta dissertação é resultado de uma pesquisa sobre o Currículo do Estado de São Paulo – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o Caderno do Professor – Língua Portuguesa/Linguagem e o Caderno do Aluno – Língua Portuguesa/Linguagem, no que se refere aos princípios teóricos sobre leitura literária e a sua materialização didática para o 9º ano do ensino fundamental. Conduzimos o trabalho sob o paradigma da pesquisa qualitativa, sendo a análise documental o delineamento adotado para a sua realização; os documentos são investigados de acordo com os princípios da análise de conteúdo. Partimos de teorias específicas do currículo como as discutidas por Tomaz Tadeu da Silva, por exemplo; e no que tange à leitura literária, fundamentamo-nos em autores que debatem a leitura literária, o ensino de literatura e a crítica literária, como Antonio Candido, Tzvetan Todorov, Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Maria Thereza Fraga Rocco. Ao considerar o 9º ano do ensino fundamental, propomo-nos a responder basicamente duas perguntas. O que propõe o currículo de Língua Portuguesa da rede estadual paulista em termos de leitura literária? Como essa proposta se materializa didaticamente no Caderno do Aluno e metodologicamente no Caderno do Professor de Língua Portuguesa? Diante dessas indagações, os objetivos gerais deste trabalho são: analisar o referido documento curricular de Língua Portuguesa, identificando e interpretando o que se propõe em relação à leitura literária; analisar as publicações destinadas ao aluno e ao professor, apontando como a leitura literária se materializa nesses materiais. Os objetivos específicos são fazer um levantamento dos textos literários que integram as Situações de Aprendizagem propostas pelo Caderno do Aluno; analisar a forma como os textos literários são pedagogicamente trabalhados nessa publicação; refletir sobre as orientações didático-metodológicas, presentes no Caderno do Professor, e referentes à abordagem do texto literário em sala de aula; apontar possíveis espaços nas Situações de Aprendizagem, nos quais a leitura literária possa ser contemplada; apresentar sugestões de encaminhamentos para o trabalho com textos literários.This dissertation is the result of a research on São Paulo State Curriculum - Languages, Codes and their Technologies, Teacher 's book - Portuguese Language / Language and Student’s book - Portuguese Language / Language, with regard to the Literary reading on the 9th grade of middle school. We conduct the work under the paradigm of qualitative research, being the documentary analysis the delimitation adopted for its accomplishment; we investigate documents according to the principles of content analysis. We start from specific theories of the curriculum such as those discussed by Tomaz Tadeu da Silva, for example; and as far as literary reading is concerned, we are based on authors who debate literary reading, literature teaching and literary criticism, such as Antonio Candido, Tzvetan Todorov, Marisa Lajolo, Regina Zilberman and Maria Thereza Fraga Rocco. Considering the 9th grade of middle school, we come up with two questions. What does the Portuguese Language curriculum of the State of São Paulo public schools propose for theLiterary reading ? How does this proposal become concrete in the Teacher's book and in the Portuguese Language Student's book? In view of these issues, the general objectives of this work are to analyze the referred Portuguese Language curriculum document, identifying and interpreting what it propose in relation to the literary reading; to analyze the publications intended for the teacher and the student, pointing out how literary reading becomes concrete in this material. The specific objectives are to make a survey of the literary texts that integrate the learning situations proposed by the Student’s book. Next, to analyze how they pedagogically work the literary texts in the Student’s book. Then, to reflect on the didactic-methodological guidelines present in the Teacher's book regarding the approach to the literary text in the classroom. Afterwards, to evaluate the existence of possible spaces in learning situations, in which we could insert literary texts, suggest referrals to work with literary texts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Annibal, Sérgio FabianoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Telma Aparecida Luciano2018-10-17T23:27:01Z2018-10-17T23:27:01Z2018-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15734400090908423001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157344Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:57.098683Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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