Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11118
Resumo: Resumo: Este estudo teve por objetivo contribuir para a área de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), oferecendo subsídios para uma questão emergente no momento, que é a formação do professor Para esse fim, foi realizado um levantamento das iniciativas de ensino e pesquisa de PFOL no Brasil, buscando-se respaldo em estudos sobre o ensino de línguas estrangeiras para a formação do professor de PFOL Esses estudos indicam a necessidade do estabelecimento de programas que levem em conta as crenças de futuros professores sobre ensino/aprendizagem Assim, foram verificadas as crenças sobre o ensino de PFOL por parte de docentes e discentes da área de Letras de uma Instituição de Ensino Superior no Norte do Estado do Paraná Os dados foram coletados através de questionários, contendo um inventário de crenças e perguntas de resposta aberta A discussão dos dados mostra que as crenças dos informantes vieram a corroborar o reconhecimento de que o professor de PFOL precisa de formação específica, questão recorrente na literatura da área No entanto, poucos trabalhos têm procurado investigar como o professor de PFOL aprende a ensinar, bem como quais bases de conhecimento têm auxiliado este profissional em sua prática pedagógica Com base no paradigma contemporâneo de formação de professores de língua estrangeira, que tem se concentrado no modelo do profissional reflexivo, este estudo pretende provocar reflexões sobre os aspectos envolvidos na prática pedagógica do professor de PFOL e indicar caminhos para a inclusão do componente de formação de professores de PFOL nos cursos de Letras Em relação aos encaminhamentos de oferta de cursos de PFOL no contexto estudado os resultados deste estudo levam a duas implicações: 1 inclusão de cursos de PFOL a estrangeiros das comunidades acadêmica e externa e 2 inclusão de uma disciplina optativa acerca do ensino de PFOL no currículo do curso de Letras Num âmbito mais amplo, ressalta-se a proposta de encaminhamento de pesquisas sobre a formação de professores de PFOL, voltadas para analisar as abordagens de formação de professores subjacentes aos programas já existentes, em nível pré-serviço e de educação continuada, isto é, como o professor de PFOL aprende a ensinar ou desenvolve seu conhecimento na prática
id UEL_9e36cfa2d46beafd7b683e1c89069805
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11118
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professorLíngua portuguesaEstudo e ensinoPortuguese languageStudy and teachingResumo: Este estudo teve por objetivo contribuir para a área de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), oferecendo subsídios para uma questão emergente no momento, que é a formação do professor Para esse fim, foi realizado um levantamento das iniciativas de ensino e pesquisa de PFOL no Brasil, buscando-se respaldo em estudos sobre o ensino de línguas estrangeiras para a formação do professor de PFOL Esses estudos indicam a necessidade do estabelecimento de programas que levem em conta as crenças de futuros professores sobre ensino/aprendizagem Assim, foram verificadas as crenças sobre o ensino de PFOL por parte de docentes e discentes da área de Letras de uma Instituição de Ensino Superior no Norte do Estado do Paraná Os dados foram coletados através de questionários, contendo um inventário de crenças e perguntas de resposta aberta A discussão dos dados mostra que as crenças dos informantes vieram a corroborar o reconhecimento de que o professor de PFOL precisa de formação específica, questão recorrente na literatura da área No entanto, poucos trabalhos têm procurado investigar como o professor de PFOL aprende a ensinar, bem como quais bases de conhecimento têm auxiliado este profissional em sua prática pedagógica Com base no paradigma contemporâneo de formação de professores de língua estrangeira, que tem se concentrado no modelo do profissional reflexivo, este estudo pretende provocar reflexões sobre os aspectos envolvidos na prática pedagógica do professor de PFOL e indicar caminhos para a inclusão do componente de formação de professores de PFOL nos cursos de Letras Em relação aos encaminhamentos de oferta de cursos de PFOL no contexto estudado os resultados deste estudo levam a duas implicações: 1 inclusão de cursos de PFOL a estrangeiros das comunidades acadêmica e externa e 2 inclusão de uma disciplina optativa acerca do ensino de PFOL no currículo do curso de Letras Num âmbito mais amplo, ressalta-se a proposta de encaminhamento de pesquisas sobre a formação de professores de PFOL, voltadas para analisar as abordagens de formação de professores subjacentes aos programas já existentes, em nível pré-serviço e de educação continuada, isto é, como o professor de PFOL aprende a ensinar ou desenvolve seu conhecimento na práticaDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This research aimed at contributing to the area of Portuguese to Speakers of Other Languages (PSOL), with a focus on teacher education, which is an emerging issue at the moment In order to achieve this aim, a survey of the universities which promote the teaching and research on PSOL in Brazil was carried out The analysis was guided by studies of foreign language teaching which focus on teacher education These studies emphasize that teacher education courses should take into account the student-teachers’ beliefs about the teaching/learning processes Thus, teachers and student-teachers from a Language Course were surveyed in order to identify their beliefs about PSOL teaching The data for this research were collected through questionnaires containing a teacher beliefs inventory and open-ended questions The discussion shows the respondents believe PSOL teachers need specific education, what corroborates the findings in PSOL literature However, there are few studies which focus on investigating how PSOL teachers learn to teach and what constitutes to the knowledge base needed in this field Based on the contemporary paradigm for foreign language teachers education, this research aims at enabling teachers to reflect on PSOL pedagogy and showing ways of including PSOL teacher education in Language Courses The results of this research show two implications related to inclusion of PSOL Courses in the context investigated: 1 PSOL Courses to the academic and external communities; and 2 an especial subject involving PSOL teaching in the Language Course This study, therefore, proposes directions for research on PSOL teacher education, through analysis of the programs’ underlying approaches, both at pre-service and in-service levels, that is, how teachers learn to teach or develop their knowledge in the course of their experience as teachersGimenez, Telma [Orientador]Scaramucci, Matilde Virgínia RicardiGregório, Regina MariaFurtoso, Viviane Aparecida Bagio2024-05-01T13:10:07Z2024-05-01T13:10:07Z2001.0020.02.2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11118porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
title Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
spellingShingle Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Portuguese language
Study and teaching
title_short Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
title_full Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
title_fullStr Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
title_full_unstemmed Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
title_sort Português para falantes de outras línguas : aspectos da formação do professor
author Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
author_facet Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gimenez, Telma [Orientador]
Scaramucci, Matilde Virgínia Ricardi
Gregório, Regina Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estudo e ensino
Portuguese language
Study and teaching
topic Língua portuguesa
Estudo e ensino
Portuguese language
Study and teaching
description Resumo: Este estudo teve por objetivo contribuir para a área de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), oferecendo subsídios para uma questão emergente no momento, que é a formação do professor Para esse fim, foi realizado um levantamento das iniciativas de ensino e pesquisa de PFOL no Brasil, buscando-se respaldo em estudos sobre o ensino de línguas estrangeiras para a formação do professor de PFOL Esses estudos indicam a necessidade do estabelecimento de programas que levem em conta as crenças de futuros professores sobre ensino/aprendizagem Assim, foram verificadas as crenças sobre o ensino de PFOL por parte de docentes e discentes da área de Letras de uma Instituição de Ensino Superior no Norte do Estado do Paraná Os dados foram coletados através de questionários, contendo um inventário de crenças e perguntas de resposta aberta A discussão dos dados mostra que as crenças dos informantes vieram a corroborar o reconhecimento de que o professor de PFOL precisa de formação específica, questão recorrente na literatura da área No entanto, poucos trabalhos têm procurado investigar como o professor de PFOL aprende a ensinar, bem como quais bases de conhecimento têm auxiliado este profissional em sua prática pedagógica Com base no paradigma contemporâneo de formação de professores de língua estrangeira, que tem se concentrado no modelo do profissional reflexivo, este estudo pretende provocar reflexões sobre os aspectos envolvidos na prática pedagógica do professor de PFOL e indicar caminhos para a inclusão do componente de formação de professores de PFOL nos cursos de Letras Em relação aos encaminhamentos de oferta de cursos de PFOL no contexto estudado os resultados deste estudo levam a duas implicações: 1 inclusão de cursos de PFOL a estrangeiros das comunidades acadêmica e externa e 2 inclusão de uma disciplina optativa acerca do ensino de PFOL no currículo do curso de Letras Num âmbito mais amplo, ressalta-se a proposta de encaminhamento de pesquisas sobre a formação de professores de PFOL, voltadas para analisar as abordagens de formação de professores subjacentes aos programas já existentes, em nível pré-serviço e de educação continuada, isto é, como o professor de PFOL aprende a ensinar ou desenvolve seu conhecimento na prática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.02.2001
2001.00
2024-05-01T13:10:07Z
2024-05-01T13:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11118
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823300394680320