Realismo e violência na literatura contemporânea: os contos de famílias terrivelmente felizes (2003) de Marçal Aquino
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=551 http://hdl.handle.net/11449/138608 |
Resumo: | Este livro, fruto da dissertação de mestrado do autor, busca compreender a ficção brasileira contemporânea considerando a história político-social da nação, no período que vai do fim da ditadura militar à sua redemocratização. Assim, Fábio Mendes propõe uma análise crítica dos contos de Famílias terrivelmente felizes, escritos por Marçal Aquino, identificando uma linguagem da violência que perpassa a articulação de temas e motivos, a constituição dos narradores, a caracterização das personagens e a materialidade dos textos. Quanto ao conteúdo, essa violência estaria ajustada às imagens da morte, seja de modo predominante ou incidental, física, psicológica, social e simbólica, traços de uma sociedade brasileira autoritária e matéria-prima da linha de produção do novo realismo. Nestes termos, a ironia aparece como o principal elemento constitutivo das narrativas de Aquino, articulando a violência de modo que o leitor seja atraído para o mundo do texto literário e incorpore sua mensagem, consciente ou inconscientemente, em seu modo de vida. |
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Realismo e violência na literatura contemporânea: os contos de famílias terrivelmente felizes (2003) de Marçal AquinoLiteratura brasileira - História e críticaRealismo na literaturaAquino, Marçal, 1958-Este livro, fruto da dissertação de mestrado do autor, busca compreender a ficção brasileira contemporânea considerando a história político-social da nação, no período que vai do fim da ditadura militar à sua redemocratização. Assim, Fábio Mendes propõe uma análise crítica dos contos de Famílias terrivelmente felizes, escritos por Marçal Aquino, identificando uma linguagem da violência que perpassa a articulação de temas e motivos, a constituição dos narradores, a caracterização das personagens e a materialidade dos textos. Quanto ao conteúdo, essa violência estaria ajustada às imagens da morte, seja de modo predominante ou incidental, física, psicológica, social e simbólica, traços de uma sociedade brasileira autoritária e matéria-prima da linha de produção do novo realismo. Nestes termos, a ironia aparece como o principal elemento constitutivo das narrativas de Aquino, articulando a violência de modo que o leitor seja atraído para o mundo do texto literário e incorpore sua mensagem, consciente ou inconscientemente, em seu modo de vida.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Fábio Marques2016-05-18T14:55:55Z2016-05-18T14:55:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=551MENDES, Fábio Marques. Realismo e violência na literatura contemporânea: os contos de famílias terrivelmente felizes (2003) de Marçal Aquino. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579837005.9788579837005http://hdl.handle.net/11449/138608ISBN9788579837005.pdfporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:14:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138608Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:45:21.804760Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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