Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Sérgio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP], Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/335
http://hdl.handle.net/11449/135435
Resumo: In this paper we analyze in-service high school physics teachers’ demands when consulted with the aim of subsiding discussions about the restructuration of a new pedagogical project of an undergraduate physics education program (called licenciatura in Brazil) of a public university, designed to future teachers. The discourses were analyzed looking for interpreting how their demands could be considered in the design of a new pedagogical project. For reading and interpretation of the sense effects present in teachers’ discourses we based on the French line discourse analysis. We noticed that in-service teachers’ discourses match with those of future teachers, taking the last year of the physics education program, as well as on outcomes of teachers’ education research literature. Some of the teachers’ expectations were considered in the design of the new pedagogical project initiated in 2006 in this institution analyzed.
id UNSP_950c32f225ddbc879b50e1639424f948
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135435
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciaturaDemands of in-service physics High School teachers: subsidies for a process of reestructuration of an initial teachers education undergraduate programPhysics teachingPhysics teachers’ initial educationCurricular restructurationDiscourse analysisPhysics teachers’ demandsEnsino de FísicaFormação inicial de professores de FísicaReestruturação curricularAnálise de discursoDemandas de professores de FísicaIn this paper we analyze in-service high school physics teachers’ demands when consulted with the aim of subsiding discussions about the restructuration of a new pedagogical project of an undergraduate physics education program (called licenciatura in Brazil) of a public university, designed to future teachers. The discourses were analyzed looking for interpreting how their demands could be considered in the design of a new pedagogical project. For reading and interpretation of the sense effects present in teachers’ discourses we based on the French line discourse analysis. We noticed that in-service teachers’ discourses match with those of future teachers, taking the last year of the physics education program, as well as on outcomes of teachers’ education research literature. Some of the teachers’ expectations were considered in the design of the new pedagogical project initiated in 2006 in this institution analyzed.Neste artigo analisamos demandas de professores de Física em exercício na rede pública de ensino, ouvidos com a finalidade de subsidiar as discussões sobre a reestruturação de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Os discursos foram analisados procurando-se interpretar como suas demandas poderiam ser consideradas no novo projeto pedagógico deste curso. Para a leitura e interpretação dos efeitos de sentido presentes nos discursos desses professores, apoiamo-nos em noções da análise de discurso na linha francesa. Percebeu-se que os discursos dos professores em exercício aproximaram-se daqueles defendidos pelos licenciandos do último ano do curso de licenciatura e de resultados de pesquisa constantes na literatura da área formação de professores. Verificou-se que, após a reestruturação curricular, parte das demandas dos professores foi considerada no desenho do novo projeto pedagógico implantado nesta instituição a partir de 2006.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de EnsinoUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, SérgioNardi, Roberto [UNESP]Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]2016-03-02T13:02:44Z2016-03-02T13:02:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13-40application/pdfhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/335Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 13-40, 2014.1806-5104http://hdl.handle.net/11449/135435ISSN1806-5104-2014-14-03-13-40.pdf44499477834749456719368282265238Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T19:48:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135435Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:03.079318Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
Demands of in-service physics High School teachers: subsidies for a process of reestructuration of an initial teachers education undergraduate program
title Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
spellingShingle Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
Camargo, Sérgio
Physics teaching
Physics teachers’ initial education
Curricular restructuration
Discourse analysis
Physics teachers’ demands
Ensino de Física
Formação inicial de professores de Física
Reestruturação curricular
Análise de discurso
Demandas de professores de Física
title_short Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
title_full Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
title_fullStr Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
title_full_unstemmed Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
title_sort Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura
author Camargo, Sérgio
author_facet Camargo, Sérgio
Nardi, Roberto [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Sérgio
Nardi, Roberto [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Physics teaching
Physics teachers’ initial education
Curricular restructuration
Discourse analysis
Physics teachers’ demands
Ensino de Física
Formação inicial de professores de Física
Reestruturação curricular
Análise de discurso
Demandas de professores de Física
topic Physics teaching
Physics teachers’ initial education
Curricular restructuration
Discourse analysis
Physics teachers’ demands
Ensino de Física
Formação inicial de professores de Física
Reestruturação curricular
Análise de discurso
Demandas de professores de Física
description In this paper we analyze in-service high school physics teachers’ demands when consulted with the aim of subsiding discussions about the restructuration of a new pedagogical project of an undergraduate physics education program (called licenciatura in Brazil) of a public university, designed to future teachers. The discourses were analyzed looking for interpreting how their demands could be considered in the design of a new pedagogical project. For reading and interpretation of the sense effects present in teachers’ discourses we based on the French line discourse analysis. We noticed that in-service teachers’ discourses match with those of future teachers, taking the last year of the physics education program, as well as on outcomes of teachers’ education research literature. Some of the teachers’ expectations were considered in the design of the new pedagogical project initiated in 2006 in this institution analyzed.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:44Z
2016-03-02T13:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/335
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 13-40, 2014.
1806-5104
http://hdl.handle.net/11449/135435
ISSN1806-5104-2014-14-03-13-40.pdf
4449947783474945
6719368282265238
url http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/335
http://hdl.handle.net/11449/135435
identifier_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 13-40, 2014.
1806-5104
ISSN1806-5104-2014-14-03-13-40.pdf
4449947783474945
6719368282265238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13-40
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129532182396928