A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314 http://hdl.handle.net/11449/134906 |
Resumo: | We aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process. |
id |
UNSP_fc53eb1063fd29c5fd5ee79fc1fded1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134906 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processoThe restructuring of the pedagogical program of a brazilian public university's degree in physics education: contributions of future teachers to the processPhysics teachers' educationDiscourse analysisCurriculum restructurationFormação de professores de físicaAnálise do discursoReestruturação curricularWe aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.Relatamos aqui conclusões de um estudo sobre formação inicial de professores, cujos dados foram constituídos durante o processo de reestruturação de um projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Durante esse processo, foram consideradas a legislação pertinente e as demandas de licenciandos, docentes universitários e de professores de Física em exercício na educação básica que, contribuindo a partir de diferentes posições, colaboraram fornecendo elementos para a configuração final do projeto. Para a leitura e interpretação dos discursos desses segmentos, foram adotadas como referências noções sobre desenvolvimento curricular e análise do discurso. Nesta comunicação, analisamos apenas as contribuições dos licenciandos envolvidos no processo.Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Curitiba-PRUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, SérgioNardi, Roberto [UNESP]Ghiotto, Renato Tonin [UNESP]Caluzi, João José [UNESP]Xavier, José Armando [UNESP]Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP]2016-03-02T12:58:56Z2016-03-02T12:58:56Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article217-235application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/13490610.1590/1983-21172012140314S1983-21172012000300217S1983-21172012000300217.pdf4449947783474945671936828226523845512477609457604471455206932709Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T19:48:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:08.073413Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo The restructuring of the pedagogical program of a brazilian public university's degree in physics education: contributions of future teachers to the process |
title |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo |
spellingShingle |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo Camargo, Sérgio Physics teachers' education Discourse analysis Curriculum restructuration Formação de professores de física Análise do discurso Reestruturação curricular |
title_short |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo |
title_full |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo |
title_fullStr |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo |
title_full_unstemmed |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo |
title_sort |
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo |
author |
Camargo, Sérgio |
author_facet |
Camargo, Sérgio Nardi, Roberto [UNESP] Ghiotto, Renato Tonin [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] Xavier, José Armando [UNESP] Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP] Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] Ghiotto, Renato Tonin [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] Xavier, José Armando [UNESP] Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP] Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Sérgio Nardi, Roberto [UNESP] Ghiotto, Renato Tonin [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] Xavier, José Armando [UNESP] Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP] Ruggiero, Lígia de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physics teachers' education Discourse analysis Curriculum restructuration Formação de professores de física Análise do discurso Reestruturação curricular |
topic |
Physics teachers' education Discourse analysis Curriculum restructuration Formação de professores de física Análise do discurso Reestruturação curricular |
description |
We aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-03-02T12:58:56Z 2016-03-02T12:58:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314 Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012. 1983-2117 http://hdl.handle.net/11449/134906 10.1590/1983-21172012140314 S1983-21172012000300217 S1983-21172012000300217.pdf 4449947783474945 6719368282265238 4551247760945760 4471455206932709 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314 http://hdl.handle.net/11449/134906 |
identifier_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012. 1983-2117 10.1590/1983-21172012140314 S1983-21172012000300217 S1983-21172012000300217.pdf 4449947783474945 6719368282265238 4551247760945760 4471455206932709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
217-235 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129577269067776 |