Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nádya Soares Tablas de Araujo [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202146
Resumo: O trabalho em sala de aula é o momento nas escolas em que se busca desenvolver o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos. Pensando na realidade histórica em que vivemos no Brasil – políticas públicas cada vez mais alinhadas às demandas neoliberais – um ensino médio de Sociologia organizado para a compreensão da essência dos conceitos sociológicos e o estabelecimento de suas relações com a realidade objetiva se faz necessário. Nesse sentido, a pesquisa realizada desenvolveu a produção de uma sequência didática que trabalhou com os conceitos sociológicos consumo e consumismo em suas interfaces com os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, realizando a implementação nas aulas de Sociologia. A escolha dos conceitos ocorreu em razão da grande influência que esses fenômenos sociais (consumo e consumismo) exercem na vida objetiva dos jovens. Ao trabalhar os conceitos principais, pudemos observar que outros conceitos sociológicos se tornariam essenciais para que as abstrações pudessem acontecer, assim como possibilitariam a ampliação da interpretação teórica. Desenvolvemos, então, o trabalho com os conceitos consumo e consumismo relacionados a outros – as suas interfaces - que foram fundamentais para a compreensão desse fenômeno e suas consequências para a sociedade capitalista e seus sujeitos. Com o objetivo de desenvolver o planejamento de ações pedagógicas pautadas na teoria histórico-cultural, a pesquisa realizada buscou a organização de uma atividade de ensino que fosse desenvolvente, isto é, que propiciasse tanto à pesquisadora como aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas, o tornar-se humano. A contribuição social do ensino de Sociologia está na capacidade de ser transformador da compreensão da realidade pelos sujeitos, tornando-se uma realidade pensada. Assim, a pesquisa realizada demonstrou em que medida a sequência didática implementada, tendo como base teórica e metodológica a teoria da atividade e da atividade de ensino e de estudo, contribuiu para a formação dos alunos e da pesquisadora. A partir do levantamento bibliográfico e estudos realizados, da elaboração e implementação da sequência na escola e dos relatos da pesquisa, foram analisados os pontos frágeis e assertivos dessa vivência. Como resultado da análise realizada, foi desenvolvida uma nova sequência, reformulando os aspectos que a base teórica e metodológica apontou serem necessários. Concluiu-se que um ensino organizado adequadamente para a aprendizagem do conhecimento teórico resulta da compreensão sobre como os seres humanos, historicamente, apreendem os objetos de sua cultura. O estudo desse processo é fundamental para pensar em atividades de ensino e de estudo nas escolas.
id UNSP_953194fe79d9eff7df9ec5931d21cea1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202146
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologiaConsumption and consumerism: a didactic sequence proposal to teach and learn sociologyEnsino de sociologiaEnsino e aprendizagemAtividade de ensinoAtividade de estudoTeoria histórico-culturalTeaching of sociologyTeaching and learningTeaching activityStudy activityHistorical-cultural theoryO trabalho em sala de aula é o momento nas escolas em que se busca desenvolver o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos. Pensando na realidade histórica em que vivemos no Brasil – políticas públicas cada vez mais alinhadas às demandas neoliberais – um ensino médio de Sociologia organizado para a compreensão da essência dos conceitos sociológicos e o estabelecimento de suas relações com a realidade objetiva se faz necessário. Nesse sentido, a pesquisa realizada desenvolveu a produção de uma sequência didática que trabalhou com os conceitos sociológicos consumo e consumismo em suas interfaces com os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, realizando a implementação nas aulas de Sociologia. A escolha dos conceitos ocorreu em razão da grande influência que esses fenômenos sociais (consumo e consumismo) exercem na vida objetiva dos jovens. Ao trabalhar os conceitos principais, pudemos observar que outros conceitos sociológicos se tornariam essenciais para que as abstrações pudessem acontecer, assim como possibilitariam a ampliação da interpretação teórica. Desenvolvemos, então, o trabalho com os conceitos consumo e consumismo relacionados a outros – as suas interfaces - que foram fundamentais para a compreensão desse fenômeno e suas consequências para a sociedade capitalista e seus sujeitos. Com o objetivo de desenvolver o planejamento de ações pedagógicas pautadas na teoria histórico-cultural, a pesquisa realizada buscou a organização de uma atividade de ensino que fosse desenvolvente, isto é, que propiciasse tanto à pesquisadora como aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas, o tornar-se humano. A contribuição social do ensino de Sociologia está na capacidade de ser transformador da compreensão da realidade pelos sujeitos, tornando-se uma realidade pensada. Assim, a pesquisa realizada demonstrou em que medida a sequência didática implementada, tendo como base teórica e metodológica a teoria da atividade e da atividade de ensino e de estudo, contribuiu para a formação dos alunos e da pesquisadora. A partir do levantamento bibliográfico e estudos realizados, da elaboração e implementação da sequência na escola e dos relatos da pesquisa, foram analisados os pontos frágeis e assertivos dessa vivência. Como resultado da análise realizada, foi desenvolvida uma nova sequência, reformulando os aspectos que a base teórica e metodológica apontou serem necessários. Concluiu-se que um ensino organizado adequadamente para a aprendizagem do conhecimento teórico resulta da compreensão sobre como os seres humanos, historicamente, apreendem os objetos de sua cultura. O estudo desse processo é fundamental para pensar em atividades de ensino e de estudo nas escolas.Classroom work is the moment in schools when it seeks to develop the teaching and learning of scientific knowledge. Thinking about the historical reality in which we live in Brazil - public policies increasingly aligned with neoliberal demands - a high school of Sociology organized to understand the essence of sociological concepts and the establishment of its relations with objective reality is necessary. In this way, the research carried out developed the production of a didactic sequence that worked with the sociological concepts consumption and consumerism in its interfaces with high school students from the public school system, carrying out the implementation in Sociology classes. The choice of concepts occurred due to the great influence that these social phenomena (consumption and consumerism) have on the objective lives of young people. When working on the main concepts, we could observe that other sociological concepts would become essential for abstractions to happen, as well as allowing the expansion of theoretical interpretation. We developed, then, the work with the concepts consumption and consumerism related to others - their interfaces - that were fundamental for the understanding of this phenomenon and its consequences for the capitalist society and its subjects. In order to develop the planning of pedagogical actions based on historical-cultural theory, the research carried out sought the organization of a teaching activity that was developmental, which means, that would allow both the researcher and the students to develop their psychic abilities, becoming human. The social contribution of the teaching of Sociology lies in the ability to transform the subjects' understanding of reality, becoming a thought reality. Thus, the research carried out demonstrated the extent to which the didactic sequence implemented, based on the theoretical and methodological basis of the theory of activity and teaching and study activity, contributed to the training of students and researcher. From the bibliographic survey and studies carried out, the elaboration and implementation of the sequence at school and the research reports, the fragile and assertive points of this experience were analyzed. As a result of the analysis carried out, a new sequence was developed, reformulating the aspects that the theoretical and methodological basis indicated were necessary. It was concluded that a teaching that is properly organized for the learning of theoretical knowledge results from the understanding of how human beings, historically, apprehend the objects of their culture. The study of this process is fundamental to think about teaching and study activities in schools.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Nádya Soares Tablas de Araujo [UNESP]2020-12-16T18:24:47Z2020-12-16T18:24:47Z2020-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20214625016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
Consumption and consumerism: a didactic sequence proposal to teach and learn sociology
title Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
spellingShingle Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
Pereira, Nádya Soares Tablas de Araujo [UNESP]
Ensino de sociologia
Ensino e aprendizagem
Atividade de ensino
Atividade de estudo
Teoria histórico-cultural
Teaching of sociology
Teaching and learning
Teaching activity
Study activity
Historical-cultural theory
title_short Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
title_full Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
title_fullStr Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
title_full_unstemmed Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
title_sort Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
author Pereira, Nádya Soares Tablas de Araujo [UNESP]
author_facet Pereira, Nádya Soares Tablas de Araujo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nádya Soares Tablas de Araujo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Ensino e aprendizagem
Atividade de ensino
Atividade de estudo
Teoria histórico-cultural
Teaching of sociology
Teaching and learning
Teaching activity
Study activity
Historical-cultural theory
topic Ensino de sociologia
Ensino e aprendizagem
Atividade de ensino
Atividade de estudo
Teoria histórico-cultural
Teaching of sociology
Teaching and learning
Teaching activity
Study activity
Historical-cultural theory
description O trabalho em sala de aula é o momento nas escolas em que se busca desenvolver o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos. Pensando na realidade histórica em que vivemos no Brasil – políticas públicas cada vez mais alinhadas às demandas neoliberais – um ensino médio de Sociologia organizado para a compreensão da essência dos conceitos sociológicos e o estabelecimento de suas relações com a realidade objetiva se faz necessário. Nesse sentido, a pesquisa realizada desenvolveu a produção de uma sequência didática que trabalhou com os conceitos sociológicos consumo e consumismo em suas interfaces com os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, realizando a implementação nas aulas de Sociologia. A escolha dos conceitos ocorreu em razão da grande influência que esses fenômenos sociais (consumo e consumismo) exercem na vida objetiva dos jovens. Ao trabalhar os conceitos principais, pudemos observar que outros conceitos sociológicos se tornariam essenciais para que as abstrações pudessem acontecer, assim como possibilitariam a ampliação da interpretação teórica. Desenvolvemos, então, o trabalho com os conceitos consumo e consumismo relacionados a outros – as suas interfaces - que foram fundamentais para a compreensão desse fenômeno e suas consequências para a sociedade capitalista e seus sujeitos. Com o objetivo de desenvolver o planejamento de ações pedagógicas pautadas na teoria histórico-cultural, a pesquisa realizada buscou a organização de uma atividade de ensino que fosse desenvolvente, isto é, que propiciasse tanto à pesquisadora como aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas, o tornar-se humano. A contribuição social do ensino de Sociologia está na capacidade de ser transformador da compreensão da realidade pelos sujeitos, tornando-se uma realidade pensada. Assim, a pesquisa realizada demonstrou em que medida a sequência didática implementada, tendo como base teórica e metodológica a teoria da atividade e da atividade de ensino e de estudo, contribuiu para a formação dos alunos e da pesquisadora. A partir do levantamento bibliográfico e estudos realizados, da elaboração e implementação da sequência na escola e dos relatos da pesquisa, foram analisados os pontos frágeis e assertivos dessa vivência. Como resultado da análise realizada, foi desenvolvida uma nova sequência, reformulando os aspectos que a base teórica e metodológica apontou serem necessários. Concluiu-se que um ensino organizado adequadamente para a aprendizagem do conhecimento teórico resulta da compreensão sobre como os seres humanos, historicamente, apreendem os objetos de sua cultura. O estudo desse processo é fundamental para pensar em atividades de ensino e de estudo nas escolas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T18:24:47Z
2020-12-16T18:24:47Z
2020-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202146
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/202146
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128101219041280