A imagem midiatizada da morte de Aylan Kurdi: experiências estéticas e poéticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzon, Erica Cristina de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192626
Resumo: Esta tese tem por objetivo discutir a contribuição da experiência estética aos estudos da comunicação midiatizada a partir do fenômeno de interpretação da imagem de Aylan Kurdi, pequeno refugiado sírio morto numa praia da Turquia. Toma-se com ponto de partida a imagem na perspectiva da cultura e tratada como um objeto estético que se oferece à percepção estética, que se dá na experiência sensível. A experiência estética é compreendida no seu aspecto relacional, enquanto percepção ativa do espectador diante do objetivo estético midiatizado. Por sua vez, a comunicação é tomada em uma dimensão estética com a participação dos espectadores nas dinâmicas de produção e partilha de sentidos e de afetos. Com as possibilidades de reelaborações e compartilhamentos, as experiências estéticas se desdobram em experiências poéticas, conectadas com possibilidades dialógicas e dialéticas entre os sujeitos, em relações de reconhecimento e de alteridade. A tese fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e na análise da imagem e suas releituras, com a elaboração de seis categorias temáticas e três eixos analíticos: temporalidades, territorialidades e mediações. O estudo identificou que alguns temas foram mais recorrentes nas criações dos espectadores de acordo com os elementos formais utilizados, associando a cena com circunstâncias religiosas, políticas e relativas à cotidianidade da criança. As releituras também tiveram aspectos que expandiram a interpretação da cena para manifestações de rua, performances, grafites e monumentos. Os eixos analíticos conduziram a leitura do fenômeno para dimensões da experiência estética em seu diálogo com o objeto estético comunicacional, orientando as contribuições dessa inter-relação para pensar o estudo comunicacional pela chave da percepção sensível.
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