Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90116 |
Resumo: | O presente estudo pretendeu investigar a organização do ensino para alunos surdos numa cidade do interior paulista. E especificamente a analisar o trabalho pedagógico realizado em Sala de Recursos; verificar como ocorre a relação entre a Sala de Recursos e a classe comum na organização do apoio ao aluno surdo; analisar o atendimento educacional especializado realizado na Sala de Recursos em relação ao aluno surdo, na perspectiva da professora habilitada e caracterizar a prática pedagógica das professoras da classe comum. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo cinco professoras, sendo uma de Sala de Recursos, habilitada em surdez e quatro de sala comum do ensino regular. Colaborou com a mesma a diretora do Departamento de Inclusão do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações em Sala de Recursos, entrevistas semiestruturadas com a professora habilitada em surdez e a diretora do Departamento de Inclusão do município e aplicação de questionários com as professoras do ensino regular. Os resultados indicaram que a formação do professor, tanto da Sala de Recursos quanto da sala regular deve ser permeada por práticas pedagógicas diversificadas e estratégias específicas com vistas a contemplar as características e diferenças do aluno surdo, uma vez que ela ocorre por meio de uma constante interação entre a formação inicial e continuada. Apontaram que as práticas pedagógicas utilizadas pela professora habilitada em surdez oportunizaram progressos na aprendizagem desses alunos apontando um desenvolvimento escolar efetivo. As professoras do ensino regular apresentaram estratégias educacionais divergentes, contudo mostraram-se comprometidas com a inclusão desses alunos. Ressalta-se ainda a importância do papel... |
id |
UNSP_9677dde7c3d66fc49cc5d212ffa04cbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90116 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comumEducação especialSurdos - EducaçãoO presente estudo pretendeu investigar a organização do ensino para alunos surdos numa cidade do interior paulista. E especificamente a analisar o trabalho pedagógico realizado em Sala de Recursos; verificar como ocorre a relação entre a Sala de Recursos e a classe comum na organização do apoio ao aluno surdo; analisar o atendimento educacional especializado realizado na Sala de Recursos em relação ao aluno surdo, na perspectiva da professora habilitada e caracterizar a prática pedagógica das professoras da classe comum. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo cinco professoras, sendo uma de Sala de Recursos, habilitada em surdez e quatro de sala comum do ensino regular. Colaborou com a mesma a diretora do Departamento de Inclusão do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações em Sala de Recursos, entrevistas semiestruturadas com a professora habilitada em surdez e a diretora do Departamento de Inclusão do município e aplicação de questionários com as professoras do ensino regular. Os resultados indicaram que a formação do professor, tanto da Sala de Recursos quanto da sala regular deve ser permeada por práticas pedagógicas diversificadas e estratégias específicas com vistas a contemplar as características e diferenças do aluno surdo, uma vez que ela ocorre por meio de uma constante interação entre a formação inicial e continuada. Apontaram que as práticas pedagógicas utilizadas pela professora habilitada em surdez oportunizaram progressos na aprendizagem desses alunos apontando um desenvolvimento escolar efetivo. As professoras do ensino regular apresentaram estratégias educacionais divergentes, contudo mostraram-se comprometidas com a inclusão desses alunos. Ressalta-se ainda a importância do papel...The present study aimed to investigate the organization of education for deaf students in the city of São Paulo. And will specifically examine the pedagogical work in the Resource Room; see how the relationship occurs between the resource class and common class organization supporting deaf student; analyze the specialized educational services performed at room Resources in relation to deaf student, the perspective of the teacher enabled and characterize the teachers' pedagogic practice of the common class. Constituted on a qualitative research study. The study included one Resources Room teacher, licensed in deafness and four teachers from the Regular Education. This study collaborated with the same director of the Municipal Department of Inclusion . The instruments that were used for collecting data were observations at the Resources Room, semi-structured interviews with the enabled teacher on deafness, the director of the Municipal Department of Inclusion, and questionnaires appliance from the teachers of the Regular Education. The results indicated that teacher’s formation, both from the Resources Room and the Regular Education room, must be permeated by diversified pedagogical practices and specific strategies in order to consider the characteristics and differences from deaf students, since it occurs through a constant interaction between the initial and continuous training. The results pointed out that the pedagogical practices used by a qualified in deafness teacher allowed some progress in these students’ learning, indicating an effective school development. Teachers from Regular Education showed different educational strategies, but showed themselves compromised with deaf students’ inclusion. The importance of a LIBRAS’s interpreter is detached to interact with the deaf student and a common teacher... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoli, Luci Pastor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schiavon, Daiane Natalia [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2012-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il.application/pdfSCHIAVON, Daiane Natalia. Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90116000703003schiavon_dn_me_arafcl.pdf33004030079P22469098115508385Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90116Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:31.623441Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum |
title |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum |
spellingShingle |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum Schiavon, Daiane Natalia [UNESP] Educação especial Surdos - Educação |
title_short |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum |
title_full |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum |
title_fullStr |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum |
title_sort |
Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum |
author |
Schiavon, Daiane Natalia [UNESP] |
author_facet |
Schiavon, Daiane Natalia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manzoli, Luci Pastor [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavon, Daiane Natalia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Surdos - Educação |
topic |
Educação especial Surdos - Educação |
description |
O presente estudo pretendeu investigar a organização do ensino para alunos surdos numa cidade do interior paulista. E especificamente a analisar o trabalho pedagógico realizado em Sala de Recursos; verificar como ocorre a relação entre a Sala de Recursos e a classe comum na organização do apoio ao aluno surdo; analisar o atendimento educacional especializado realizado na Sala de Recursos em relação ao aluno surdo, na perspectiva da professora habilitada e caracterizar a prática pedagógica das professoras da classe comum. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo cinco professoras, sendo uma de Sala de Recursos, habilitada em surdez e quatro de sala comum do ensino regular. Colaborou com a mesma a diretora do Departamento de Inclusão do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações em Sala de Recursos, entrevistas semiestruturadas com a professora habilitada em surdez e a diretora do Departamento de Inclusão do município e aplicação de questionários com as professoras do ensino regular. Os resultados indicaram que a formação do professor, tanto da Sala de Recursos quanto da sala regular deve ser permeada por práticas pedagógicas diversificadas e estratégias específicas com vistas a contemplar as características e diferenças do aluno surdo, uma vez que ela ocorre por meio de uma constante interação entre a formação inicial e continuada. Apontaram que as práticas pedagógicas utilizadas pela professora habilitada em surdez oportunizaram progressos na aprendizagem desses alunos apontando um desenvolvimento escolar efetivo. As professoras do ensino regular apresentaram estratégias educacionais divergentes, contudo mostraram-se comprometidas com a inclusão desses alunos. Ressalta-se ainda a importância do papel... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 2014-06-11T19:24:19Z 2014-06-11T19:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHIAVON, Daiane Natalia. Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012. http://hdl.handle.net/11449/90116 000703003 schiavon_dn_me_arafcl.pdf 33004030079P2 2469098115508385 |
identifier_str_mv |
SCHIAVON, Daiane Natalia. Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012. 000703003 schiavon_dn_me_arafcl.pdf 33004030079P2 2469098115508385 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128738603302912 |