Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavon, Daiane Natalia [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90116
Resumo: O presente estudo pretendeu investigar a organização do ensino para alunos surdos numa cidade do interior paulista. E especificamente a analisar o trabalho pedagógico realizado em Sala de Recursos; verificar como ocorre a relação entre a Sala de Recursos e a classe comum na organização do apoio ao aluno surdo; analisar o atendimento educacional especializado realizado na Sala de Recursos em relação ao aluno surdo, na perspectiva da professora habilitada e caracterizar a prática pedagógica das professoras da classe comum. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo cinco professoras, sendo uma de Sala de Recursos, habilitada em surdez e quatro de sala comum do ensino regular. Colaborou com a mesma a diretora do Departamento de Inclusão do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações em Sala de Recursos, entrevistas semiestruturadas com a professora habilitada em surdez e a diretora do Departamento de Inclusão do município e aplicação de questionários com as professoras do ensino regular. Os resultados indicaram que a formação do professor, tanto da Sala de Recursos quanto da sala regular deve ser permeada por práticas pedagógicas diversificadas e estratégias específicas com vistas a contemplar as características e diferenças do aluno surdo, uma vez que ela ocorre por meio de uma constante interação entre a formação inicial e continuada. Apontaram que as práticas pedagógicas utilizadas pela professora habilitada em surdez oportunizaram progressos na aprendizagem desses alunos apontando um desenvolvimento escolar efetivo. As professoras do ensino regular apresentaram estratégias educacionais divergentes, contudo mostraram-se comprometidas com a inclusão desses alunos. Ressalta-se ainda a importância do papel...
id UNSP_9677dde7c3d66fc49cc5d212ffa04cbe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90116
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comumEducação especialSurdos - EducaçãoO presente estudo pretendeu investigar a organização do ensino para alunos surdos numa cidade do interior paulista. E especificamente a analisar o trabalho pedagógico realizado em Sala de Recursos; verificar como ocorre a relação entre a Sala de Recursos e a classe comum na organização do apoio ao aluno surdo; analisar o atendimento educacional especializado realizado na Sala de Recursos em relação ao aluno surdo, na perspectiva da professora habilitada e caracterizar a prática pedagógica das professoras da classe comum. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo cinco professoras, sendo uma de Sala de Recursos, habilitada em surdez e quatro de sala comum do ensino regular. Colaborou com a mesma a diretora do Departamento de Inclusão do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações em Sala de Recursos, entrevistas semiestruturadas com a professora habilitada em surdez e a diretora do Departamento de Inclusão do município e aplicação de questionários com as professoras do ensino regular. Os resultados indicaram que a formação do professor, tanto da Sala de Recursos quanto da sala regular deve ser permeada por práticas pedagógicas diversificadas e estratégias específicas com vistas a contemplar as características e diferenças do aluno surdo, uma vez que ela ocorre por meio de uma constante interação entre a formação inicial e continuada. Apontaram que as práticas pedagógicas utilizadas pela professora habilitada em surdez oportunizaram progressos na aprendizagem desses alunos apontando um desenvolvimento escolar efetivo. As professoras do ensino regular apresentaram estratégias educacionais divergentes, contudo mostraram-se comprometidas com a inclusão desses alunos. Ressalta-se ainda a importância do papel...The present study aimed to investigate the organization of education for deaf students in the city of São Paulo. And will specifically examine the pedagogical work in the Resource Room; see how the relationship occurs between the resource class and common class organization supporting deaf student; analyze the specialized educational services performed at room Resources in relation to deaf student, the perspective of the teacher enabled and characterize the teachers' pedagogic practice of the common class. Constituted on a qualitative research study. The study included one Resources Room teacher, licensed in deafness and four teachers from the Regular Education. This study collaborated with the same director of the Municipal Department of Inclusion . The instruments that were used for collecting data were observations at the Resources Room, semi-structured interviews with the enabled teacher on deafness, the director of the Municipal Department of Inclusion, and questionnaires appliance from the teachers of the Regular Education. The results indicated that teacher’s formation, both from the Resources Room and the Regular Education room, must be permeated by diversified pedagogical practices and specific strategies in order to consider the characteristics and differences from deaf students, since it occurs through a constant interaction between the initial and continuous training. The results pointed out that the pedagogical practices used by a qualified in deafness teacher allowed some progress in these students’ learning, indicating an effective school development. Teachers from Regular Education showed different educational strategies, but showed themselves compromised with deaf students’ inclusion. The importance of a LIBRAS’s interpreter is detached to interact with the deaf student and a common teacher... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoli, Luci Pastor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schiavon, Daiane Natalia [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2012-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il.application/pdfSCHIAVON, Daiane Natalia. Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90116000703003schiavon_dn_me_arafcl.pdf33004030079P22469098115508385Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90116Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:31.623441Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
title Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
spellingShingle Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
Schiavon, Daiane Natalia [UNESP]
Educação especial
Surdos - Educação
title_short Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
title_full Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
title_fullStr Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
title_full_unstemmed Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
title_sort Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
author Schiavon, Daiane Natalia [UNESP]
author_facet Schiavon, Daiane Natalia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzoli, Luci Pastor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavon, Daiane Natalia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Surdos - Educação
topic Educação especial
Surdos - Educação
description O presente estudo pretendeu investigar a organização do ensino para alunos surdos numa cidade do interior paulista. E especificamente a analisar o trabalho pedagógico realizado em Sala de Recursos; verificar como ocorre a relação entre a Sala de Recursos e a classe comum na organização do apoio ao aluno surdo; analisar o atendimento educacional especializado realizado na Sala de Recursos em relação ao aluno surdo, na perspectiva da professora habilitada e caracterizar a prática pedagógica das professoras da classe comum. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo cinco professoras, sendo uma de Sala de Recursos, habilitada em surdez e quatro de sala comum do ensino regular. Colaborou com a mesma a diretora do Departamento de Inclusão do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações em Sala de Recursos, entrevistas semiestruturadas com a professora habilitada em surdez e a diretora do Departamento de Inclusão do município e aplicação de questionários com as professoras do ensino regular. Os resultados indicaram que a formação do professor, tanto da Sala de Recursos quanto da sala regular deve ser permeada por práticas pedagógicas diversificadas e estratégias específicas com vistas a contemplar as características e diferenças do aluno surdo, uma vez que ela ocorre por meio de uma constante interação entre a formação inicial e continuada. Apontaram que as práticas pedagógicas utilizadas pela professora habilitada em surdez oportunizaram progressos na aprendizagem desses alunos apontando um desenvolvimento escolar efetivo. As professoras do ensino regular apresentaram estratégias educacionais divergentes, contudo mostraram-se comprometidas com a inclusão desses alunos. Ressalta-se ainda a importância do papel...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHIAVON, Daiane Natalia. Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90116
000703003
schiavon_dn_me_arafcl.pdf
33004030079P2
2469098115508385
identifier_str_mv SCHIAVON, Daiane Natalia. Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000703003
schiavon_dn_me_arafcl.pdf
33004030079P2
2469098115508385
url http://hdl.handle.net/11449/90116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128738603302912