Educação física na educação infantil: experiências de professores na elaboração do currículo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193049 |
Resumo: | A Educação Física constitui-se como componente curricular obrigatório para toda a Educação Básica, o que envolve respectivamente a Educação Infantil. Porém, o que se percebe é que embora a disciplina tenha tido avanços quanto à produção de referenciais teóricos voltados a esse nível de ensino, ainda há um número reduzido de profissionais que atuam nessa área, o que remete aos profissionais atuantes dúvidas sobre como as práticas educacionais devam ocorrer de fato, principalmente com relação à definição dos objetivos de ensino da disciplina para a faixa etária, os conteúdos mais adequados para a pequena infância, assim como a sistematização das aulas, enfim, o modo de organização das práticas educativas para que os alunos tenham o desenvolvimento e a formação adequada no que se espera para a Educação Física. Por entender que o currículo é o documento capaz de sistematizar as ações que deverão ser levadas para a prática e tendo em vista a dificuldade dos professores ao elaborar currículos de Educação Física voltados à Educação Infantil, essa pesquisa objetiva compreender como que os professores de Educação Física, que atuam na Educação Infantil, constroem seus currículos, quais suas concepções sobre o mesmo, de que modo as especificidades da faixa etária são consideradas, bem como identificar dificuldades encontradas no seu processo de construção. Por meio do referencial teórico, busca-se estabelecer relação entre os relatos dos professores participantes da pesquisa com a teoria sociológica de Bourdieu no que diz respeito ao conceito de campo, habitus e capital cultural. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com oito professores que se constituiu nas seguintes fases: 1) Fase exploratória: apoiou-se na revisão de literatura sobre os assuntos condizentes ao Currículo, sua relação com a Educação Física na Educação Infantil e com a teoria Sociológica de Pierre Bourdieu, assim como confecção dos instrumentos de seleção e coleta das informações; 2)Trabalho de campo: seleção dos participantes por meio do questionário (oito professores que atuam na Educação Física na Educação Infantil) e coleta das informações por meio da entrevista semiestruturada; 3) Tratamento do material: análise do material coletado a partir pressupostos teóricos da análise do conteúdo de Bardin, divididos em três categorias principais, com subcategorias complementares. Como principais resultados, verificou-se a visão limitada e restrita sobre currículo, com atenção voltada prioritariamente ao aspecto de definição dos conhecimentos a serem desenvolvidos. Quanto ao processo de elaboração dos currículos, este ocorre tanto coletiva como ainda individualmente, com dificuldades distintas, relacionadas às diferentes realidades e situações nas quais ele é desenvolvido. Apesar das dúvidas e dificuldades relatadas, conclui-se que os professores conseguem organizar os saberes relacionados aos objetivos e aos conteúdos da Educação Física para a Educação Infantil de modo a realizar práticas que contribuem para a formação dos alunos. Do mesmo modo, os professores demonstraram o domínio do capital cultural relativo à área de atuação, adequados ao seu campo de atuação de forma a definir o habitus professoral que caracteriza sua atuação nesse nível específico de ensino. |
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Educação física na educação infantil: experiências de professores na elaboração do currículoPhysical education in early childhood education: teachers' experiences in curriculum formulationEducação FísicaCurrículoEducação InfantilBourdieuPhysical EducationCurriculumEarly childhood educationBourdieuA Educação Física constitui-se como componente curricular obrigatório para toda a Educação Básica, o que envolve respectivamente a Educação Infantil. Porém, o que se percebe é que embora a disciplina tenha tido avanços quanto à produção de referenciais teóricos voltados a esse nível de ensino, ainda há um número reduzido de profissionais que atuam nessa área, o que remete aos profissionais atuantes dúvidas sobre como as práticas educacionais devam ocorrer de fato, principalmente com relação à definição dos objetivos de ensino da disciplina para a faixa etária, os conteúdos mais adequados para a pequena infância, assim como a sistematização das aulas, enfim, o modo de organização das práticas educativas para que os alunos tenham o desenvolvimento e a formação adequada no que se espera para a Educação Física. Por entender que o currículo é o documento capaz de sistematizar as ações que deverão ser levadas para a prática e tendo em vista a dificuldade dos professores ao elaborar currículos de Educação Física voltados à Educação Infantil, essa pesquisa objetiva compreender como que os professores de Educação Física, que atuam na Educação Infantil, constroem seus currículos, quais suas concepções sobre o mesmo, de que modo as especificidades da faixa etária são consideradas, bem como identificar dificuldades encontradas no seu processo de construção. Por meio do referencial teórico, busca-se estabelecer relação entre os relatos dos professores participantes da pesquisa com a teoria sociológica de Bourdieu no que diz respeito ao conceito de campo, habitus e capital cultural. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com oito professores que se constituiu nas seguintes fases: 1) Fase exploratória: apoiou-se na revisão de literatura sobre os assuntos condizentes ao Currículo, sua relação com a Educação Física na Educação Infantil e com a teoria Sociológica de Pierre Bourdieu, assim como confecção dos instrumentos de seleção e coleta das informações; 2)Trabalho de campo: seleção dos participantes por meio do questionário (oito professores que atuam na Educação Física na Educação Infantil) e coleta das informações por meio da entrevista semiestruturada; 3) Tratamento do material: análise do material coletado a partir pressupostos teóricos da análise do conteúdo de Bardin, divididos em três categorias principais, com subcategorias complementares. Como principais resultados, verificou-se a visão limitada e restrita sobre currículo, com atenção voltada prioritariamente ao aspecto de definição dos conhecimentos a serem desenvolvidos. Quanto ao processo de elaboração dos currículos, este ocorre tanto coletiva como ainda individualmente, com dificuldades distintas, relacionadas às diferentes realidades e situações nas quais ele é desenvolvido. Apesar das dúvidas e dificuldades relatadas, conclui-se que os professores conseguem organizar os saberes relacionados aos objetivos e aos conteúdos da Educação Física para a Educação Infantil de modo a realizar práticas que contribuem para a formação dos alunos. Do mesmo modo, os professores demonstraram o domínio do capital cultural relativo à área de atuação, adequados ao seu campo de atuação de forma a definir o habitus professoral que caracteriza sua atuação nesse nível específico de ensino.The Physical Education is a mandatory curricular component to all the Basic Education, which also involves the early childhood education. However, it is noticed that although the subject had its advances involving the production of theoretical referential in this level of education, there are still a reduced number of professionals acting in this area, which raise doubts to the professionals about how the practical education should actually occur, mainly involving the definition of goals that the subject should achieve to the age group, as well as systematization of classes. In sum, there are still many aspects to be improved in what concerns the way of organizing educational practices so that students have the development and most suitable contents in terms of what is expected for Physical Education. By understanding that the curriculum component is the document that is able to systematize the actions that will lead to the practice and in view of the difficult that the teachers have to elaborate their early childhood education curriculums, the aim of this study is to comprehend how the Physical Education teachers that act in the early childhood education make their curriculums, what their conceptions regarding this theme are and how the specificities of the age range are taken into account, as well as identify the difficulties found in this construction process. Through the theoretical referential, this study aims to establish a connection between the reports of the teachers who participated in the research / interview and the Bourdieu’s sociological theory, regarding the concepts of field, habitus and cultural capital. To this end, a field study was conducted with eight teachers which consisted of the following phases: 1) Exploratory phase: relied on the literature review about the befitting topics involving the curriculum, its connection with the Physical Education in the early childhood education and with Bourdieu’s sociological theory, as well as the confection of selection instruments and information gathering; 2) Fieldwork: selection of the participants through the questionnaire (eight Physical Education teachers that act in the early childhood education field) and information gathering through the semi structured interview; 3) Material treatment: analysis of collected material from theoretical assumptions of Bardin’s content, divided in three main categories, with complementary subcategories. As main results, the restricted and limited vision of the curriculum was observed, with attention focused primarily on the aspect of defining the knowledge to be developed. Regarding the curriculum development process, it occurs both collectively and individually, with different difficulties, related to the different realities and situations in which it is developed. Despite the reported difficulties and doubts, the conclusion is that the teachers can organize the knowledge related to the goals and contents of the Physical Education to the early childhood education, in order to carry out practices that contribute to the formation and growth of the students. Likewise, the teachers demonstrated the domain of the cultural capital related to the acting field, in order to define the teaching habitus that characterizes its performance at this specific level of education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maffei, Willer Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Lívia Carmelita Ponce2020-07-28T15:37:43Z2020-07-28T15:37:43Z2020-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/193049Educação Física - FCporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:20:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:26:20.469203Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A Educação Física constitui-se como componente curricular obrigatório para toda a Educação Básica, o que envolve respectivamente a Educação Infantil. Porém, o que se percebe é que embora a disciplina tenha tido avanços quanto à produção de referenciais teóricos voltados a esse nível de ensino, ainda há um número reduzido de profissionais que atuam nessa área, o que remete aos profissionais atuantes dúvidas sobre como as práticas educacionais devam ocorrer de fato, principalmente com relação à definição dos objetivos de ensino da disciplina para a faixa etária, os conteúdos mais adequados para a pequena infância, assim como a sistematização das aulas, enfim, o modo de organização das práticas educativas para que os alunos tenham o desenvolvimento e a formação adequada no que se espera para a Educação Física. Por entender que o currículo é o documento capaz de sistematizar as ações que deverão ser levadas para a prática e tendo em vista a dificuldade dos professores ao elaborar currículos de Educação Física voltados à Educação Infantil, essa pesquisa objetiva compreender como que os professores de Educação Física, que atuam na Educação Infantil, constroem seus currículos, quais suas concepções sobre o mesmo, de que modo as especificidades da faixa etária são consideradas, bem como identificar dificuldades encontradas no seu processo de construção. Por meio do referencial teórico, busca-se estabelecer relação entre os relatos dos professores participantes da pesquisa com a teoria sociológica de Bourdieu no que diz respeito ao conceito de campo, habitus e capital cultural. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com oito professores que se constituiu nas seguintes fases: 1) Fase exploratória: apoiou-se na revisão de literatura sobre os assuntos condizentes ao Currículo, sua relação com a Educação Física na Educação Infantil e com a teoria Sociológica de Pierre Bourdieu, assim como confecção dos instrumentos de seleção e coleta das informações; 2)Trabalho de campo: seleção dos participantes por meio do questionário (oito professores que atuam na Educação Física na Educação Infantil) e coleta das informações por meio da entrevista semiestruturada; 3) Tratamento do material: análise do material coletado a partir pressupostos teóricos da análise do conteúdo de Bardin, divididos em três categorias principais, com subcategorias complementares. Como principais resultados, verificou-se a visão limitada e restrita sobre currículo, com atenção voltada prioritariamente ao aspecto de definição dos conhecimentos a serem desenvolvidos. Quanto ao processo de elaboração dos currículos, este ocorre tanto coletiva como ainda individualmente, com dificuldades distintas, relacionadas às diferentes realidades e situações nas quais ele é desenvolvido. Apesar das dúvidas e dificuldades relatadas, conclui-se que os professores conseguem organizar os saberes relacionados aos objetivos e aos conteúdos da Educação Física para a Educação Infantil de modo a realizar práticas que contribuem para a formação dos alunos. Do mesmo modo, os professores demonstraram o domínio do capital cultural relativo à área de atuação, adequados ao seu campo de atuação de forma a definir o habitus professoral que caracteriza sua atuação nesse nível específico de ensino. |
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