O papel da Geografia na educação popular : reflexões através das narrativas de estudantes de um pré-vestibular popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264220 |
Resumo: | A prática de ensino de uma educação considerada popular tem como base a construção de conhecimento a partir da realidade do e da estudante. Essa compreensão da realidade expande a sua perspectiva de mundo, permitindo a identificação e apropriação do seu lugar no espaço e contribuindo para uma formação cidadã. Os pré-vestibulares populares (PVPs), além de fortalecerem o ingresso de classes populares ao ensino superior, também carregam o compromisso com a consolidação da noção e compreensão de cidadania para além da aprovação em vestibulares. Desta forma, considerando a Geografia como uma ciência que estuda o espaço e que está presente como disciplina nos PVPs, procurou-se responder as seguintes questões: qual o papel da Geografia na educação popular? Qual o seu papel em um PVP? O que os e as estudantes pensam da aula de Geografia? Qual a importância da Geografia em suas vidas? Será que entendem a Geografia apenas como mais uma disciplina que deve ser estudada para obter aprovação no vestibular ou será que a Geografia atua para a sua formação cidadã? Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou como ferramenta de estudo as narrativas de estudantes do pré-vestibular popular da Organização Não-Governamental para a Educação Popular (ONGEP), buscando compreender a relação dos e das estudantes com a instituição (afinal, como os e as estudantes entendem sua relação com a ONGEP?) e como o ensino de Geografia oferecido por essa instituição se faz presente em suas vidas. É através das narrativas dos e das estudantes que o papel da Geografia na educação popular torna-se evidente, possibilitando a reivindicação de sua cidadania para a transformação do espaço. |
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Sarmiento, Douglas Wesley PiresRodrigues, Aline de Lima2023-09-01T03:31:03Z2022http://hdl.handle.net/10183/264220001168260A prática de ensino de uma educação considerada popular tem como base a construção de conhecimento a partir da realidade do e da estudante. Essa compreensão da realidade expande a sua perspectiva de mundo, permitindo a identificação e apropriação do seu lugar no espaço e contribuindo para uma formação cidadã. Os pré-vestibulares populares (PVPs), além de fortalecerem o ingresso de classes populares ao ensino superior, também carregam o compromisso com a consolidação da noção e compreensão de cidadania para além da aprovação em vestibulares. Desta forma, considerando a Geografia como uma ciência que estuda o espaço e que está presente como disciplina nos PVPs, procurou-se responder as seguintes questões: qual o papel da Geografia na educação popular? Qual o seu papel em um PVP? O que os e as estudantes pensam da aula de Geografia? Qual a importância da Geografia em suas vidas? Será que entendem a Geografia apenas como mais uma disciplina que deve ser estudada para obter aprovação no vestibular ou será que a Geografia atua para a sua formação cidadã? Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou como ferramenta de estudo as narrativas de estudantes do pré-vestibular popular da Organização Não-Governamental para a Educação Popular (ONGEP), buscando compreender a relação dos e das estudantes com a instituição (afinal, como os e as estudantes entendem sua relação com a ONGEP?) e como o ensino de Geografia oferecido por essa instituição se faz presente em suas vidas. É através das narrativas dos e das estudantes que o papel da Geografia na educação popular torna-se evidente, possibilitando a reivindicação de sua cidadania para a transformação do espaço.The teaching practice of an education considered popular is based on the construction of knowledge based on the reality of the student. This understanding of reality expands their world perspective, allowing the identification and appropriation of their place in space and contributing to a citizenship formation. The pre-entrance exam popular courses (PVPs), in addition to strengthening the admission of popular classes to higher education, also carry the commitment with the consolidation of the notion and understanding of citizenship beyond the approval in entrance exams. In this way, considering Geography as a science that studies space and that is present as a discipline in the PVPs, an attempt was made to answer the following questions: what is Geography’s role in popular education? What is its role in a PVP? What do the students think of the Geography class? Do they understand Geography as just another discipline that must be studied to pass the entrance exam or does Geography act for their citizenship formation? In methodological terms, this research used as a study tool the narratives of students of the pre-entrance exam popular course of the Non-Governmental Organization for Popular Education, seeking to understand the relationship between the students and the institution (after all, how does the students understand their relationship with ONGEP?) and how the teaching of geography offered by this institution is present in their lives. It is through the students' narratives that the role of Geography in popular education becomes evident, enabling the claim of their citizenship for the transformation of space.application/pdfporGeografia : EnsinoEducação popularCurso pré-vestibularPopular educationGeographyNarrativesPre-entrance exam popular coursesO papel da Geografia na educação popular : reflexões através das narrativas de estudantes de um pré-vestibular popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168260.pdf.txt001168260.pdf.txtExtracted Texttext/plain129561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264220/2/001168260.pdf.txt744ca3d7e9928982c921942ca7503415MD52ORIGINAL001168260.pdfTexto completoapplication/pdf881100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264220/1/001168260.pdf724e5edc00e48af1e61ed0b57ad905afMD5110183/2642202023-09-02 03:34:15.430379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264220Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:34:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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