O papel da Geografia na educação popular : reflexões através das narrativas de estudantes de um pré-vestibular popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmiento, Douglas Wesley Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264220
Resumo: A prática de ensino de uma educação considerada popular tem como base a construção de conhecimento a partir da realidade do e da estudante. Essa compreensão da realidade expande a sua perspectiva de mundo, permitindo a identificação e apropriação do seu lugar no espaço e contribuindo para uma formação cidadã. Os pré-vestibulares populares (PVPs), além de fortalecerem o ingresso de classes populares ao ensino superior, também carregam o compromisso com a consolidação da noção e compreensão de cidadania para além da aprovação em vestibulares. Desta forma, considerando a Geografia como uma ciência que estuda o espaço e que está presente como disciplina nos PVPs, procurou-se responder as seguintes questões: qual o papel da Geografia na educação popular? Qual o seu papel em um PVP? O que os e as estudantes pensam da aula de Geografia? Qual a importância da Geografia em suas vidas? Será que entendem a Geografia apenas como mais uma disciplina que deve ser estudada para obter aprovação no vestibular ou será que a Geografia atua para a sua formação cidadã? Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou como ferramenta de estudo as narrativas de estudantes do pré-vestibular popular da Organização Não-Governamental para a Educação Popular (ONGEP), buscando compreender a relação dos e das estudantes com a instituição (afinal, como os e as estudantes entendem sua relação com a ONGEP?) e como o ensino de Geografia oferecido por essa instituição se faz presente em suas vidas. É através das narrativas dos e das estudantes que o papel da Geografia na educação popular torna-se evidente, possibilitando a reivindicação de sua cidadania para a transformação do espaço.
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