Detecção e análise de movimentação estrutural a partir dos efeitos do multicaminho GNSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchiori, Isabela Coutinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215848
Resumo: Nos últimos anos o número de tragédias devido a colapsos estruturais tem aumentado significativamente. Prédios, barragens, pontes, chegam a um ponto crítico de resistência causando riscos de perdas materiais, humanas e ambientais. Por esse motivo, se vê a necessidade da utilização de métodos que possam verificar a movimentação estrutural, de modo a monitorar e prevenir tais acontecimentos. O GNSS (Global Navigation Satellite Systems) tem grande destaque no monitoramento estrutural, porém o mesmo apresenta limitação quanto à instalação de receptores em algumas estruturas, devido ao estado da mesma ou pelo grau de complexidade para a instalação. Neste sentido, pesquisas que investigam a possibilidade de detecção de movimentação estrutural a partir do multicaminho e análise em multiescala wavelets têm surgido na literatura. Essa dissertação busca estender as pesquisas anteriormente iniciadas, com o objetivo de averiguar a capacidade de detecção da movimentação estrutural por meio do efeito do multicaminho. Para tal, foi realizado um experimento de campo visando simular três diferentes movimentações (deslocamento, inclinação e rotação) com diferentes magnitudes, as quais são mais comuns em estruturas de grande porte. A metodologia proposta compara as séries temporais do multicaminho por meio de três métodos de análise (Resíduos Brutos, Análise Wavelet e Média Móvel), a fim de verificar a repetibilidade do efeito, uma vez que detectada alteração no padrão das séries temporais, pode-se afirmar que houve movimentação na estrutura. Nos resultados comprovou-se que a Análise Wavelet foi mais eficiente na detecção de movimentação, já que essa técnica permite uma melhor identificação do efeito do multicaminho proveniente da estrutura, sendo possível detectar até 1 cm de deslocamento e 1° de inclinação e rotação com uma porcentagem de acerto de até 83,33%, 60% e 75%, respectivamente.
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