Investigação educacional na educação continuada em saúde

Bibliographic Details
Main Author: Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP]
Publication Date: 2014
Other Authors: Serra, Hiraldo [UNESP], Madeira, Newton Goulart
Format: Conference object
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141604
Summary: Este artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde.
id UNSP_970d311105cc2fc41a214613728e37eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141604
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigação educacional na educação continuada em saúdeCrechesEducação infantilPesquisa investigativaEste artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Grande Dourados, MS, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP]Serra, Hiraldo [UNESP]Madeira, Newton Goulart2016-07-19T12:59:41Z2016-07-19T12:59:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6372-6382application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-63822357-7819http://hdl.handle.net/11449/141604ISSN2357-7819-2014-6372-6382.pdf2573361275809992porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:09:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:09:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação educacional na educação continuada em saúde
title Investigação educacional na educação continuada em saúde
spellingShingle Investigação educacional na educação continuada em saúde
Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP]
Creches
Educação infantil
Pesquisa investigativa
title_short Investigação educacional na educação continuada em saúde
title_full Investigação educacional na educação continuada em saúde
title_fullStr Investigação educacional na educação continuada em saúde
title_full_unstemmed Investigação educacional na educação continuada em saúde
title_sort Investigação educacional na educação continuada em saúde
author Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP]
author_facet Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP]
Serra, Hiraldo [UNESP]
Madeira, Newton Goulart
author_role author
author2 Serra, Hiraldo [UNESP]
Madeira, Newton Goulart
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP]
Serra, Hiraldo [UNESP]
Madeira, Newton Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Educação infantil
Pesquisa investigativa
topic Creches
Educação infantil
Pesquisa investigativa
description Este artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:41Z
2016-07-19T12:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-6382
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141604
ISSN2357-7819-2014-6372-6382.pdf
2573361275809992
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141604
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-6382
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6372-6382.pdf
2573361275809992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6372-6382
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789427231096832