Investigação educacional na educação continuada em saúde
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Other Authors: | , |
Format: | Conference object |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNESP |
Download full: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141604 |
Summary: | Este artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde. |
id |
UNSP_970d311105cc2fc41a214613728e37eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141604 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Investigação educacional na educação continuada em saúdeCrechesEducação infantilPesquisa investigativaEste artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Grande Dourados, MS, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP]Serra, Hiraldo [UNESP]Madeira, Newton Goulart2016-07-19T12:59:41Z2016-07-19T12:59:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6372-6382application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-63822357-7819http://hdl.handle.net/11449/141604ISSN2357-7819-2014-6372-6382.pdf2573361275809992porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:09:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:09:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação educacional na educação continuada em saúde |
title |
Investigação educacional na educação continuada em saúde |
spellingShingle |
Investigação educacional na educação continuada em saúde Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP] Creches Educação infantil Pesquisa investigativa |
title_short |
Investigação educacional na educação continuada em saúde |
title_full |
Investigação educacional na educação continuada em saúde |
title_fullStr |
Investigação educacional na educação continuada em saúde |
title_full_unstemmed |
Investigação educacional na educação continuada em saúde |
title_sort |
Investigação educacional na educação continuada em saúde |
author |
Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP] |
author_facet |
Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP] Serra, Hiraldo [UNESP] Madeira, Newton Goulart |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Hiraldo [UNESP] Madeira, Newton Goulart |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Luciene Maura Mascarini [UNESP] Serra, Hiraldo [UNESP] Madeira, Newton Goulart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creches Educação infantil Pesquisa investigativa |
topic |
Creches Educação infantil Pesquisa investigativa |
description |
Este artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:41Z 2016-07-19T12:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-6382 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141604 ISSN2357-7819-2014-6372-6382.pdf 2573361275809992 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141604 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-6382 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6372-6382.pdf 2573361275809992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6372-6382 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789427231096832 |