Gestor escolar: sua influência na construção do projeto político pedagógico no que tange a educação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulzoni, Ana Maura Martins Castelli [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152434
Resumo: Entende-se que a Educação Sexual carece de ser trabalhada no âmbito escolar de forma interdisciplinar. Percebemos que, não há necessidade de uma disciplina específica para essa temática, mas a escola deverá propor ações planejadas sistematicamente para que todos possam desenvolver atividades na temática. Nesta perspectiva, os Gestores Escolares, Professores e Educadores deverão estar habilitados por meio das formações inicial e ou continuada para sentirem seguros e preparados para tal ação. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a atuação interventiva, em sexualidade, dos gestores escolares que participaram de um curso de extensão em educação sexual de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo, buscando conhecer se há ações e projetos de sexualidade nas escolas e se consta no projeto político pedagógico das mesmas. A pesquisa foi realizada em lócus nas Unidades Escolares, mas, especificamente, na sede dos gestores escolares. Em relação à metodologia ela consiste em uma abordagem qualitativa e de cunho descritiva e analítica, sendo que participaram da mesma as sete gestoras que finalizaram a formação em Educação Sexual. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista gravada. Concomitantemente a isso, buscou-se analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas dos gestores participantes quanto à inserção das temáticas de sexualidade como ações planejadas. A análise dos resultados permite afirmar que os gestores não conseguiram articular ações planejadas no projeto político pedagógico por não se sentirem aptas a desenvolver ações, como projetos direcionados a discussão desta temática no âmbito escolar. O que realizaram até o presente momento foram ações pontuais no âmbito escolar. Estes achados que apontam a importância da implementação de políticas públicas acerca da sexualidade para todos os profissionais da educação participarem de modo a subsidiar a formação continuada nesta temática para que possam estar preparados e sensibilizados ante a necessidade de sua inserção no PPP e no planejamento de ações interventivas e projetos no âmbito escolar visando afiançar uma educação emancipatória
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A presente pesquisa teve como objetivo investigar a atuação interventiva, em sexualidade, dos gestores escolares que participaram de um curso de extensão em educação sexual de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo, buscando conhecer se há ações e projetos de sexualidade nas escolas e se consta no projeto político pedagógico das mesmas. A pesquisa foi realizada em lócus nas Unidades Escolares, mas, especificamente, na sede dos gestores escolares. Em relação à metodologia ela consiste em uma abordagem qualitativa e de cunho descritiva e analítica, sendo que participaram da mesma as sete gestoras que finalizaram a formação em Educação Sexual. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista gravada. Concomitantemente a isso, buscou-se analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas dos gestores participantes quanto à inserção das temáticas de sexualidade como ações planejadas. A análise dos resultados permite afirmar que os gestores não conseguiram articular ações planejadas no projeto político pedagógico por não se sentirem aptas a desenvolver ações, como projetos direcionados a discussão desta temática no âmbito escolar. O que realizaram até o presente momento foram ações pontuais no âmbito escolar. Estes achados que apontam a importância da implementação de políticas públicas acerca da sexualidade para todos os profissionais da educação participarem de modo a subsidiar a formação continuada nesta temática para que possam estar preparados e sensibilizados ante a necessidade de sua inserção no PPP e no planejamento de ações interventivas e projetos no âmbito escolar visando afiançar uma educação emancipatóriaIt is understood that the sexual education load of being worked without school interdisciplinary. We realize that there is no need for a specific discipline for this thematic, but the school must propose systematically planned actions for all activities developed in the theme. In this perspective the school managers, teachers and educators will be empowered through initial and continued to feel safe and prepared for such an action. The present research had the objective of investigating an interventional performance in sexuality of the school managers who participate in an extension course in sexual education of a municipal education network in the interior of São Paulo, seeking to know if actions and projects of sexuality in schools and is reflected in the political pedagogical project of its roots. The research was carried out in school units, but specifically at the headquarters of school administrators. About methodology consists of a qualitative and descriptive and analytical approach, being that they participate in the same series of managers who completed a training in sexual education. The instrument of data collection was a semi-structured interview. Concomitantly to this, we sought to analyze the Political Pedagogical Project (PPP) of the participants' schools about the insertion of sexuality themes as actions planned. The analysis of the results shows that managers could not articulates planned actions in the pedagogical political project due more unprepared to develop actions, such as projects focused on discussion of this subject in the school mains. What they have accomplished until the present moment were specific actions in the school scope. These findings point to the importance of the implementation of public policies about sexuality for all education professionals to participate in order to subsidize continuing education in this area so that they can be prepared and sensitized to the need for their inclusion in the PPP and the planning of intervention actions and projects without school law aiming to secure an emancipatory educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulzoni, Ana Maura Martins Castelli [UNESP]2018-01-08T16:06:28Z2018-01-08T16:06:28Z2017-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15243400089558833004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152434Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:26:33.378724Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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