Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabro, Maria de Lourdes Sousa [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/87002
Resumo: A presente pesquisa trata dos materiais educativos, elaborados por instituições culturais, e a utilização dos mesmos por professores de Arte da Rede Estadual de São Paulo, especificamente da Região de Barretos. O corpus do estudo foi composto pelos materiais educativos arte BR/Instituto Arte na Escola, Lá Vai Maria/Centro Universitário Maria Antonia e Bem-vindo, professor!/Pinacoteca do Estado de São Paulo. Estes foram selecionados por terem sido enviados às escolas por meio da Diretoria de Ensino. Este estudo tem por finalidade responder: Os materiais chegam até os professores?; Quais são os entraves para este recebimento?; Como o professor utiliza estes materiais? Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um auto-retrato e uma autobiografia com o objetivo de traçar o perfil dos participantes para posterior aprofundamento do estudo por meio da realização de grupos focais com um intuito de ouvir o professor diretamente sobre as suas práticas com os materiais educativos, angústias e necessidades. Esta pesquisa reafirma a importância dos materiais educativos para a atuação do professor de Arte e lenvanta, vários assuntos abordados nas discussões dos Grupos Focais, mostrando o quanto é essencial para estes poder falar, e colaborar com as pesquisas do ensino e da aprendizagem da arte, como parceiros abertos a ouvir, falar, escutar, refletir e criticar. O materias são fundamentais como instrumentos na formação do professor, mas tambem são indispensavéis as oportunidades para compartilhar idéias, o contato com seus pares e assim poder tatuar na sua pele pedagógica experiências significativas com a arte que possibilite a ampliação do seu universo cultural e de seus alunos.
id UNSP_974f951258c4b2ee7a02a642c8562ea2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/87002
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte brArte - Estudo e ensinoFormação de professoresEducação artísticaProfessores de arte - FormaçãoArts teacherA presente pesquisa trata dos materiais educativos, elaborados por instituições culturais, e a utilização dos mesmos por professores de Arte da Rede Estadual de São Paulo, especificamente da Região de Barretos. O corpus do estudo foi composto pelos materiais educativos arte BR/Instituto Arte na Escola, Lá Vai Maria/Centro Universitário Maria Antonia e Bem-vindo, professor!/Pinacoteca do Estado de São Paulo. Estes foram selecionados por terem sido enviados às escolas por meio da Diretoria de Ensino. Este estudo tem por finalidade responder: Os materiais chegam até os professores?; Quais são os entraves para este recebimento?; Como o professor utiliza estes materiais? Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um auto-retrato e uma autobiografia com o objetivo de traçar o perfil dos participantes para posterior aprofundamento do estudo por meio da realização de grupos focais com um intuito de ouvir o professor diretamente sobre as suas práticas com os materiais educativos, angústias e necessidades. Esta pesquisa reafirma a importância dos materiais educativos para a atuação do professor de Arte e lenvanta, vários assuntos abordados nas discussões dos Grupos Focais, mostrando o quanto é essencial para estes poder falar, e colaborar com as pesquisas do ensino e da aprendizagem da arte, como parceiros abertos a ouvir, falar, escutar, refletir e criticar. O materias são fundamentais como instrumentos na formação do professor, mas tambem são indispensavéis as oportunidades para compartilhar idéias, o contato com seus pares e assim poder tatuar na sua pele pedagógica experiências significativas com a arte que possibilite a ampliação do seu universo cultural e de seus alunos.The present searching treats about the educational materials elaborated by cultural institutions and their usage by arts teachers from São Paulo State Net, mainly Barretos Região. The corpus (body) of studies was composed by the educational materials such as arte br - Instituto Arte na Escola, Lá Vai Maria (There Goes Mary)Centro Universitário Maria Antonia e Bem-vindo professor!(Welcome Teacher!) Pinacoteca do Estado de São Paulo. These materials were selected for having being sent to school throughout the Teaching Directory. This study hits as goal to answer: Do the teachers reach the teachers? What are the trobles for collection data were an Autoportrait and an Autobiography whit the goal of drawing the participants'profile for deepening the stud by means of, the performance held in Focused Groups whit the intention of listening to the teachers straight away, on their practice whith the educacional materials, anguish and needs. This searching refirms the importance of the educacional materials for the arts teachers acting and rise several matters treated by them in Focused Groups, showning how much is essential for the arts teacher taht he/she can speak and whit the searching of teaching and learning arts, as partners ready to listening, speaking, hearing, reflecting and criticizing. The materials are basically tools, in the formation of the teacher, but also are essentials the opportunities of sharing ideas, keeping in touch whith the colleagues and thus tatooing on the pedagogical skin meningful experiences with arts that make possible the spreading of the cultural universe and of his students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fabro, Maria de Lourdes Sousa [UNESP]2014-06-11T19:22:30Z2014-06-11T19:22:30Z2007-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis215 f. : il.application/pdfFABRO, Maria de Lourdes Sousa. Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br. 2007. 215 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007.http://hdl.handle.net/11449/87002000499136fabro_mls_me_ia.pdf33004013063P471672543059436680000-0002-3418-0471Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:06:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/87002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:47:13.207770Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
title Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
spellingShingle Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
Fabro, Maria de Lourdes Sousa [UNESP]
Arte - Estudo e ensino
Formação de professores
Educação artística
Professores de arte - Formação
Arts teacher
title_short Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
title_full Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
title_fullStr Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
title_full_unstemmed Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
title_sort Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br
author Fabro, Maria de Lourdes Sousa [UNESP]
author_facet Fabro, Maria de Lourdes Sousa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabro, Maria de Lourdes Sousa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Formação de professores
Educação artística
Professores de arte - Formação
Arts teacher
topic Arte - Estudo e ensino
Formação de professores
Educação artística
Professores de arte - Formação
Arts teacher
description A presente pesquisa trata dos materiais educativos, elaborados por instituições culturais, e a utilização dos mesmos por professores de Arte da Rede Estadual de São Paulo, especificamente da Região de Barretos. O corpus do estudo foi composto pelos materiais educativos arte BR/Instituto Arte na Escola, Lá Vai Maria/Centro Universitário Maria Antonia e Bem-vindo, professor!/Pinacoteca do Estado de São Paulo. Estes foram selecionados por terem sido enviados às escolas por meio da Diretoria de Ensino. Este estudo tem por finalidade responder: Os materiais chegam até os professores?; Quais são os entraves para este recebimento?; Como o professor utiliza estes materiais? Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um auto-retrato e uma autobiografia com o objetivo de traçar o perfil dos participantes para posterior aprofundamento do estudo por meio da realização de grupos focais com um intuito de ouvir o professor diretamente sobre as suas práticas com os materiais educativos, angústias e necessidades. Esta pesquisa reafirma a importância dos materiais educativos para a atuação do professor de Arte e lenvanta, vários assuntos abordados nas discussões dos Grupos Focais, mostrando o quanto é essencial para estes poder falar, e colaborar com as pesquisas do ensino e da aprendizagem da arte, como parceiros abertos a ouvir, falar, escutar, refletir e criticar. O materias são fundamentais como instrumentos na formação do professor, mas tambem são indispensavéis as oportunidades para compartilhar idéias, o contato com seus pares e assim poder tatuar na sua pele pedagógica experiências significativas com a arte que possibilite a ampliação do seu universo cultural e de seus alunos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-25
2014-06-11T19:22:30Z
2014-06-11T19:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FABRO, Maria de Lourdes Sousa. Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br. 2007. 215 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/87002
000499136
fabro_mls_me_ia.pdf
33004013063P4
7167254305943668
0000-0002-3418-0471
identifier_str_mv FABRO, Maria de Lourdes Sousa. Em foco: professores de Artes e suas experiências com os materiais educativos Lá vai Maria Bem-vindo professor! arte br. 2007. 215 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007.
000499136
fabro_mls_me_ia.pdf
33004013063P4
7167254305943668
0000-0002-3418-0471
url http://hdl.handle.net/11449/87002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128276321796096