Arte, vida e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eliana [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86928
Resumo: Esta pesquisa inicia com uma narrativa autobiográfica, na qual a pesquisadora relata sua prática pedagógica, conta histórias sobre ensinar/aprender e sobre a formação de professores. No decorrer da dissertação, a investigação vai-se adensando, fios vão sendo tecidos para articular as dimensões da vida, da arte, da educação e da práxis política. A narrativa da história de vida, uma das modalidades da pesquisa qualitativa, parte da prática, que é uma forma interessante de pesquisar quando se banha na teoria, porque permite ser revista, superada e propor soluções à luz de novos estudos, que podem trazer ideias renovadas, se submetidas à teorização. O ideário de Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, John Dewey, Jorge Larrosa, Imanol Aguirre e Vigostski balizaram a pesquisa. A autora, atuando como Supervisor Escolar da Rede Municipal de Educação de São Paulo, descreve dois processos de formação de gestores educacionais mediados pelas artes visuais em momentos distintos: visitas a museus e a exposições de arte e um encontro de formação com uma imersão na arte contemporânea. Estabelecer ligações entre a vida e a escola, promover reflexões e significação no ato de ensinar e aprender são urgências que se colocam aos educadores. A intenção dessas mediações com arte foi alimentar os sentidos, os sonhos, e promover um distanciamento entre os educadores e a rotina institucional, apostando que num outro tempo, em outro espaço e através da linguagem visual, reflexões pudessem ser mobilizadas e a arte conviesse como metáfora para olhar a vida e a educação. Essa pesquisa em arte/educação possibilitou à pesquisadora estruturar uma metodologia de formação de professores tendo a arte como linguagem mediadora. Grande Área: letras, lingüística e artes
id UNSP_9be33d1f45411a0d91a06155770276c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86928
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Arte, vida e formação de professoresProfessores - FormaçãoArteArte - EducaçãoLinguísticaVisual artsArtEsta pesquisa inicia com uma narrativa autobiográfica, na qual a pesquisadora relata sua prática pedagógica, conta histórias sobre ensinar/aprender e sobre a formação de professores. No decorrer da dissertação, a investigação vai-se adensando, fios vão sendo tecidos para articular as dimensões da vida, da arte, da educação e da práxis política. A narrativa da história de vida, uma das modalidades da pesquisa qualitativa, parte da prática, que é uma forma interessante de pesquisar quando se banha na teoria, porque permite ser revista, superada e propor soluções à luz de novos estudos, que podem trazer ideias renovadas, se submetidas à teorização. O ideário de Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, John Dewey, Jorge Larrosa, Imanol Aguirre e Vigostski balizaram a pesquisa. A autora, atuando como Supervisor Escolar da Rede Municipal de Educação de São Paulo, descreve dois processos de formação de gestores educacionais mediados pelas artes visuais em momentos distintos: visitas a museus e a exposições de arte e um encontro de formação com uma imersão na arte contemporânea. Estabelecer ligações entre a vida e a escola, promover reflexões e significação no ato de ensinar e aprender são urgências que se colocam aos educadores. A intenção dessas mediações com arte foi alimentar os sentidos, os sonhos, e promover um distanciamento entre os educadores e a rotina institucional, apostando que num outro tempo, em outro espaço e através da linguagem visual, reflexões pudessem ser mobilizadas e a arte conviesse como metáfora para olhar a vida e a educação. Essa pesquisa em arte/educação possibilitou à pesquisadora estruturar uma metodologia de formação de professores tendo a arte como linguagem mediadora. Grande Área: letras, lingüística e artesThis research begins with an autobiographical narrative, in which the researcher describes their teaching, telling stories about teaching/learning and on teacher training. During the dissertation research will be denser, yarns are being woven to articulate the dimensions of life, art, education, and of praxis politics. The narrative of the life history, a form of qualitative research, part of the practice, which is an interesting way to search when you soak in theory, because it allows to be revised, to surmount and propose solutions in light of new studies that can bring ideas renewed, is subject to theory. The ideas of Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, John Dewey, Jorge Larrosa, Imanol Aguirre and Vigostski guiding the research. The author, serving as Supervisor of the Municipal Schools of São Paulo, describes two processes of educational management training mediated by the visual arts in different times: visits to museums and art exhibitions and a meeting with an immersion training in contemporary art. Making connections between life and school, to promote reflection and meaning in the act of teaching and learning are emergencies that arise for educators. The intent of these mediations with art was feeding the senses, dreams, and promote a gap between educators and the institutional routine, betting that in another time, another space and through visual language, thinking and art could be mobilized as a metaphor suited to look at life and education. This research in art/education enabled the researcher to structure a training methodology for teachers taking art as a language mediatorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Eliana [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2010-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 f. : il.application/pdfPEREIRA, Eliana. Arte, vida e formação de professores. 2010. 95 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.http://hdl.handle.net/11449/86928000691446pereira_e_me_ia.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-26T06:17:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86928Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:21.299653Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, vida e formação de professores
title Arte, vida e formação de professores
spellingShingle Arte, vida e formação de professores
Pereira, Eliana [UNESP]
Professores - Formação
Arte
Arte - Educação
Linguística
Visual arts
Art
title_short Arte, vida e formação de professores
title_full Arte, vida e formação de professores
title_fullStr Arte, vida e formação de professores
title_full_unstemmed Arte, vida e formação de professores
title_sort Arte, vida e formação de professores
author Pereira, Eliana [UNESP]
author_facet Pereira, Eliana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eliana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Arte
Arte - Educação
Linguística
Visual arts
Art
topic Professores - Formação
Arte
Arte - Educação
Linguística
Visual arts
Art
description Esta pesquisa inicia com uma narrativa autobiográfica, na qual a pesquisadora relata sua prática pedagógica, conta histórias sobre ensinar/aprender e sobre a formação de professores. No decorrer da dissertação, a investigação vai-se adensando, fios vão sendo tecidos para articular as dimensões da vida, da arte, da educação e da práxis política. A narrativa da história de vida, uma das modalidades da pesquisa qualitativa, parte da prática, que é uma forma interessante de pesquisar quando se banha na teoria, porque permite ser revista, superada e propor soluções à luz de novos estudos, que podem trazer ideias renovadas, se submetidas à teorização. O ideário de Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, John Dewey, Jorge Larrosa, Imanol Aguirre e Vigostski balizaram a pesquisa. A autora, atuando como Supervisor Escolar da Rede Municipal de Educação de São Paulo, descreve dois processos de formação de gestores educacionais mediados pelas artes visuais em momentos distintos: visitas a museus e a exposições de arte e um encontro de formação com uma imersão na arte contemporânea. Estabelecer ligações entre a vida e a escola, promover reflexões e significação no ato de ensinar e aprender são urgências que se colocam aos educadores. A intenção dessas mediações com arte foi alimentar os sentidos, os sonhos, e promover um distanciamento entre os educadores e a rotina institucional, apostando que num outro tempo, em outro espaço e através da linguagem visual, reflexões pudessem ser mobilizadas e a arte conviesse como metáfora para olhar a vida e a educação. Essa pesquisa em arte/educação possibilitou à pesquisadora estruturar uma metodologia de formação de professores tendo a arte como linguagem mediadora. Grande Área: letras, lingüística e artes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-07
2014-06-11T19:22:28Z
2014-06-11T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Eliana. Arte, vida e formação de professores. 2010. 95 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/86928
000691446
pereira_e_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv PEREIRA, Eliana. Arte, vida e formação de professores. 2010. 95 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
000691446
pereira_e_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/86928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128984511152128