Informática para a terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ13.htm http://hdl.handle.net/11449/148325 |
Resumo: | Introdução: Historicamente o ensino para idosos é focalizado em sua alfabetização. Neste sentido inúmeros métodos têm sido utilizados com grande sucesso. Porém, com o surgimento de entidades preocupadas com a ocupação dos idosos, diversos cursos têm sido oferecidos para esta faixa etária. Centros comunitários, igrejas e serviços sociais têm oferecido cursos de interesse dos idosos e tem criado vários grupos de terceira idade. A universidade também vem participando deste processo através de projetos como UNATI. A comunidade universitária estende seus braços até a comunidade externa para oportunizar aos cidadãos de terceira idade a aquisição de conhecimentos acadêmicos e melhorar seu sentimento de cidadania. Objetivos: Propiciar: a integração do idoso no núcleo familiar através de uma nova linguagem (computês), integrar o idoso no mundo cada vez mais globalizado através do uso da internet, retornar o idoso ao núcleo de aprendizado, fazer o idoso sentir-se na universidade e integrá-lo a um ambiente cheio de perspectivas de um novo amanhã. Métodos: Teve-se sempre uma preocupação pedagógica e didática na elaboração de material que foi constituída por três módulos semestrais e seus conteúdos programáticos abordaram desde o ensino do que é o computador, desmistificando-o, até o ensino Windows, word, excel, power point, internet e como navegar nela. Conclusão: A transmissão de informações, para a compreensão por todos alunos idosos, deve ser feita de forma mais lenta do que a realizada para alunos adolescentes e pós adolescentes, e revisada várias vezes. Pois a fixação de conhecimentos é mais morosa de ocorrer em função das próprias condições orgânicas dos alunos desta faixa etária. A matéria a ser ensinada quando transmitida primeiro mecanicamente, através do exercício prático, e só depois explicada a sua fundamentação teórica, propicia o melhor aproveitamento de compreensão por parte dos idosos. Tendo em vista que os alunos após a primeira etapa (prática) sentem que dominam o conteúdo, então só depois tornam-se sensíveis a fundamentação teórica. Ficou muito marcado que a relação professor-aluno é muito rica, pois existe uma troca muito grande de ensinamento e aprendizado, pois eles são pessoas que tiveram, criaram e educaram seus filhos, isto é, ensinaram seus filhos e isto lhes credenciam como professores também. Mas não podemos deixar de mencionar que o respeito, o carinho e a gratidão, tão esquecidos ultimamente, está presente nesta relação. |
id |
UNSP_97988e8663ecccf62db5dfd8de61e043 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148325 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Informática para a terceira idadeIntrodução: Historicamente o ensino para idosos é focalizado em sua alfabetização. Neste sentido inúmeros métodos têm sido utilizados com grande sucesso. Porém, com o surgimento de entidades preocupadas com a ocupação dos idosos, diversos cursos têm sido oferecidos para esta faixa etária. Centros comunitários, igrejas e serviços sociais têm oferecido cursos de interesse dos idosos e tem criado vários grupos de terceira idade. A universidade também vem participando deste processo através de projetos como UNATI. A comunidade universitária estende seus braços até a comunidade externa para oportunizar aos cidadãos de terceira idade a aquisição de conhecimentos acadêmicos e melhorar seu sentimento de cidadania. Objetivos: Propiciar: a integração do idoso no núcleo familiar através de uma nova linguagem (computês), integrar o idoso no mundo cada vez mais globalizado através do uso da internet, retornar o idoso ao núcleo de aprendizado, fazer o idoso sentir-se na universidade e integrá-lo a um ambiente cheio de perspectivas de um novo amanhã. Métodos: Teve-se sempre uma preocupação pedagógica e didática na elaboração de material que foi constituída por três módulos semestrais e seus conteúdos programáticos abordaram desde o ensino do que é o computador, desmistificando-o, até o ensino Windows, word, excel, power point, internet e como navegar nela. Conclusão: A transmissão de informações, para a compreensão por todos alunos idosos, deve ser feita de forma mais lenta do que a realizada para alunos adolescentes e pós adolescentes, e revisada várias vezes. Pois a fixação de conhecimentos é mais morosa de ocorrer em função das próprias condições orgânicas dos alunos desta faixa etária. A matéria a ser ensinada quando transmitida primeiro mecanicamente, através do exercício prático, e só depois explicada a sua fundamentação teórica, propicia o melhor aproveitamento de compreensão por parte dos idosos. Tendo em vista que os alunos após a primeira etapa (prática) sentem que dominam o conteúdo, então só depois tornam-se sensíveis a fundamentação teórica. Ficou muito marcado que a relação professor-aluno é muito rica, pois existe uma troca muito grande de ensinamento e aprendizado, pois eles são pessoas que tiveram, criaram e educaram seus filhos, isto é, ensinaram seus filhos e isto lhes credenciam como professores também. Mas não podemos deixar de mencionar que o respeito, o carinho e a gratidão, tão esquecidos ultimamente, está presente nesta relação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Ciência da Computação e Estatística, São José do Rio Preto, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Ciência da Computação e Estatística, São José do Rio Preto, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Aledir Silveira [UNESP]2017-01-18T18:09:41Z2017-01-18T18:09:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ13.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483259667295076549924PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T18:06:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T18:06:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática para a terceira idade |
title |
Informática para a terceira idade |
spellingShingle |
Informática para a terceira idade Pereira, Aledir Silveira [UNESP] |
title_short |
Informática para a terceira idade |
title_full |
Informática para a terceira idade |
title_fullStr |
Informática para a terceira idade |
title_full_unstemmed |
Informática para a terceira idade |
title_sort |
Informática para a terceira idade |
author |
Pereira, Aledir Silveira [UNESP] |
author_facet |
Pereira, Aledir Silveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aledir Silveira [UNESP] |
description |
Introdução: Historicamente o ensino para idosos é focalizado em sua alfabetização. Neste sentido inúmeros métodos têm sido utilizados com grande sucesso. Porém, com o surgimento de entidades preocupadas com a ocupação dos idosos, diversos cursos têm sido oferecidos para esta faixa etária. Centros comunitários, igrejas e serviços sociais têm oferecido cursos de interesse dos idosos e tem criado vários grupos de terceira idade. A universidade também vem participando deste processo através de projetos como UNATI. A comunidade universitária estende seus braços até a comunidade externa para oportunizar aos cidadãos de terceira idade a aquisição de conhecimentos acadêmicos e melhorar seu sentimento de cidadania. Objetivos: Propiciar: a integração do idoso no núcleo familiar através de uma nova linguagem (computês), integrar o idoso no mundo cada vez mais globalizado através do uso da internet, retornar o idoso ao núcleo de aprendizado, fazer o idoso sentir-se na universidade e integrá-lo a um ambiente cheio de perspectivas de um novo amanhã. Métodos: Teve-se sempre uma preocupação pedagógica e didática na elaboração de material que foi constituída por três módulos semestrais e seus conteúdos programáticos abordaram desde o ensino do que é o computador, desmistificando-o, até o ensino Windows, word, excel, power point, internet e como navegar nela. Conclusão: A transmissão de informações, para a compreensão por todos alunos idosos, deve ser feita de forma mais lenta do que a realizada para alunos adolescentes e pós adolescentes, e revisada várias vezes. Pois a fixação de conhecimentos é mais morosa de ocorrer em função das próprias condições orgânicas dos alunos desta faixa etária. A matéria a ser ensinada quando transmitida primeiro mecanicamente, através do exercício prático, e só depois explicada a sua fundamentação teórica, propicia o melhor aproveitamento de compreensão por parte dos idosos. Tendo em vista que os alunos após a primeira etapa (prática) sentem que dominam o conteúdo, então só depois tornam-se sensíveis a fundamentação teórica. Ficou muito marcado que a relação professor-aluno é muito rica, pois existe uma troca muito grande de ensinamento e aprendizado, pois eles são pessoas que tiveram, criaram e educaram seus filhos, isto é, ensinaram seus filhos e isto lhes credenciam como professores também. Mas não podemos deixar de mencionar que o respeito, o carinho e a gratidão, tão esquecidos ultimamente, está presente nesta relação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:41Z 2017-01-18T18:09:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ13.htm http://hdl.handle.net/11449/148325 9667295076549924 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ13.htm http://hdl.handle.net/11449/148325 |
identifier_str_mv |
9667295076549924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803047086041595904 |