Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raquel Gutierrez [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86291
Resumo: Este estudo acerca da leitura do fotojornalismo na escola básica visa atender à demanda por análises da utilização de material iconográfico nas escolas. A pouca atenção dedicada à linguagem imagética nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a falta de estudos sobre as aplicações didáticas do fotojornalismo e a ausência desse tema nos cursos de formação de professores de Língua Portuguesa foram os motivadores desta pesquisa. Esta pesquisa-ação também analisa as atividades de leitura e produção de fotografias jornalísticas nos seus suportes originais (impresso e/ou eletrônico), realizadas com alunos de ensino fundamental e médio de uma escola pública de Assis-SP durante os anos de 2005 e 2006, com base nos estudos lingüísticos de Roland Barthes e Mikhail Bakhtin. Também foi criado um jornal escolar eletrônico, ou blog, denominado Jornal Stillo, a fim de que os alunos aplicassem os conceitos de notícia abordados durante o pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade do aprofundamento do trabalho com o gênero fotojornalístico a partir do suporte original, seja ele impresso ou eletrônico, visto que os alunos demonstram frágil conhecimento das estruturas próprias a esse gênero textual.
id UNSP_97e49cbf4ab5c3de006ed439fa669bf3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86291
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básicaEducaçãoEnsino fundamentalTécnicas de ensinoFotojornalismoTeaching techniquesPhotojournalismEste estudo acerca da leitura do fotojornalismo na escola básica visa atender à demanda por análises da utilização de material iconográfico nas escolas. A pouca atenção dedicada à linguagem imagética nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a falta de estudos sobre as aplicações didáticas do fotojornalismo e a ausência desse tema nos cursos de formação de professores de Língua Portuguesa foram os motivadores desta pesquisa. Esta pesquisa-ação também analisa as atividades de leitura e produção de fotografias jornalísticas nos seus suportes originais (impresso e/ou eletrônico), realizadas com alunos de ensino fundamental e médio de uma escola pública de Assis-SP durante os anos de 2005 e 2006, com base nos estudos lingüísticos de Roland Barthes e Mikhail Bakhtin. Também foi criado um jornal escolar eletrônico, ou blog, denominado Jornal Stillo, a fim de que os alunos aplicassem os conceitos de notícia abordados durante o pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade do aprofundamento do trabalho com o gênero fotojornalístico a partir do suporte original, seja ele impresso ou eletrônico, visto que os alunos demonstram frágil conhecimento das estruturas próprias a esse gênero textual.This study about the reading of the photojournalism in the basic school intends to supply the demand of analysis of the use of iconographic material at school. The lack of attention towards the imagetical language in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the low number of studies about the didactical utilizations of the photojournalism and the absence of this theme in the Portuguese language teachers’ college also motivated this research. This action research also analyses the activities of reading and production of journalistic photographs in the original medias (printed and/or electronic) that were made with students of a public school at Assis-SP between 2005 and 2006, according to the linguistic studies of Roland Barthes and Mikhail Bakhtin. A electronic newspaper (a.k.a. blog) called Jornal Stillo was also created, for the students to practice the concepts of news presented during the research. The results of this research point to the necessity of the approach of the photojournalistic textual genre in its original support (paper or electronic), because of the students’ incipient knowledge of the newspaper textual structures.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, Juvenal Zanchetta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Raquel Gutierrez [UNESP]2014-06-11T19:22:12Z2014-06-11T19:22:12Z2008-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il. color.application/pdfOLIVEIRA, Raquel Gutierrez. Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica. 2008. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86291000547050oliveira_rg_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86291Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
title Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
spellingShingle Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
Oliveira, Raquel Gutierrez [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Técnicas de ensino
Fotojornalismo
Teaching techniques
Photojournalism
title_short Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
title_full Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
title_fullStr Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
title_full_unstemmed Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
title_sort Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica
author Oliveira, Raquel Gutierrez [UNESP]
author_facet Oliveira, Raquel Gutierrez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, Juvenal Zanchetta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raquel Gutierrez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Técnicas de ensino
Fotojornalismo
Teaching techniques
Photojournalism
topic Educação
Ensino fundamental
Técnicas de ensino
Fotojornalismo
Teaching techniques
Photojournalism
description Este estudo acerca da leitura do fotojornalismo na escola básica visa atender à demanda por análises da utilização de material iconográfico nas escolas. A pouca atenção dedicada à linguagem imagética nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a falta de estudos sobre as aplicações didáticas do fotojornalismo e a ausência desse tema nos cursos de formação de professores de Língua Portuguesa foram os motivadores desta pesquisa. Esta pesquisa-ação também analisa as atividades de leitura e produção de fotografias jornalísticas nos seus suportes originais (impresso e/ou eletrônico), realizadas com alunos de ensino fundamental e médio de uma escola pública de Assis-SP durante os anos de 2005 e 2006, com base nos estudos lingüísticos de Roland Barthes e Mikhail Bakhtin. Também foi criado um jornal escolar eletrônico, ou blog, denominado Jornal Stillo, a fim de que os alunos aplicassem os conceitos de notícia abordados durante o pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade do aprofundamento do trabalho com o gênero fotojornalístico a partir do suporte original, seja ele impresso ou eletrônico, visto que os alunos demonstram frágil conhecimento das estruturas próprias a esse gênero textual.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-27
2014-06-11T19:22:12Z
2014-06-11T19:22:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Raquel Gutierrez. Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica. 2008. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86291
000547050
oliveira_rg_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv OLIVEIRA, Raquel Gutierrez. Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica. 2008. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000547050
oliveira_rg_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/86291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128186828980224