A criança, a dança e a sociabilidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Claudia de Souza Rosa [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86835
Resumo: A pesquisa proporcionoua crianças do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo vivências em Dança por meio de um Programa de atividades artísticas que integroua linguagem da Dança coma Música,o Teatroe as Artes Visuais.O programa, denominado “Vivências do Corpo”, buscou sensibilizar as crianças paraa relação delas com seu corpo, como “outro”e como ambiente em que vivem.O objetivo da pesquisa foi analisar como um Programa dedicadoa vivências em Dança no ambiente escolar pode potencializaro processo de interação entre as crianças do ponto de vista da sociabilidade. A idealização desta pesquisa partiu da observação de duas experiências pessoais:a primeira,a maneira desrespeitosa e, por vezes, agressiva de as crianças se relacionarem no ambiente escolar;a segunda, atreladaa um projeto de ação cultural envolvendoa linguagem da Dança, com outra comunidade escolar, que também se encontra inserida em uma infraestrutura urbana sociocultural, que incitaa um contexto de vulnerabilidade. Esse projeto, realizado em uma escola localizada na periferia da zona oeste de São Paulo foi desenvolvido no ano de 2008 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética Educação (GPDEE) do Instituto de Artes da Unesp,e destacouo escasso contato dessa comunidade coma Arte. O GPDEE deu continuidade ao trabalho nessa comunidade escolar com outro projeto de ação cultural, ao qual esta pesquisa esteve vinculada. Com abordagem qualitativa,a pesquisa apresentou como estratégiao estudo de caso que foi dinamizado coma efetivação do Programaa crianças do terceiro ano da referida escola. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas crianças, antese depois da aplicação do Programa, registradas em vídeo,e que serviram como fonte de dados...
id UNSP_97ee69a5e7688396cca5be81bdbb40e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86835
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A criança, a dança e a sociabilidade na escolaCriançaSociabilidadeArte e educaçãoDançaContemporary danceA pesquisa proporcionoua crianças do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo vivências em Dança por meio de um Programa de atividades artísticas que integroua linguagem da Dança coma Música,o Teatroe as Artes Visuais.O programa, denominado “Vivências do Corpo”, buscou sensibilizar as crianças paraa relação delas com seu corpo, como “outro”e como ambiente em que vivem.O objetivo da pesquisa foi analisar como um Programa dedicadoa vivências em Dança no ambiente escolar pode potencializaro processo de interação entre as crianças do ponto de vista da sociabilidade. A idealização desta pesquisa partiu da observação de duas experiências pessoais:a primeira,a maneira desrespeitosa e, por vezes, agressiva de as crianças se relacionarem no ambiente escolar;a segunda, atreladaa um projeto de ação cultural envolvendoa linguagem da Dança, com outra comunidade escolar, que também se encontra inserida em uma infraestrutura urbana sociocultural, que incitaa um contexto de vulnerabilidade. Esse projeto, realizado em uma escola localizada na periferia da zona oeste de São Paulo foi desenvolvido no ano de 2008 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética Educação (GPDEE) do Instituto de Artes da Unesp,e destacouo escasso contato dessa comunidade coma Arte. O GPDEE deu continuidade ao trabalho nessa comunidade escolar com outro projeto de ação cultural, ao qual esta pesquisa esteve vinculada. Com abordagem qualitativa,a pesquisa apresentou como estratégiao estudo de caso que foi dinamizado coma efetivação do Programaa crianças do terceiro ano da referida escola. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas crianças, antese depois da aplicação do Programa, registradas em vídeo,e que serviram como fonte de dados...The research provided to children from basic education of municipal public school of São Paulo, experiences in dance through a program of artistic activities that integrated the language of the Dance with the Music, Theatre and Visual Arts. The program called “Vivências do Corpo” it was tried to make children aware of their body with others next to them and the environment which they live. The purpose of the research was to analyze how a program can be devoted to experiences in Dance in the school environment can enhance the interaction between the children in the view of sociability. The meaning of this research came from the observation of two personal experiences: the first was the disrespectful and aggressive relationship children to each other in the school environment; the second was linked to a cultural action project involving dance language with other school community, which is also introduced into a socio-cultural urban infrastructure that encourages a context of vulnerability. This project was done in a school located on the West outskirts of São Paulo it was developed in 2008 by the Research Group Dance: Aesthetic Education (GPDEE) of the Art Institute of Unesp and pointed the little contact that community hás with art. The GPDEE continued the work in this school community with another cultural action project to which this research was linked. With a qualitative approach, the research presented as strategy a case study that was dynamized with the program for children of the third year of that school. Semi-structured interviews were made with these children before and after program aplication, recorded by videofilm, which served as a source of data for analysis of this research. As a result it was possible to see the enhance of social relations among children in the act of teaching... (Complete abstract click electronic access below).Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Antunes, Rita de Cássia Franco de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cravo, Claudia de Souza Rosa [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2011-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 f. : il. + acompanha 1 CDROMapplication/pdfCRAVO, Claudia de Souza Rosa. A criança, a dança e a sociabilidade na escola. 2011. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/86835000676678cravo_csr_me_ia.pdf33004013063P43508130169268695Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:08:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86835Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:54:33.634373Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança, a dança e a sociabilidade na escola
title A criança, a dança e a sociabilidade na escola
spellingShingle A criança, a dança e a sociabilidade na escola
Cravo, Claudia de Souza Rosa [UNESP]
Criança
Sociabilidade
Arte e educação
Dança
Contemporary dance
title_short A criança, a dança e a sociabilidade na escola
title_full A criança, a dança e a sociabilidade na escola
title_fullStr A criança, a dança e a sociabilidade na escola
title_full_unstemmed A criança, a dança e a sociabilidade na escola
title_sort A criança, a dança e a sociabilidade na escola
author Cravo, Claudia de Souza Rosa [UNESP]
author_facet Cravo, Claudia de Souza Rosa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]
Antunes, Rita de Cássia Franco de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cravo, Claudia de Souza Rosa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Sociabilidade
Arte e educação
Dança
Contemporary dance
topic Criança
Sociabilidade
Arte e educação
Dança
Contemporary dance
description A pesquisa proporcionoua crianças do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo vivências em Dança por meio de um Programa de atividades artísticas que integroua linguagem da Dança coma Música,o Teatroe as Artes Visuais.O programa, denominado “Vivências do Corpo”, buscou sensibilizar as crianças paraa relação delas com seu corpo, como “outro”e como ambiente em que vivem.O objetivo da pesquisa foi analisar como um Programa dedicadoa vivências em Dança no ambiente escolar pode potencializaro processo de interação entre as crianças do ponto de vista da sociabilidade. A idealização desta pesquisa partiu da observação de duas experiências pessoais:a primeira,a maneira desrespeitosa e, por vezes, agressiva de as crianças se relacionarem no ambiente escolar;a segunda, atreladaa um projeto de ação cultural envolvendoa linguagem da Dança, com outra comunidade escolar, que também se encontra inserida em uma infraestrutura urbana sociocultural, que incitaa um contexto de vulnerabilidade. Esse projeto, realizado em uma escola localizada na periferia da zona oeste de São Paulo foi desenvolvido no ano de 2008 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética Educação (GPDEE) do Instituto de Artes da Unesp,e destacouo escasso contato dessa comunidade coma Arte. O GPDEE deu continuidade ao trabalho nessa comunidade escolar com outro projeto de ação cultural, ao qual esta pesquisa esteve vinculada. Com abordagem qualitativa,a pesquisa apresentou como estratégiao estudo de caso que foi dinamizado coma efetivação do Programaa crianças do terceiro ano da referida escola. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas crianças, antese depois da aplicação do Programa, registradas em vídeo,e que serviram como fonte de dados...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-05
2014-06-11T19:22:26Z
2014-06-11T19:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRAVO, Claudia de Souza Rosa. A criança, a dança e a sociabilidade na escola. 2011. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/86835
000676678
cravo_csr_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
identifier_str_mv CRAVO, Claudia de Souza Rosa. A criança, a dança e a sociabilidade na escola. 2011. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
000676678
cravo_csr_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
url http://hdl.handle.net/11449/86835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 f. : il. + acompanha 1 CDROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128434589663232