Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Daniele Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/128184
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-28/000846447.pdf
Resumo: With the actual context of globalization and with advance of information and communication technologies, especially on the internet, the ways in which individuals relate and communicate have changed. Then, it comes a new dynamic of creation, production and distribution of messages, accompanied to a reality of information overloaded as a result of the diversity of emission sources which makes it difficult to attract the attention of individuals. Thus, the communication process in organizations has to go through a reconfiguration in order to adapt to these changes, seeking a strong position and new strategies to reach your audience. In this sense, many organizations are using storytelling to transmit their messages. Then, the objective is to understand how this narrative format can be a strategic resource of communication and also understand how the stories of common people help to produce identification, relationship and to strengthen the organizational image. Therefore, it analyzes, through the content analysis method and categorization technique, three videos that are constituted as storytelling, especially those based on people experience. It is expected that this research may contribute to the theoretical and methodological study of the adoption of new communication strategies, such as this narrative format
id UNSP_982cecd602ea0ea101ad4cab27b38f00
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/128184
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicaçãoMemória na literaturaArte de contar historiasComunicação nas organizaçõesContadores de historiasHistórias de aventurasRelações publicasMemory in literatureWith the actual context of globalization and with advance of information and communication technologies, especially on the internet, the ways in which individuals relate and communicate have changed. Then, it comes a new dynamic of creation, production and distribution of messages, accompanied to a reality of information overloaded as a result of the diversity of emission sources which makes it difficult to attract the attention of individuals. Thus, the communication process in organizations has to go through a reconfiguration in order to adapt to these changes, seeking a strong position and new strategies to reach your audience. In this sense, many organizations are using storytelling to transmit their messages. Then, the objective is to understand how this narrative format can be a strategic resource of communication and also understand how the stories of common people help to produce identification, relationship and to strengthen the organizational image. Therefore, it analyzes, through the content analysis method and categorization technique, three videos that are constituted as storytelling, especially those based on people experience. It is expected that this research may contribute to the theoretical and methodological study of the adoption of new communication strategies, such as this narrative formatEm meio ao contexto da globalização e do avanço das tecnologias de informação e comunicação, destacadamente da internet, as formas como os indivíduos se relacionam e se comunicam se modificaram. Surge, então, uma nova dinâmica de criação, produção e distribuição de mensagens, acompanhada a uma realidade de sobrecarga informativa resultante da diversidade de fontes emissoras, que torna cada vez mais difícil despertar a atenção dos indivíduos. Assim, o processo comunicacional nas organizações tende a passar por uma reconfiguração, a fim de se adaptar a essas mudanças, buscando um posicionamento forte e novas estratégias para atingir seu público. Neste sentido, muitas organizações estão utilizando o storytelling para transmitir suas mensagens. Deste modo, objetiva-se compreender como este formato narrativo pode ser um recurso estratégico da comunicação e, ainda, entender como a história de pessoas comuns contribui para gerar identificação e relacionamento e firmar a imagem organizacional. Para tanto, busca-se analisar, por meio do método de análise de conteúdo e da técnica de categorização, três vídeos que se constituem como storytelling, especialmente aqueles baseados na experiência de pessoas. Espera-se que a presente pesquisa contribua para o estudo teórico e metodológico quanto à adoção de novas estratégias de comunicação, a exemplo deste formato narrativoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Daniele Aparecida [UNESP]2015-10-07T17:37:17Z2015-10-07T17:37:17Z2015-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBUENO, Daniele Aparecida. Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.http://hdl.handle.net/11449/128184000846447http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-28/000846447.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/128184Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:23:34.691242Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
title Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
spellingShingle Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
Bueno, Daniele Aparecida [UNESP]
Memória na literatura
Arte de contar historias
Comunicação nas organizações
Contadores de historias
Histórias de aventuras
Relações publicas
Memory in literature
title_short Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
title_full Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
title_fullStr Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
title_full_unstemmed Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
title_sort Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação
author Bueno, Daniele Aparecida [UNESP]
author_facet Bueno, Daniele Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrelo, Roseane [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Daniele Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Memória na literatura
Arte de contar historias
Comunicação nas organizações
Contadores de historias
Histórias de aventuras
Relações publicas
Memory in literature
topic Memória na literatura
Arte de contar historias
Comunicação nas organizações
Contadores de historias
Histórias de aventuras
Relações publicas
Memory in literature
description With the actual context of globalization and with advance of information and communication technologies, especially on the internet, the ways in which individuals relate and communicate have changed. Then, it comes a new dynamic of creation, production and distribution of messages, accompanied to a reality of information overloaded as a result of the diversity of emission sources which makes it difficult to attract the attention of individuals. Thus, the communication process in organizations has to go through a reconfiguration in order to adapt to these changes, seeking a strong position and new strategies to reach your audience. In this sense, many organizations are using storytelling to transmit their messages. Then, the objective is to understand how this narrative format can be a strategic resource of communication and also understand how the stories of common people help to produce identification, relationship and to strengthen the organizational image. Therefore, it analyzes, through the content analysis method and categorization technique, three videos that are constituted as storytelling, especially those based on people experience. It is expected that this research may contribute to the theoretical and methodological study of the adoption of new communication strategies, such as this narrative format
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-07T17:37:17Z
2015-10-07T17:37:17Z
2015-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Daniele Aparecida. Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/128184
000846447
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-28/000846447.pdf
identifier_str_mv BUENO, Daniele Aparecida. Imagem organizacional e contação de histórias: um estudo sobre o uso do storytelling como recurso estratégico de comunicação. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
000846447
url http://hdl.handle.net/11449/128184
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-28/000846447.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129196313018368